16 junho, 2020

6º ANOS CIÊNCIAS - 6ª SEMANA - DJAN e JOÃO


Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados


6º ANO – ANOS FINAIS

CIÊNCIAS – 6ª SEMANA

Prof. Djan / Prof. João Miranda

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Terra e Universo

OBJETO DO CONHECIMENTO: Forma, estrutura e movimentos da Terra.

HABILIDADES: (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

 

Atividade 1
Hoje estudaremos uma das áreas mais interessantes das Ciências, a Astronomia. Para começar, faça uma pesquisa no Google e responda:

Questão 1: Astronomia e Astrologia são as mesmas coisas? Explique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividade 2
Agora, vamos aprender sobre dois modelos propostos para explicar como é o Sistema Solar. Para isso, acesse o link https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geocentrismo-heliocentrismo.htm e leia o texto “Geocentrismo e Heliocentrismo”. Em seguida, responda as questões a seguir:


Questão 1: Como é o Modelo Geocêntrico do Sistema Solar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Como é o Modelo Heliocêntrico do Sistema Solar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividade 3
Agora vamos saber um pouco mais a respeito de cada fase da Lua e de que maneira elas afetam as nossa vidas. Para isso, acesse o link https://escolakids.uol.com.br/geografia/fases-da-lua.htm e leia o texto “Fases da Lua”. Em seguida, responda as questões a seguir:

Questão 1: Descreva as fase da Lua cheia e da Lua minguante.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Descreva as fases da Lua nova e da Lua crescente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: Cite influências da Lua sobre os fenômenos naturais e sobre os hábitos dos humanos que foram citados no texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário