EDUCAÇÃO FÍSICA – 4ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Educação
Física
UNIDADE TEMÁTICA: Brincadeiras e jogos
OBJETO DO
CONHECIMENTO: Jogos eletrônicos
HABILIDADES: (EF67EF01) (EF67EF02)
PARTE 1 - ATIVIDADE
TEÓRICA
Leitura:
JOGOS
ELETRÔNICOS: EVOLUÇÃO
Os
jogos eletrônicos são games que foram criados com um sistema interativo para a
diversão e o entretenimento dos usuários. Existem jogos eletrônicos para
computadores e para dispositivos móveis de todas as marcas e modelos. Além
disso, há equipamentos portáteis próprios para videogames, que estão
disponíveis nas lojas físicas ou virtuais. Algumas plataformas podem ser
acessadas das máquinas de uso pessoal ou compartilhadas, enquanto outros jogos
são visualizados por meio de consoles conectados aos aparelhos televisores.
Em
1975 a Atari lançou o Pong, um jogo de videogame, cujo objetivo era mover um
retângulo para os lados direito e esquerdo acertando uma bola, com o uso de
dois botões. Apenas dois anos depois, a empresa criou outro console conhecido
como Atari 2600, no qual foi inserido os games Donkey Kong, Galaxian e Invasores
Espaciais. Mas o maior sucesso foi o jogo de futebol com três jogadores que
empolgou os usuários. A seguir, nos anos 80 surgiram outros ainda mais
interessantes, como por exemplo, o Pacman. E logo após, a Nintendo criou o
Super Mario Bros que se tornou um ícone mundial.
A
partir de 1990 chegaram ao mercado de consumo os games Wolfenstein e Doom,
opções envolvendo as modalidades de ação e tiro em primeira pessoa. A
popularidade aumentou freneticamente com os jogos 3D, o que levou ao lançamento
da série Sim: SimCity, SimEarth, SimAnt, entre outras. A ID Software entrou em
cena e colocou à disposição dos jogadores o famoso Quake, que por ser cheio de
ação, conquistou rapidamente as massas. A rentabilidade chamou a atenção de
investidores no âmbito internacional, e foi assim que os desenvolvedores
introduziram a facilidade multiplayer nos jogos.
No decorrer dos anos 2000 os jogos
finalmente se tornaram acessíveis nos mais variados gêneros: corrida, terror,
ação, esportes, tiro, quebra-cabeças, etc. Também passaram a ser elaborados
para atender os diferentes públicos: infantil, jovens e adultos. A qualidade
atual é excelente, devido à evolução constante das tecnologias, aos gráficos
avançados e os dispositivos móveis que fazem parte da vida da população em geral.
Porém, é óbvio que eles se tornarão ainda melhores nos próximos anos, já que
estamos vivendo uma época de revolução tecnológica sem precedentes.
PARTE 2 - ATIVIDADE
TEÓRICA
Responda:
1) Por
qual objetivo os jogos eletrônicos foram criados?
2) Quais
os dispositivos usados para experimentar os jogos eletrônicos?
3) Qual o
nome do jogo lançado em 1975, cujo foi um sucesso?
4) Que
tipo de tecnologia foi usada nos jogos dos anos 90?
5)
Quem são os responsáveis pelos os jogos atuais
terem uma qualidade gráfica tão alta?
PARTE 3 - ATIVIDADE
PRÁTICA
Pesquisa:
Pesquise um jogo eletrônico (pode ser o
que você costuma jogar). Coloque o nome do jogo como título do texto e
produza um pequeno texto explicando como é esse jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário