EDUCAÇÃO FÍSICA – 5ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 9º
Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
UNIDADE TEMÁTICA: Práticas Corporais de Aventura
OBJETO DO CONHECIMENTO:
Práticas Corporais de Aventura na
Natureza
HABILIDADES:
(EF89EF12)
PARTE 1 - ATIVIDADE TEÓRICA
Leitura
CORRIDA
DE ORIENTAÇÃO
Um mapa, uma bússola na mão, muita disposição e uma área grande
e desconhecida. Pronto, você
já pode começar a praticar
corrida de orientação. Mas o que seria isto? Orientação é um esporte em
que o praticante tem que passar por
pontos de controle
marcados em um determinado
terreno no menor tempo possível, com o auxílio de
um mapa e de uma bússola. Além
disto, é uma modalidade
esportiva que usa a própria natureza
como campo de jogo,
com isso criou-se o conceito da preservação
do meio ambiente entre seus praticantes.
Apesar de tudo,
não é
tão simples
quanto parece. A característica própria da orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio.
Isto exige habilidades de orientação,
tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso
da bússola, concentração sob tensão,
tomar decisão rápida, correr em terreno
natural, manter o controle da distância
percorrida etc. Ou seja,
não basta ter apenas os
equipamentos necessários. Por trás
de uma prova, existe toda uma equipe
para organizá-la, mapear a área, distribuir
os pontos de controle e garantir a segurança dos participantes.Área grande e desconhecida
Bússola
Mapa
PARTE 2: ATIVIDADE TEÓRICA (CADERNO)
RESPONDA:
1)
Qual o objetivo da corrida de orientação?
2)
Quais os materiais necessários para a
realização de uma prova de corrida de orientação?
3)
Quais os benefícios da corrida de orientação?
4)
Quais as modalidades de corrida de orientação?
5)
Quais as regras básica da corrida de orientação?
PARTE 3:
ATIVIDADE PRÁTICA
6) Faça um mapa do caminho da sua casa até a sua escola. Identificando pontos de referência (ruas, comércios, etc).
Exemplo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário