ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
7º ANO- ANOS FINAIS
ANO/ETAPA: 7º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
4ª SEMANA / MAIO
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reformas religiosas: a
cristandade fragmentada
HABILIDADE: (EF07HI05) Identificar e relacionar as
vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do
período moderno na Europa e na América.
ALUNO:
_______________________ TURMA:_____ TURNO: _____
ATIVIDADES:
1- O que foi a Reforma?
2- Cite os motivos da Reforma e comente.
3- Cite o nome dos primeiros reformadores.
4- Quem deu inicio ao movimento conhecido como reforma
protestante?
5- Explique a teoria da predestinação desenvolvida por
Calvino e relacione-a com o desenvolvimento do capitalismo a partir do século
XVI.
6- O teólogo Martinho Lutero foi o primeiro a organizar
um movimento bem-sucedido contra o clero católico.
a) Cite as principais críticas de Lutero contra a Igreja
Católica.
b) Apresente as propostas que fundamentaram a doutrina
luterana
c) Analise a
posição de Lutero diante da revolta dos camponeses na Alemanha, liderada por
Thomas Münzer.
7- Caracterize o Concílio de Trento e cite as principais
decisões estabelecidas nele.
8- Como os calvinistas foram chamados na Inglaterra e na
França?
9- Na Inglaterra por quem foi conduzido o movimento
reformista?
10- . A principal motivação da Reforma na Inglaterra foi
política, religiosa ou cultural? Justifique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário