ARTES - 9º ANOS
TEXTO
DE APOIO PARA 5ª SEMANA
Olá galerinha, Tudo bem com vocês?
Espero que estejam bem e se cuidando. Na nossa aula de hoje vamos relembrar um
pouco sobre os assuntos que temos estudado como o tempo e contratempo, vamos
conhecer um assunto novo que é a sustentação do tempo e ainda temos um música
que preparamos especialmente para essa aula. Mas antes de começarmos vamos
preparar nosso corpo para a aula de Artes. Um das formas que podemos fazer isso
é por meio da respiração, principalmente quando vamos usar a voz, como é o caso
de hoje.
Então vamos lá. Para nos ajudar nessa
preparação vamos imaginar algumas situações. Primeiro vamos chamar alguém está
perto da gente. Quando queremos chamar alguém que está perto da gente, mas
gente chamar atenção, como fazemos? Isso mesmo, psssssssssiu (prolongando o s)
fraquinho né? para não chamar atenção. Mas se a pessoa estiver mais longe? Isso
mesmo precisamos fazer mais forte. Vamos fazer de novo PSSSSSSSIU. Então para o nosso primeiro exercício de respiração
iremos fazer algo parecido, só que pronunciando apenas o S. Fica assim sssssss fraco e depois SSSSS
forte.
Vamos imaginar que temos 8 (oito)
pessoas para chamar… então vamos fazer o s oito vezes pronunciando um de cada
vez. Fica assim s - s - s - s - s - s - s - s . Muito bem! Agora vamos sustentar, ou seja, prolongar esse som
por 8 tempos. Vocês lembram da marcação do tempo que vimos nas aulas passadas?
Não? Vou relembrar para você. O tempo musical é a forma de medir as durações
dos sons em uma composição musical. Então vamos prolongar o s enquanto
mentalmente contamos até 8. Fica assim ssssssss. E aí, aguentou fazer até o
final? Não? Então vamos mais uma vez. Lembre de puxar o ar (guardar) antes de
começar. Então vamos lá ssssssss.
Agora que já estamos preparados para
nossa aula, quero mostrar para você uma música que preparamos especialmente
para a aula de hoje. Vou deixar o link aqui para você ouvir e dizer o que você achou. Beleza? CLIQUE AQUI para ouvir a Música
- Canção d a
União.
Você conseguiu perceber que alguns
momentos a melodia da música vai subindo, vai ficando mais aguda? E que em
outros momentos ela vai descendo e ficando mais grave? Vamos escutar mais uma
vez… só que dessa vez você vai perceber onde está o ta e o di.
Lembrando que o ta é a cabeça do tempo, ou seja, a parte inicial do tempo e o di é
outra metade do tempo, ou seja, o contratempo. Na hora de executar, lembra que
falamos o ta junto com a palma e di quando as mãos estão afastadas.
Vou colocar uma
imagem aqui embaixo para ajudar você a entender melhor.
Se você não conseguiu perceber, volte e
escute quantas vezes achar necessário e tente perceber onde está o nosso ta e
o nosso di, ou seja, o tempo e o nosso contratempo. Ah, em alguns
momentos esse tempo também se sustenta, então tente perceber esse detalhes na
nossa música beleza?
Para finalizar nossa aula, quero deixar
um desafio para você. Pesquise as definições de Grave e Agudo,
pois essa é conversa da nosso próxima aula. Então, faça a pesquisa para chegar
bem afiado na próxima semana. Um abraço e até a próxima!
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