03 junho, 2020

7º ANO RELIGIÃO 3ª SEMANA - PROF. JOÃO MIRANDA



Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados

ENSINO RELIGIOSO – 3ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano / Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso
TEMA: Relação entre conduta pessoal e prática social.
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Princípios éticos e valores religiosos.
 HABILIDADE: (EF07ER06) Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.

Atividade 1.
Observe o texto “as principais Religiões”
A palavra “religião” é quase sempre usada para se referir ao culto de um ou mais deuses. Algumas religiões, porém, não têm deuses. Uma coisa que todas as religiões têm em comum é o fato de ajudarem seus seguidores a encontrar um significado para o mundo e para a vida. Muitas pessoas querem saber de onde se originou o mundo; outras querem entender o que acontece após a morte e qual o sentido da vida. A maioria das religiões procura oferecer algum tipo de resposta a essas perguntas. As principais religiões do mundo atualmente são: cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e siquismo. Ao longo de toda a história, houve dois tipos principais de religião. As que têm um único deus, todo-poderoso, como é o caso do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, são chamadas de monoteístas[...]
Questão 1: Responda uma característica que todas religiões tem em comum. _____________________________________________________________
Questão 2: Responda de acordo com o texto ou com suas palavras, o que muitas pessoas buscam nas regiões?
_____________________________________________________________
Questão 3: Cite algumas religiões mundiais do texto ou que você conhece.  _____________________________________________________________
Questão 4: De acordo com o texto ou seus conhecimentos, o que é religião monoteísta? _____________________________________________________________





Atividade 2.

Leia o exceto a seguir:
“Extraordinário”, é um filme que conta a vida de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade. O longa vai além ao contar as dificuldades de uma pessoa “diferente”, agravada por questões de preconceito e discriminação. As lutas para conseguir superar as adversidades, e o aprendizado que todas as situações lhe ensinaram. É um filme para chorar e refletir, e que com certeza muitas pessoas devem se identificar.

Questão 1: Após a leitura e análise dos dois textos, você acha que todos nós só idênticos em tudo ou que temos algumas diferenças? Você acha isso um problema? __________________________________________________________________________________________________________________________
 Questão 2: Você acha que a maioria das pessoas passam pelas circunstancias (situação) que Auggie Pullman passou na sua infância? Como você acha que ele é tratado por isso?
__________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: O que você acha que leva as pessoas a terem preconceitos e discriminação com quem é diferente, pensa diferente ou simplesmente tem religiões diferentes.  __________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário