ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
HISTÓRIA – 5ª SEMANA /JUNHO
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
CAPÍTULO 5: Reforma e Contra Reforma (paginas: 82 a 91)
COMPONENTE
CURRICULAR: História
UNIDADES TEMÁTICAS: A organização do poder e as dinâmicas do
mundo colonial americano.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reformas religiosas: a cristandade
fragmentada.
HABILIDADE:
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas
e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
1- Leia, atentamente, os textos
abaixo:
“Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas
indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e está salvo. (...) É
preciso exortar os cristãos a esperar entrar no céu mais pela verdadeira
penitência do que por uma ilusória tranquilidade.” - Lutero
“Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a
glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades
econômicas que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem,
responde também o chamado de Deus santificando de seu lado o mundo pelo
esforço, e sua ação é santa.” - Calvino
In: VICENTINO, Cláudio. História Geral, São Paulo, Scipione, 1997.
a) Identifique o movimento que promoveu a divulgação dessas
ideias.
b) aponte duas características desse movimento.
2-“Se
um homem não trabalhar, também não comerá” – São Paulo.
O texto acima traduz a ideia defendida pelo:
a) Protestantismo de Lutero;
b) Protestantismo de Calvino;
c) Catolicismo da Idade Média;
3- A partir de profundo estudo do pensamento de Santo Agostinho, o
teólogo Martinho Lutero foi o primeiro a organizar um movimento bem-sucedido
contra o clero católico.
Com base na afirmação, responda:
a) Quais as críticas fundamentais que Lutero fez contra a Igreja
Católica.
b) Exponha e disserte sobre noções religiosas inovadoras pregadas
por Lutero.
O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra,
contribuiu para:
a) divulgar intensamente a doutrina calvinista no país, sobretudo
na região da Escócia.
b) iniciar a expansão externa, formando, assim, as bases do
império colonial inglês.
c) promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo em que contribuiu
para a centralização do governo.
d) implantar o catolicismo no reino, o que foi acompanhado de
repressão aos reformistas.
e) restaurar os antigos direitos feudais, que foram limitados pela
Magna Carta de 1215.
4- Na medida em que as religiões protestantes tomavam força na
Europa, a Igreja passou a discutir maneiras de frear a clara ameaça que se
impunha mediante a sua hegemonia milenar. O concílio organizado na cidade de
Trento foi de suma importância para que a Igreja adotasse uma postura clara aos
acontecimentos religiosos da época. Por meio de tais afirmações, aponte:
a) O que foi o Concílio de Trento.
b) Aponte cinco ações criadas neste mesmo evento.
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