GEOGRAFIA
PROF. WAGNER
7° ANO -
ATIVIDADE PARA 4º SEMANA – 01 A 05 DE JUNHO
ATIVIDADES
7º ANO
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Este exercício
trata sobre os seguintes temas:
- Redes de transporte e comunicação
ATIVIDADE:
Leitura do capítulo 02 do livro.
Responder as questões.
01
– QUESTÃO
Redes
de transporte no Brasil
A palavra rede nos remete à
ligação. Ligação de pontos, lugares, pessoas, países, empresas, governos etc.
Seu uso é amplo: rede de água, rede coletora de esgoto, rede de energia
elétrica, rede urbana, rede de comunicação (rádio, televisão, telefonia fixa e
móvel, internet), rede de transporte (rodoviário, ferroviário, hidroviário,
aéreo, dutos etc.). Rede é, portanto, um sistema integrado de fluxos — de
mercadorias, informações, mensagens, abastecimento de água, entre outros. No mundo
atual, encontram-se áreas de maior e menor concentração de redes. Assim, os
espaços geográficos se diferenciam não somente quanto às características naturais
(relevo, clima, solo etc.), mas também pelas redes que apresentam. Os espaços
geográficos que dispõem de redes densas, modernas e eficientes possuem
vantagens econômicas em relação àqueles onde as redes são inexistentes ou pouco
desenvolvidas. Ou seja, de modo geral, os locais que possuem um conjunto de
redes instaladas atrai populações, investimentos e empresas. Ao planejarem se
instalar em determinado local, as empresas procuram saber previamente se há
infraestrutura de redes que possam servir para comunicação, transporte de
matérias-primas e mercadorias e para o acesso de seus funcionários. Se essas
redes são inexistentes ou deficientes, as empresas evitam instalar-se ali, pois
isso poderia prejudicar seu funcionamento e reduzir sua eficiência comercial,
científica, tecnológica etc.
O mapa representa a rede de aeroportos do Brasil e o transporte de
cargas realizado entre eles. Em que Estado da federação estão situados os
aeroportos de maior fluxo de cargas? Como você sabe?
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02
– QUESTÃO
Rede
rodoviária no Brasil
Em 1950, o Brasil possuía
apenas 968 quilômetros de rodovias federais e estaduais pavimentadas — o que
corresponde, aproximadamente, à distância percorrida em uma viagem de ida e
volta entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo — uma pequena
extensão para um imenso território. Para agravar a situação, as poucas rodovias
pavimentadas se concentravam nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi
somente a partir de 1956, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek
(1956-1961), que começou a haver maior preocupação com a integração rodoviária
das regiões Norte e Centro-Oeste com as demais regiões do Brasil. Até então,
essas regiões encontravam-se isoladas do ponto de vista rodoviário.
Qual dos itens
abaixo apresenta um dos principais problemas da rede rodoviária brasileira:
A - Escoamento
da água da chuva e excelente sinalização.
B - Má
conservação, com o consequente perigo de acidentes para os motoristas.
C - Boa
pavimentação e sinalização, o que contribui para a diminuição dos acidentes
fatais.
03 – QUESTÃO
Ferrovias e hidrovias brasileiras
As ferrovias e hidrovias brasileiras apresentam características bem
diferentes das encontradas no sistema rodoviário. Mesmo oferecendo custos mais
baixos no transporte de cargas, os investimentos realizados tanto pelo governo
federal quanto pelos governos estaduais na ampliação ou manutenção das
ferrovias e hidrovias têm sido menores quando comparados aos da rede
rodoviária. No ano de 1954 — ou seja,
dois anos antes da implantação de grandes indústrias montadoras de automóveis
no país —, a extensão da rede ferroviária brasileira era de cerca de 38 mil
quilômetros. Além da pequena extensão ferroviária, as linhas férreas
brasileiras eram periféricas, concentradas espacialmente e não integravam todo
o território. Apesar dos avanços nos últimos anos, o Brasil ainda apresenta
baixa densidade de rede ferroviária em relação ao território. As aquavias ou
hidrovias, isto é, os rios, lagos, mares e oceanos são muito importantes, de
modo geral, para o transporte de cargas, pois esse é o modo de menor custo,
pois com um litro de óleo diesel, transporta-se uma carga de 575 toneladas por
um quilômetro, enquanto, na rodovia, esse volume de combustível transporta 30
toneladas de carga e, na ferrovia, 125 toneladas da rede ferroviária brasileira
era de cerca de 38 mil quilômetros.
Marque o item que apresenta a
afirmação correta sobre os sistemas de transporte brasileiro:
A - As hidrovias representam um importante papel na integração do
território por meio do transporte de passageiros e cargas, principalmente
devido ao seu menor custo.
B - O Brasil é considerado um país com uma grande rede ferroviária, que
integra todo o território nacional.
C - A
principal modalidade de transporte no Brasil continua sendo as ferrovias.
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