Secretaria
Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
ENSINO
RELIGIOSO – 3ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano / Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino
Religioso
TEMA: Relação entre conduta pessoal e
prática social.
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de
vida.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Princípios
éticos e valores religiosos.
HABILIDADE:
(EF07ER06) Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e
filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e
práticas sociais.
Atividade
1.
Observe
o texto “as principais Religiões”
A palavra “religião” é quase sempre usada para se referir ao
culto de um ou mais deuses. Algumas religiões, porém, não têm deuses. Uma coisa
que todas as religiões têm em comum é o fato de ajudarem seus seguidores a
encontrar um significado para o mundo e para a vida. Muitas pessoas querem
saber de onde se originou o mundo; outras querem entender o que acontece após
a morte e
qual o sentido da vida. A maioria das religiões procura oferecer algum tipo de
resposta a essas perguntas. As principais religiões do mundo atualmente são:
cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e siquismo. Ao
longo de toda a história, houve dois tipos principais de religião. As que têm
um único deus, todo-poderoso, como é o caso do judaísmo, do cristianismo e
do islamismo, são chamadas
de monoteístas[...]
Questão
1: Responda uma característica que
todas religiões tem em comum. _____________________________________________________________
Questão
2: Responda de acordo com o texto ou
com suas palavras, o que muitas pessoas buscam nas regiões?
_____________________________________________________________
Questão
3: Cite algumas religiões mundiais do
texto ou que você conhece.
_____________________________________________________________
Questão
4: De acordo com o texto ou seus
conhecimentos, o que é religião monoteísta? _____________________________________________________________
Leia
o exceto a seguir:
“Extraordinário”,
é um filme que conta a vida de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma
deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos
10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança,
pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se
encaixar em sua nova realidade. O longa vai além ao contar as dificuldades de
uma pessoa “diferente”, agravada por questões de preconceito e discriminação.
As lutas para conseguir superar as adversidades, e o aprendizado que todas as
situações lhe ensinaram. É um filme para chorar e refletir, e que com certeza
muitas pessoas devem se identificar.
Questão
1: Após a leitura e análise dos dois
textos, você acha que todos nós só idênticos em tudo ou que temos algumas
diferenças? Você acha isso um problema? __________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2: Você acha que a maioria das pessoas passam pelas circunstancias
(situação) que Auggie Pullman passou na sua infância? Como você acha que ele é
tratado por isso?
__________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
3: O que você acha que leva as pessoas
a terem preconceitos e discriminação com quem é diferente, pensa diferente ou
simplesmente tem religiões diferentes.
__________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário