8º ano- Anos Finais
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais Componente
Curricular: Língua Portuguesa 8ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane
Objeto do conhecimento: Produção textual
Aluno (a):
Aluno (a):
Habilidade: (EF69LP42) (EF69LP37)
Questão 1- Na atividade passada nós aprendemos sobre o gênero documentário. O
documentário iniciou como uma produção cinematográfica desde 1903, abordando
temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um
gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem
ou interpretam o mundo da experiência coletiva
a partir da fala
de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participa ou não. Agora
você vai entender como é planejado um documentário antes dele ir para as telas
do cinema e/ou televisão.
Como é planejado um documentário:
O documentário
possui uma divisão estrutural basicamente dividida em:
Início: Com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado.
Meio: Com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e
dos fatos apresentados.
Fim: Resultado da resolução do
conflito abordado nas outras partes.
Como você leu a cima, o documentário é
fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta
das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do
roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Agora é sua vez!
Elabore um documentário com o tema “Eu e minha família em quarentena”.
Você pode optar por fazer pequenos
vídeos do seu celular e enviar ao professor no privado pelo whatsapp ou
escrever no caderno.
⇒ Antes das filmagens ou escrita
1.
O tema do seu documentário deve ser
“eu e minha família em quarentena”;
2.
Pesquise na internet sobre os sentimentos e as situações
de pessoas que vivem
o isolamento social nessa quarentena;
3. Pense nas cenas da
sua casa que você deseja gravar ou escrever;
⇒ Durante as filmagens ou escrita:
1. Você terá 1 (uma) semana para ir gravando ou registrando em seu caderno todas situações do seu planejamento;
2.
Grave ou registre no caderno as
cenas nos cenários estabelecidos de acordo com o pré-roteiro;
3.
Grave ou registre no caderno as
entrevistas ou depoimentos com as pessoas da sua família que você escolheu.
4. Grave ou comente sobre o
dia-a-dia de toda família, os momentos de diversão que você ou eles passam
nesses dias (seja jogando, assistindo uma novela ou filme, os momentos de dificuldade ao viver no isolamento, a tensão quando você ou
alguém da família tem que sair para comprar mantimentos, o medo de alguém da família ter que ir trabalhar no meio da pandemia, qual procedimento de
higienização vocês estão tomando para
não pegar o covid e como está sendo as dificuldades de estudar em casa
por meio de aulas online.
5. Una nas suas gravações ou
registros imagens do isolamento
social das pessoas de fora que você pesquisou na internet, com as imagens das
suas experiências e de sua família.
⇒ Após as filmagens ou escrita:
1. Edite se possível as gravações com um roteiro da organização do documentário que contenha uma descrição detalhada das informações necessárias, como imagens, falas e créditos;
2. Coloque as imagens que foram citadas ao longo do roteiro no documentário.
3. Envie
os vídeos ou verifique se você escreveu em uma ordem com a lógica do tempo em
que foram gravadas ou aconteceram durante sua semana;
4. Verifique no final
se está tudo certo, antes de enviar para o professor.
Após esse longo processo de construção,
a última coisa a ser feita é a publicação e a divulgação do trabalho. Mande
para os professores e tenha orgulho do excelente documentário que você
produziu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário