07 junho, 2020

ARTE - 5ª SEMANA - PROF(A): MARIANE - 9º ANOS


ARTES - 9º ANOS 


TEXTO DE APOIO PARA 5ª SEMANA


Olá galerinha, Tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e se cuidando. Na nossa aula de hoje vamos relembrar um pouco sobre os assuntos que temos estudado como o tempo e contratempo, vamos conhecer um assunto novo que é a sustentação do tempo e ainda temos um música que preparamos especialmente para essa aula. Mas antes de começarmos vamos preparar nosso corpo para a aula de Artes. Um das formas que podemos fazer isso é por meio da respiração, principalmente quando vamos usar a voz, como é o caso de hoje.
Então vamos lá. Para nos ajudar nessa preparação vamos imaginar algumas situações. Primeiro vamos chamar alguém está perto da gente. Quando queremos chamar alguém que está perto da gente, mas gente chamar atenção, como fazemos? Isso mesmo, psssssssssiu (prolongando o s) fraquinho né? para não chamar atenção. Mas se a pessoa estiver mais longe? Isso mesmo precisamos fazer mais forte. Vamos fazer de novo PSSSSSSSIU. Então para o nosso primeiro exercício de respiração iremos fazer algo parecido, só que pronunciando apenas o S. Fica assim sssssss fraco e depois SSSSS forte.
Vamos imaginar que temos 8 (oito) pessoas para chamar… então vamos fazer o s oito vezes pronunciando um de cada vez. Fica assim s - s - s - s - s - s - s - s . Muito bem! Agora vamos sustentar, ou seja, prolongar esse som por 8 tempos. Vocês lembram da marcação do tempo que vimos nas aulas passadas? Não? Vou relembrar para você. O tempo musical é a forma de medir as durações dos sons em uma composição musical. Então vamos prolongar o s enquanto mentalmente contamos até 8. Fica assim ssssssss. E aí, aguentou fazer até o final? Não? Então vamos mais uma vez. Lembre de puxar o ar (guardar) antes de começar. Então vamos lá ssssssss.
Agora que já estamos preparados para nossa aula, quero mostrar para você uma música que preparamos especialmente para a aula de hoje. Vou deixar o link aqui para  você ouvir e dizer o que você achou. Beleza? CLIQUE AQUI para ouvir a Música - Canção d a União.
Você conseguiu perceber que alguns momentos a melodia da música vai subindo, vai ficando mais aguda? E que em outros momentos ela vai descendo e ficando mais grave? Vamos escutar mais uma vez… só que dessa vez você vai perceber onde está o ta e o di. Lembrando que o ta é a cabeça do tempo, ou seja, a parte inicial do tempo e o di é outra metade do tempo, ou seja, o contratempo. Na hora de executar, lembra que falamos o ta junto com a palma e di quando as mãos estão afastadas.


Vou colocar uma imagem aqui embaixo para ajudar você a entender melhor.










Se você não conseguiu perceber, volte e escute quantas vezes achar necessário e tente perceber onde está o nosso ta e o nosso di, ou seja, o tempo e o nosso contratempo. Ah, em alguns momentos esse tempo também se sustenta, então tente perceber esse detalhes na nossa música beleza?
Para finalizar nossa aula, quero deixar um desafio para você. Pesquise as definições de Grave e Agudo, pois essa é conversa da nosso próxima aula. Então, faça a pesquisa para chegar bem afiado na próxima semana. Um abraço e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário