Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º Ano, anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
Nome Completo: _________________________________________
Escola:
________________________________________________
7º ano/Turma: ____ Turno: ________ Data: ___/___/_____
ATIVIDADE 1:
Nessa aula sem links
ou fontes de pesquisas sugeridas, nós iremos abordar um pequeno texto, onde
iremos “pontuar” um pouco sobre o tema da aual de hoje, que se trata de: Atividades de promoção aos direitos
humanos.
DIREITOS
HUMANOS
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Direitos humanos são os direitos básicos de todos
os seres humanos. São direitos civis e políticos (exemplos:
direitos à vida, à propriedade privada,
à língua materna, liberdade de
pensamento, de expressão, de crença,
igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar do
governo do seu Estado, podendo votar e ser votado, entre outros,
fundamentados no valor liberdade); direitos econômicos, sociais e culturais (exemplos: direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à previdência
social, à moradia, à distribuição
de renda, entre outros, fundamentados no valor igualdade de
oportunidades); direitos difusos e coletivos (exemplos: direito à paz, direito ao progresso, autodeterminação
dos povos, direito ambiental, direitos do
consumidor, inclusão digital, entre outros,
fundamentados no valor fraternidade). A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização
das Nações Unidas afirma que "Todos os seres humanos nascem
livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência,
devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Questão 1: O que você compreendeu no texto? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Qual a parte mais importante do texto para você.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Você discorda de alguma parte do texto? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Todos direitos descritos no texto são “aplicados” na
realidade do nosso dia a dia? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: Cite alguns exemplos na nossa sociedade, onde os direitos
descritos acima, são desrespeitados.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6: Cite alguns exemplos de mudanças que nossa sociedade deve adotar para
que esses direitos sejam verdadeiramente apliacados.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário