15 setembro, 2020

9º ANO CIÊNCIAS 15ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 15ª SEMANA

Prof. João Miranda

ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia.

OBJETO DO CONHECIMENTO:

I)  Aspectos quantitativos das transformações químicas;

II) Estrutura da matéria.

HABILIDADES: (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _________________________________________

Escola: _________________________________________________

9º ano/Turma: ____  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

AS CORES DOS CORPOS

ATIVIDADE 1

Nessa atividade, iremos estudar os princípios básicos da óptica geométrica com ênfase nas propriedades da luz e sua propagação. Para isso, acesse o link a seguir e depois responda:

Link: https://escola.britannica.com.br/artigo/cor/481017

 

Questão 1: Explique a afirmação. Sem luz há cor. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Explique como os cientistas descrevem as cores.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Explique como e porque se formam as cores do arco-íris?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4: Quais são as três cores primárias da luz? E porque elas são chamadas assim?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 5: Como são chamadas as células capaz de reconhecer as cores e sua importância?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CURIOSIDADE:

 


Quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares (por isso, roupas brancas te deixa mais fresco), enquanto um objeto preto absorve todos os raios solares (por isso ao vestir roupas preta e se expor ao sol, você sente mais calor).

 

ATIVIDADE 2

Agora, iremos compreender o que é cor-luz e cor-pigmento. Para isso, acesse o link a seguir e depois responda:

Link: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1096&sid=9

 

Questão 1: Comente o que é  cor-luz ou cor-energia e onde ela é encontrada.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Comente o que é  a cor-pigmento e onde ela é encontrada.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Comente resumidamente as três características: matriz, tom e intensidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CURIOSIDADE:


 Que as diferenças na iluminação, resolução da tela do celular e da imagem e na acuidade visual dos olhos, somada à capacidade do cérebro de atribuir cores a uma imagem, pode gerar a diferença na nomeação das cores, ou seja, a cor que você ver, pode não existir.

 

ATIVIDADE 3

Exercícios de revisão do conteúdo:

 

Questão 1: Apresença e ausência da cor depende, respectivamente dê:

A) Luz e reflexo

B) Luz e ausência da luz

C) Ausência de luz e da luz

D) Reflexo e Luz

 

Questão 2: Assinale a alternativa que não é um exemplo de cor primária.

A) Verde

B) Azul

C) Amarelo

D) Vermelho

 

Questão 3: Assinale a alternativa que contém a célula que nos permite enxergar as cores.

A) Cones

B) Clones

C) Martelo

D) Bastonetes

 

Questão 4: Assinale o problema que não permite determinar certas cores.

A) Daltonismo

B) Darwinismo

C) Osteoporose

D) Enxaqueca

FICA A DICA!

https://www.youtube.com/watch?v=OqbTuY7lxks&ab_channel=Nerdologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário