EDUCAÇÃO FÍSICA – 5ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Educação
Física
UNIDADE TEMÁTICA: Danças
OBJETO DO
CONHECIMENTO: Danças urbanas
HABILIDADES: (EF67EF11) (EF67EF12)
PARTE 1 - ATIVIDADE
TEÓRICA
Leitura:
DANÇA E SEXUALIDADE
A relação entre dança e sexualidade tem, segundo a
historiadora Debora
Armelin, suas raízes no Lundu, primeira dança a fazer sucesso
estrondoso no Brasil. Trazida por angolanos e congoleses e misturada com
movimentos europeus, o Lundu tinha como objetivo o cortejo amoroso entre os
casais que se dava numa roda de batuques. A dança se iniciava com a mulher indo
ao centro da roda, dançando de modo sensual e provocativo e assim despertando a
atenção do homem. Com o tempo, o Lundu ganhou tanta força que mulheres da
aristocracia branca brasileira começaram a aderir aos movimentos, o que fez com
que ele fosse proibido por desprezar valores importantes para a época. Na
dança, um dos pontos principais é a umbigada que estabelece contato entre os
corpos num gesto que imita a relação sexual.
Na atualidade, a dança mais popular e que também ostenta
o posto de a mais sexual do país é o funk carioca (estudado na aula passada).
O modo como dançamos hoje ganhou força por volta de 2011, quando o primeiro
vídeo do Bonde das Maravilhas , grupo de dançarinas funkeiras da periferia
de Niterói, viralizou. Na época as integrantes tinham entre 12 e 16 anos, o que
ilustra bem quem está desenhando o corpo sexual feminino: as adolescentes
pobres.
PARTE 2 - ATIVIDADE
TEÓRICA
Responda:
Questão 01: Qual a primeira dança que teve
relação com dança e sexualidade?
Questão 02: Quem trouxe a dança e sexualidade
ao Brasil?
Questão 03: Qual o objetivo do Lundu?
Questão 04: Como se iniciava a dança
Lundu?
Questão 05: Qual um dos principais pontos da dança Lundu?
PARTE 3 - ATIVIDADE
PRÁTICA
Vídeo ou explique:
Questão 06: Faça um pequeno vídeo dançando
a dança LUNDU.
OBS: Caso o vídeo não seja possível
explique com suas palavras o que você acho da dança LUNDU?
Nenhum comentário:
Postar um comentário