Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES
DE CIÊNCIAS – 15ª SEMANA
Prof.
João Miranda
ANO/SEGMENTO:
9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria e Energia.
OBJETO
DO CONHECIMENTO:
I) Aspectos quantitativos das transformações
químicas;
II)
Estrutura da matéria.
HABILIDADES:
(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores
de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que
a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
IDENTIFICAÇÃO
Nome
Completo: _________________________________________
Escola:
_________________________________________________
9º
ano/Turma: ____ Turno: ________ Data:
___/___/_____
AS
CORES DOS CORPOS
ATIVIDADE
1
Nessa
atividade, iremos estudar os princípios básicos da óptica geométrica com ênfase
nas propriedades da luz e sua propagação. Para isso, acesse o link a seguir e
depois responda:
Link:
https://escola.britannica.com.br/artigo/cor/481017
Questão
1: Explique a afirmação. Sem luz há cor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2: Explique como os cientistas descrevem as cores.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
3: Explique como e porque se formam as cores do arco-íris?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
4: Quais são as três cores primárias da luz? E porque elas são chamadas assim?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
5: Como são chamadas as células capaz de reconhecer as cores e sua
importância?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CURIOSIDADE:
Quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares (por isso, roupas brancas te deixa mais fresco), enquanto um objeto preto absorve todos os raios solares (por isso ao vestir roupas preta e se expor ao sol, você sente mais calor).
ATIVIDADE
2
Agora,
iremos compreender o que é cor-luz e cor-pigmento. Para isso, acesse o link a
seguir e depois responda:
Link:
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1096&sid=9
Questão
1: Comente o que é cor-luz ou cor-energia e onde ela é encontrada.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2: Comente o que é a cor-pigmento e onde ela é encontrada.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
3: Comente resumidamente as três características: matriz, tom e intensidade.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CURIOSIDADE:
Que as diferenças na iluminação, resolução da tela do celular e da imagem e na acuidade visual dos olhos, somada à capacidade do cérebro de atribuir cores a uma imagem, pode gerar a diferença na nomeação das cores, ou seja, a cor que você ver, pode não existir.
ATIVIDADE
3
Exercícios
de revisão do conteúdo:
Questão
1: Apresença e ausência da cor depende, respectivamente dê:
A)
Luz e reflexo
B)
Luz e ausência da luz
C)
Ausência de luz e da luz
D)
Reflexo e Luz
Questão
2: Assinale a alternativa que não é um exemplo de cor primária.
A)
Verde
B)
Azul
C)
Amarelo
D)
Vermelho
Questão
3: Assinale a alternativa que contém a célula que nos permite enxergar as
cores.
A)
Cones
B)
Clones
C)
Martelo
D)
Bastonetes
Questão
4: Assinale o problema que não permite determinar certas cores.
A)
Daltonismo
B)
Darwinismo
C)
Osteoporose
D)
Enxaqueca
FICA A DICA!
https://www.youtube.com/watch?v=OqbTuY7lxks&ab_channel=Nerdologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário