TEXTO DE APOIO PARA 6ª SEMANA
Olá, pessoal. Tudo bem? Espero que esteja tudo bem com
vocês. Vamos começar a aula de hoje preparando o corpo com respiração,
percebendo o tempo e o contratempo que estudamos nas aulas passadas. Para isso
vamos fazer os exercícios batendo palmas e percebendo de que forma vamos
respirar. Lembram desse ritmo?
ta - ta di - ta
ta di - ta di - ta di - taa
vamos fazer juntos? com o som de s que nem na semana passada lembra? Vamos tentar três vezes. Reconheceram a música? Não? Tem mais três chances….. A gente já usou esse ritmo antes. Se você não reconheceu, vamos usar outra forma de reconhecer, mas pra isso vamos relembrar a música da semana passada de um jeito diferente, veja só.
Vocês viram as Notas
Musicais. Parece um alfabeto incompleto, não é?…. chamamos isso de solfejo
um tipo de escrita musical utilizando essas sílabas. Além, é claro de utilizar
as linhas e espaços para escrever música também.
Com o solfejo podemos reconhecer a melodia da canção. Já
o pentagrama, que são essas linhas e espaços que falamos antes, nos ajudar a
ver o onde está o tempo e o contratempo e as alturas das notas. Altura não tem
haver com volume e sim se a nota é grave ou aguda. Preste atenção… quanto mais as
notas vão subindo mais agudo o som delas vai ficando. Quanto mais elas vão descendo
mais grave o som delas vai ficando. Olha como faz sentido, basta observarmos a
música atentamente. Você conseguiu perceber quantas notas temos? E quais são
elas? Volta lá na imagem e dá uma olhada.
Entre essas notas vamos destacar hoje a nota Sol.
Existem várias músicas que começam com essa nota como marcha soldado, atirei o
pau no gato, fui ao mercado e cai, cai balão. Por falar em cai, cai balão essa
música lembra uma festa muito importante da nossa cultura. Você sabe de que que
eu estou falando? Exatamente! É a Festa Junina. Ah que saudade né? Essa festa
reflete muito da cultura do nordeste, das nossas músicas, comidas, roupas e
tudo mais. O que você mais gosta na festa junina? Conta pra gente....
1) Assista a esse vídeo e comente o
que você entendeu: https://www.youtube.com/watch?v=-ya7iq2jyQ4&feature=youtu.be
2)Manifeste-se artisticamente
motivado pela canção “Olha pro céu, meu amor” que se encontra no link h ttps://www.youtube.com/watch?v=FCsg8RgghEk (use a imaginação para desenhar, colorir, escrever um poema,
gravar um vídeo
ou um áudio).
Abraço e até a próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário