21 junho, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 8ª SEMANA - PROF(A): MARIANE FROTA - EJA

EJA- Educação de jovens e adultos LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: EJA – Educação de jovens e adultos
Componente Curricular: Língua Portuguesa   
8ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profª: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Leitura/ Produção textual


Aluno (a):


Habilidade: ((EF89LP35) (EF67LP02) (EF67LP03)


Questão 1- Você já ouviu falar na história “as aventuras de Tom Sawyer”? Esta é uma narrativa divertida, que conta as aventuras de um garoto traquina que sabe ser solidário. As aventuras não são poucas: caças a tesouros, visitas noturnas a cemitérios, perseguições de bandidos, e até uma aventura dentro de em uma caverna. A grande marca desse personagem é a astúcia e esperteza empregadas para se livrar das situações perigosas em que ele se envolve. Mesmo considerado rebelde por infringir algumas regras, ele sempre procura uma saída que não prejudique ninguém. Por esta e outras características, que cabe a você descobrir, Tom Sawyer é considerado um herói entre os leitores. Vamos à leitura de um trecho retirado da obra em que o tesouro é descoberto?

 AS AVENTURAS DE TOM SAWYER [...]

No dia seguinte, Tom e Huck marcaram um encontro, pois tinham muito para conversar. Através do sr. Jones e da viúva Douglas, Huck inteirou- se de todas as aventuras vividas por Tom e Becky.
    Tom, não encontrei o tesouro no quarto número dois... Só garrafas de uísque.
    E nem poderia encontrar, Huck, pois este tesouro nunca esteve no quarto... Está na caverna!
                          Como? – Hucky levou um susto.
                   Você me ajuda a tirá-lo de lá?
    É claro que ajudo! Mas não quero me perder na caverna... Ainda estou bem fraco, como pode ver...

    Sei de outra entrada, Hucky... Foi por lá que eu e Becky saímos. Ninguém a conhece, posso garantir. Vamos precisar de pão, duas sacolas, velas, fósforos, linha de pipa.
Tão logo arrumaram as provisões, os meninos saíram em busca de um bote. Tom e Hucky colocaram tudo dentro e desceram o rio. Nas proximidades da caverna, Tom apontou o local onde deviam atracar. Por sorte, havia feito uma marca junto a um deslizamento de terra.
    Atrás da moita! – ele entrou no buraco e Hucky seguiu atrás. O primeiro teve o cuidado de amarrar a ponta da linha numa pedra, à entrada do buraco, para garantir retorno. Passaram silenciosamente por galerias, pela nascente onde ele e Becky ficaram até alcançarem o corredor que levava ao declive.
    Foi lá que avistei Índio Joe! – Tom ergueu a vela para iluminar melhor o local. – Consegue ver a cruz com cera de vela na parede da caverna?
       Sim, consigo!
                                Veja agora onde está o número dois... Embaixo da cruz, Hucky. Exatamente onde vi Índio Joe com a vela!
                                Vamos embora daqui! – Huckleberry exclamou, com medo de que o fantasma do índio viesse assombrá-los.
                                E deixar o tesouro? Nunca! A cruz tem o poder de espantar fantasmas... Índio Joe não voltaria aqui – Tom convenceu o amigo que deviam ficar para procurar o dinheiro.
Depois de descer e examinar mais de perto, viram pegadas no barro e alguns tocos de vela. Decidiram então cavar bem ali, embaixo da fenda da rocha. Após alguns minutos, encontraram uma tábua. Ao removê-la, descobriram uma pequena entrada, que os conduziu a um esconderijo...
                                A caixa do tesouro! – os dois exclamaram ao mesmo tempo.
                                Estamos ricos!
                                Nós conseguimos!
Tom e Huck descobriram também duas pistolas, três sapatos e um cinto de couro. Mas nada disso os interessou. Tiraram as moedas da pesada caixa, distribuindo-as nas duas sacolas. Deixaram a caverna e olharam em volta para ver se alguém os tinha visto. Só então entraram no barco e remaram de volta ao vilarejo, ao anoitecer. Lá chegando, Tom pegou emprestada uma carriola para transportar as sacolas. Para que ninguém percebesse, cobriram-nas com sacos velhos.
    O melhor lugar para esconder o dinheiro é o depósito de madeira da viúva Douglas! – Tom decidiu, com apoio de Hucky.
Mas, ao passarem nas proximidades da casa do Sr. Jones, a caminho da casa da viúva, ele os avistou.
                                Meninos! Está cheio de gente querendo ver vocês lá na casa da viúva Douglas! Puxa, estão carregando algo bem pesado! Tijolos? – ele aproximou- se, curioso.
[...]



a)   Identifique, neste pequeno trecho da narrativa, os elementos de uma narração




Personagem


Tempo


Espaço


Enredo


Foco narrativo



   b)     Retire do texto o trecho em que Tom revela onde está o tesouro.

 


  c)      O que Tom declara que vão precisar para a investida rumo ao tesouro?

 


  d)     Qual foi a estratégia utilizada por um dos meninos para não se perder na caverna?







e)     No trecho do 9º parágrafo “Ele entrou no buraco e Hucky seguiu atrás. O primeiro teve o cuidado de amarrar a ponta da linha numa pedra, à entrada do buraco, para garantir retorno.”, identifique quais são os personagens que os termos destacados em negrito substituem.
 



  f)       Por que Huckleberry decide ir embora antes de encontrar o tesouro?




g)     Como Tom consegue convencê-lo a continuar a caça ao tesouro? Retire do texto o trecho que comprova a sua resposta.



h)     O que Tom e Hucky descobriram junto com o tesouro? Qual foi o lugar escolhido para esconder o tesouro?





Questão 2- O que você acha que aconteceu quando o Sr. Jones se aproximou dos meninos? Dê um fim para esta parte da história. Torne o seu texto o mais criativo possível!



 









 

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