04 junho, 2020

7º ANO - HISTÓRIA 4ª SEMANA - PROFRSSORA FRANCIANE SALES


ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS

7º ANO- ANOS FINAIS

HISTÓRIA – CAPÍTULO 5: Reforma e Contrarreforma ( páginas: 81 a 91)

ANO/ETAPA: 7º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

4ª SEMANA / MAIO

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reformas religiosas: a cristandade fragmentada

HABILIDADE: (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.

 ALUNO: _______________________ TURMA:_____ TURNO: _____

ATIVIDADES:
1- O que foi a Reforma?

2- Cite os motivos da Reforma e comente.

3- Cite o nome dos primeiros reformadores.

4- Quem deu inicio ao movimento conhecido como reforma protestante?

5- Explique a teoria da predestinação desenvolvida por Calvino e relacione-a com o desenvolvimento do capitalismo a partir do século XVI.

6- O teólogo Martinho Lutero foi o primeiro a organizar um movimento bem-sucedido contra o clero católico.

a) Cite as principais críticas de Lutero contra a Igreja Católica.

b) Apresente as propostas que fundamentaram a doutrina luterana

c) Analise a posição de Lutero diante da revolta dos camponeses na Alemanha, liderada por Thomas Münzer.

7- Caracterize o Concílio de Trento e cite as principais decisões estabelecidas nele.

8- Como os calvinistas foram chamados na Inglaterra e na França?

9- Na Inglaterra por quem foi conduzido o movimento reformista?

10- . A principal motivação da Reforma na Inglaterra foi política, religiosa ou cultural? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário