Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
Prof. João Miranda
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Terra
e Universo.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Sistema Sol, Terra e Lua.
HABILIDADES: (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação
atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos
movimentos da Terra.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _________________________________________
Escola:
_________________________________________________
8º ano/Turma: ____ Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Olá estudantes!! A aula de hoje será sobre Clima
e Tempo, duas características atmosféricas que frequentemente causam muita
confusão. Para iniciar, vamos entender a diferença entre elas, assistindo ao
vídeo “Diferença entre Clima e Tempo – Brasil Escola”, cujo link de acesso se
encontra abaixo. Em seguida, responda o que se pede:
Link do Vídeo: https://youtu.be/Hb4TefWWKuM
Questão 1: O que é tempo atmosférico?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: O
que é clima?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: O que é o INPE? Que dados
climáticos são estudados pelo INPE?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: O que é o INMET? Que dados
climáticos são fornecidos pelo INMET?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: De acordo com o vídeo, quais os
setores econômicos que mais utilizam dados metereológicos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6: Agora, vamos verificar se
houve entendimento do que foi estudado até aqui. Como está o clima na sua região
nessa época do ano? E como está o tempo no momento em que está sendo feita esta
atividade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora, vamos aprofundar os nossos
conhecimentos a respeito do clima e do tempo, entendo os efeitos da circulação
atmosférica sobre o fenômento climático conhecido como “El Niño”. Para isso,
assista ao vídeo “Entenda o que é El Niño”, cujo link de acesso se encontra
abaixo e, em seguida, responda o que se pede:
Link do Vídeo: https://youtu.be/_SaNsxrkieI
Questão 1: Segundo o vídeo, quando o El Niño
acontece?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Quais os efeitos climáticos do El
Niño no Brasil?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Quais as regiões do Brasil que
tem maior aumento da temperatura média quando ocorre o El Niño?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Em qual a região do Brasil as
chuvas tendem a se intensificar quando ocorre o El Niño?
__________________________________________________________________________
Questão 5: Em quais regiões do Brasil as
chuvas tendem a diminuir quando ocorre o El Niño?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6: Quando acontece a La Niña?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário