ESCOLA DALVA PONTES
DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E
ALUNOS CONECTADOS
HISTÓRIA – SEMANA 14 A 18 DE SETEMBRO
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
CAPITULOS 11:
NACIONALISMO AFRICANO E ASIÁTICO. (páginas: 164 a 173)
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
UNIDADES TEMÁTICAS. A HISTÓRIA RECENTE
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I ) O COLONIALISMO NA
ÀFRICA
II) OS PROCESSOS DE
DESCOLONIZAÇÃO NA ÁFRICA E NA ÁSIA.
HABILIDADE: (EF09HI14)
Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e
asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões
internacionais.
(EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de
descolonização na África e na Ásia.
PROFESSORA: FRANCIANE SALES
ATIVIDADES:
1) Como se caracterizou a dominação europeia nos
Continentes africano e asiático?
2)
Cite os principais fatores da independência dos
povos africanos e asiáticos.
3)
Diferencie pan-africanismo de negritude.
4)
Que país era conhecido como a joia mais preciosa
da Coroa Britânica no século XIX?
5)
O que foi a resistência pacifica?
6) Em relação ao processo de descolonização
afro-asiático, é correto afirmar:
a) As potências europeias,
fortalecidas com o fim da 2ª• Guerra Mundial investiram recursos na luta contra
os movimentos de libertação que explodiam nas colônias.
b) A Organização das Nações Unidas tornou-se o
parlamento no qual muitos países condenavam o neocolonialismo, dado que
proclamava a autodeterminação dos povos.
c) A Guerra Fria dificultou a
descolonização, em virtude da oposição de soviéticos e americanos, que viam no
processo uma limitação de seu poder de influência na África e na Ásia.
d) As nações que optaram por guerra e luta
armada foram as únicas que conquistaram independência e autonomia política
frente à dominação dos países europeus.
7) (Fgv) O genocídio que teve lugar em Ruanda, assim como a guerra civil
em curso na República Democrática do Congo, ou ainda o conflito em Darfur, no
Sudão, revelam uma África marcada pela divisão e pela violência. Esse estado de
coisas deve-se, em parte,
a) Às diferenças ideológicas que perpassam as
sociedades africanas, divididas entre os defensores do liberalismo e os adeptos
do planejamento central.
b) À intolerância religiosa que
impede a consolidação dos estados nacionais africana, dividida nas inúmeras
denominações cristãs e muçulmanas.
c) Aos graves problemas
ambientais que produzem catástrofes e aguçam a desigualdade ao perpetuar a
fome, a violência e a miséria em todo o continente.
d) À herança do colonialismo, que
introduziu o conceito de Estado-nação sem considerar as características das
sociedades locais.
8) A chamada “Partilha da África” deu-se no fim do século
XIX, em um contexto em que as potências nacionalistas europeias tinham
expandido os seus domínios pelos continentes asiático e africano. Sobre o
processo de “Partilha da África”, é INCORRETO afirmar que:
a) A Conferência de Berlim foi decisiva para organizar os
domínios europeus sobre o território africano.
b) A França foi o único país a não estabelecer domínios
coloniais em território africano.
c) O Congo passou a ser um território submetido ao domínio
particular do rei Leopoldo II, da Bélgica.
d) A “Partilha da África” pode ser enquadrada no fenômeno mais
abrangente denominado “Neocolonialismo”.
9) (Mackenzie) Uma das alternativas a seguir
NÃO corresponde às diferenças entre o colonialismo do século XVI e o
Neocolonialismo do século XIX.
a) A principal área de dominação do Colonialismo europeu foi a
América e o Neocolonialismo voltava-se para a África e a Ásia.
b) O Colonialismo teve como justificativa ideológica a expansão
da fé cristã, enquanto que no Neocolonialismo, a missão civilizadora do homem
branco foi espalhar o progresso.
c) Os patrocinadores do Colonialismo foram a burguesia
financeiro/industrial e os Estados da Europa, América e Ásia, enquanto que os
do Neocolonialismo, o Estado metropolitano europeu e sua burguesia comercial.
d) O Colonialismo buscava garantir o fornecimento de produtos
tropicais e metais preciosos, enquanto que o Neocolonialismo, a reserva de
mercados e o fornecimento de matérias-primas.
10) Desde sua independência
em 1910, a África do Sul manteve, ao longo de praticamente todo o século XX,
uma política de segregação racial conhecida como apartheid. Confinados em
guetos, obrigados a usar passaporte para deslocar-se de um lugar para outro e
excluídos de direitos civis e políticos, os negros da África do Sul viviam como
estrangeiros em seu próprio país. Explique o que foi o apartheid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário