Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
6º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS – 6ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Terra
e Universo
OBJETO DO CONHECIMENTO: Forma, estrutura e movimentos da Terra.
HABILIDADES:
(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade
da Terra.
(EF06CI14) Inferir que as mudanças na
sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são
uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser
explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da
inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do
Sol.
Atividade 1
Hoje estudaremos uma das áreas mais
interessantes das Ciências, a Astronomia. Para começar, faça uma pesquisa no
Google e responda:
Questão 1: Astronomia e Astrologia são as mesmas
coisas? Explique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora, vamos aprender sobre dois modelos
propostos para explicar como é o Sistema Solar. Para isso, acesse o link https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geocentrismo-heliocentrismo.htm e leia o texto “Geocentrismo e Heliocentrismo”. Em seguida, responda as
questões a seguir:
Questão 1: Como é o Modelo Geocêntrico do
Sistema Solar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Como é o Modelo Heliocêntrico do
Sistema Solar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
Agora vamos saber um pouco mais a respeito de
cada fase da Lua e de que maneira elas afetam as nossa vidas. Para isso, acesse
o link https://escolakids.uol.com.br/geografia/fases-da-lua.htm
e leia o texto “Fases da Lua”. Em
seguida, responda as questões a seguir:
Questão 1: Descreva as fase da Lua cheia e da
Lua minguante.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Descreva as fases da Lua nova e da
Lua crescente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Cite influências da Lua sobre os
fenômenos naturais e sobre os hábitos dos humanos que foram citados no texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário