15 setembro, 2020

8º ANO CIÊNCIAS 15ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

 

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 15ª SEMANA

Prof. João Miranda

ANO/SEGMENTO: 8º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia

OBJETO DO CONHECIMENTO:

I)  Mecanismos reprodutivos;

II) Sexualidade.

HABILIDADES: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _________________________________________

Escola: _________________________________________________

8º ano/Turma: ____  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

TIPOS DE REPRODUÇÃO NOS SERES VIVOS

ATIVIDADE 1

Nessa atividade, iremos estudar mais uma vez os tipos de reprodução nos seres vivos (caso necessários, pesquise alguns conceitos na atividade da 3ª semana). Porém dessa vez, vamos analisar mecanismos adaptativos e evolutivos. Para isso, acesse o link e responda:

Link: https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental_dois/mecanismos-reprodutivos-8o-ano-ciencias-da-natureza-1a-quinzena-3o-corte/

 

Questão 1: Explique a reprodução dos animais, caracterizando sexuada e assexuada.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Explique a reprodução das plantas, caracterizando reprodução assexuada, diferenciando propagação vegetativa de reprodução por esporos.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Explique a reprodução sexuada, nas plantas sem sementes.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CURIOSIDADE:


 
planária é um ser com elevada capacidade de regeneração. Este tipo de divisão ocorre devido á reprodução assexuada que se traduz numa regeneração de pequenos fragmentos do animal, que é designada por fragmentação

 

 




ATIVIDADE 2

Agora, iremos compreender alguns processos de reprodução animal. Para isso, acesse o link a seguir e responda:

Link: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/reproducao-dos-animais.htm

 

Questão 1: Comente o que é  a regeneração ou fragmentação.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Comente o que é  o brotamento.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Comente resumidamente os três processos: hermafroditismo, fecundação e desenvolvimento indireto.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CURIOSIDADE:


 
Partenogénese ou partenogênese refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem, ou seja, existe a possibilidade na natureza de mães gerarem seus filhos sem pais. http://chc.org.br/sem-pais/

 

 

ATIVIDADE 3

Exercícios de revisão do conteúdo:

 

Questão 1: Animais e plantas compartilham:

A) Os mesmo genes

B) As mesma características

C) Ausencia de matabolismo

D) Capacidade reprodutiva

 

Questão 2: A reprodução é a capacidade de um ser vivo de propagar a sua espécie. Sabemos que até mesmo bactérias se reproduzem. Sobre elas, observa-se a divisão de uma célula em duas, sem a participação de outra bactéria, em um tipo de reprodução conhecido como:

A) conjugação.

B) partenogênese.

C) reprodução sexuada.

D) reprodução assexuada.

 

Questão 3: A reprodução assexuada das planárias, que vive na água ou em solo úmido, ocorre ao esticar o corpo e partir-se em duas, então cada parte regenera a parte que está faltando. A reprodução descrita acima é chamada de:

A) Brotamento

B) Esporulação

C) Fragmentação

D) Partenogênese

 FICA A DICA!

https://www.youtube.com/watch?v=KRdFCVUkM9s&ab_channel=Nerdologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário