03 junho, 2020

GEOGRAFIA PROF. WAGNER 7° ANO - ATIVIDADE PARA 4º SEMANA – 01 A 05 DE JUNHO


GEOGRAFIA PROF. WAGNER
7° ANO - ATIVIDADE PARA 4º SEMANA – 01 A 05 DE JUNHO
ATIVIDADES  7º ANO

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Este exercício trata sobre os seguintes temas:

 

- Redes de transporte e comunicação

 ATIVIDADE:

Leitura do capítulo 02 do livro.
Responder as questões.



01 – QUESTÃO
Redes de transporte no Brasil
A palavra rede nos remete à ligação. Ligação de pontos, lugares, pessoas, países, empresas, governos etc. Seu uso é amplo: rede de água, rede coletora de esgoto, rede de energia elétrica, rede urbana, rede de comunicação (rádio, televisão, telefonia fixa e móvel, internet), rede de transporte (rodoviário, ferroviário, hidroviário, aéreo, dutos etc.). Rede é, portanto, um sistema integrado de fluxos — de mercadorias, informações, mensagens, abastecimento de água, entre outros. No mundo atual, encontram-se áreas de maior e menor concentração de redes. Assim, os espaços geográficos se diferenciam não somente quanto às características naturais (relevo, clima, solo etc.), mas também pelas redes que apresentam. Os espaços geográficos que dispõem de redes densas, modernas e eficientes possuem vantagens econômicas em relação àqueles onde as redes são inexistentes ou pouco desenvolvidas. Ou seja, de modo geral, os locais que possuem um conjunto de redes instaladas atrai populações, investimentos e empresas. Ao planejarem se instalar em determinado local, as empresas procuram saber previamente se há infraestrutura de redes que possam servir para comunicação, transporte de matérias-primas e mercadorias e para o acesso de seus funcionários. Se essas redes são inexistentes ou deficientes, as empresas evitam instalar-se ali, pois isso poderia prejudicar seu funcionamento e reduzir sua eficiência comercial, científica, tecnológica etc.

O mapa representa a rede de aeroportos do Brasil e o transporte de cargas realizado entre eles. Em que Estado da federação estão situados os aeroportos de maior fluxo de cargas? Como você sabe?

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02 – QUESTÃO
Rede rodoviária no Brasil
Em 1950, o Brasil possuía apenas 968 quilômetros de rodovias federais e estaduais pavimentadas — o que corresponde, aproximadamente, à distância percorrida em uma viagem de ida e volta entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo — uma pequena extensão para um imenso território. Para agravar a situação, as poucas rodovias pavimentadas se concentravam nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi somente a partir de 1956, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), que começou a haver maior preocupação com a integração rodoviária das regiões Norte e Centro-Oeste com as demais regiões do Brasil. Até então, essas regiões encontravam-se isoladas do ponto de vista rodoviário.

Qual dos itens abaixo apresenta um dos principais problemas da rede rodoviária brasileira:

A - Escoamento da água da chuva e excelente sinalização.
B - Má conservação, com o consequente perigo de acidentes para os motoristas.
C - Boa pavimentação e sinalização, o que contribui para a diminuição dos acidentes fatais.

 

03 – QUESTÃO
Ferrovias e hidrovias brasileiras
As ferrovias e hidrovias brasileiras apresentam características bem diferentes das encontradas no sistema rodoviário. Mesmo oferecendo custos mais baixos no transporte de cargas, os investimentos realizados tanto pelo governo federal quanto pelos governos estaduais na ampliação ou manutenção das ferrovias e hidrovias têm sido menores quando comparados aos da rede rodoviária. No ano de 1954 — ou  seja, dois anos antes da implantação de grandes indústrias montadoras de automóveis no país —, a extensão da rede ferroviária brasileira era de cerca de 38 mil quilômetros. Além da pequena extensão ferroviária, as linhas férreas brasileiras eram periféricas, concentradas espacialmente e não integravam todo o território. Apesar dos avanços nos últimos anos, o Brasil ainda apresenta baixa densidade de rede ferroviária em relação ao território. As aquavias ou hidrovias, isto é, os rios, lagos, mares e oceanos são muito importantes, de modo geral, para o transporte de cargas, pois esse é o modo de menor custo, pois com um litro de óleo diesel, transporta-se uma carga de 575 toneladas por um quilômetro, enquanto, na rodovia, esse volume de combustível transporta 30 toneladas de carga e, na ferrovia, 125 toneladas da rede ferroviária brasileira era de cerca de 38 mil quilômetros.

Marque o item que apresenta a afirmação correta sobre os sistemas de transporte brasileiro:

A - As hidrovias representam um importante papel na integração do território por meio do transporte de passageiros e cargas, principalmente devido ao seu menor custo.

B - O Brasil é considerado um país com uma grande rede ferroviária, que integra todo o território nacional.
C - A principal modalidade de transporte no Brasil continua sendo as ferrovias.

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