28 setembro, 2020

ARTES - PROF. LEONARDO - 17ª SEMANA - 8º (A-B-D)

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Autorretrato.

HABILIDADE: (EF69AR04), (EF69AR06), (EF69AR07)

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES – 17°SEMANA

DESENVOLVIMENTO:

 

Autorretrato (pré-AO 1990: auto-retrato), muitas vezes é definido em História da Arte, como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. Reconhece-se, em geral, a partir da renascença italiana, que este tipo de auto-representação passou a ser cada vez mais frequente, chegando à obsessão de um Rembrandt - quase uma centena - ou de uma Vigée-Lebrun.

Seja ou não este produto, reconhecido no campo artístico como inserido nesta categoria. O autorretrato é uma forma de estudo anatômico, embora alguns deles apresentem alegorias, caricaturas e também expressem condições emocionais específicas a exemplo de Frida Kahlo (1907 - 1954) com seus auto-retratos com macacos ou Goya, 1820 que incluiu em seu auto-retrato o seu amigo Arrieta lhe auxiliando durante a enfermidade que padeceu no ano anterior ao da pintura, quando possuía 73 anos de idade. Para Novaes [1] o auto-retrato é um instantâneo do momento em que o sujeito se encontra, mas não por muito tempo. Em última análise, pode-se traduzi-lo como uma metáfora da contemporaneidade e suas identidades nômades.

 

Exemplos de autorretratos:


 



 

Atividade 1

Com base em sua observação tente criar um autorretrato seu.

 

Atividade 2

 

·         Com base na observação da imagem 1. Complete a imagem 2.

 

·         IMAGEM 1

 


Cantar a música marcha soldado batendo palma no local indicado. Depois disso, complete as lacunas com as notas musicais que estão faltando. Agora tente cantar a música marcha soldado trocando a letra da canção pelo solfejo, exemplo: sol sol mi dó. Para ficar ainda mais divertido complete, de acordo com a escrita musical acima, a imagem abaixo. Para finalizar nossa atividade, escreva um pequeno texto sobre quais lembranças essa música traz para você.

·         IMAEM 2

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário