20 setembro, 2020

RELIGIÃO - 16ª SEMANA - 6º ANOS - TODOS

 6º ano- ANOS FINAIS 

RELIGIÃO

Ano/Etapa: 6º ANO

 16ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profs: Crislene/ Mariane

Objeto do conhecimento: Ensinamentos da tradição escrita

Habilidade: (EF06ER05)

 

Olá, alunos! Na atividade dessa semana nós iremos falar sobre a água. Provavelmente a água que você pensou é aquela que nós bebemos, tomamos banho, mas na religião e nas instituições religiosas a água tem um significado bem diferente, ela é sagrada, tem o poder de curar ou abençoar. Vamos ler e escutar sobre o que as religiões e as músicas falam sobre isso?

 

 

 

                                                             A ÁGUA COMO SÍMBOLO SAGRADO

 

“A água é a fonte de toda a vida.”

(Alcorão)

 

“A água é a maior sustentadora, portanto é como uma mãe.”

(Taittiriya Samhta)

 

“Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor a àgua.”

(Thomas Fuller)

 

“Os desejos humanos são infindáveis. São como a sede de um homem que bebe a água salgada, não se satisfaz e a sua sede apenas aumenta.”

(Textos budistas)

 

“Nenhuma medida poderia contribuir mais para reduzir a incidência de doenças e salvar vidas no mundo em desenvolvimento do que fornecer água potável e saneamento adequado par todos.”

(Kofi Annan)

 


Leia com atenção as letras das músicas abaixo:

Planeta Água Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte Serena do mundo

E que abre um Profundo grotão

Água que faz inocente Riacho e deságua

Na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios 

Que levam A fertilidade ao sertão 

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população

Águas que caem das pedras No véu das cascatas

Ronco de trovão

E depois dormem tranquilas 

No leito dos lagos

No leito dos lagos

Água dos igarapés Onde Iara, a mãe d'água É misteriosa canção Água que o sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão

Gotas de água da chuva Alegre arco-íris

Sobre a plantação Gotas de água da chuva Tão tristes, são lágrimas Na inundação

Águas que movem moinhos São as mesmas águas

Que encharcam o chão

E sempre voltam humildes Pro fundo da terra

Pro fundo da terra

Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água…


Planeta Azul Chitãozinho e Xororó

A vida e a natureza sempre à mercê da poluição Se invertem as estações do ano

Faz calor no inverno e frio no verão Os peixes morrendo nos rios

Estão se extinguindo espécies animais E tudo que se planta, colhe

O tempo retribui o mal que a gente faz

Onde a chuva caía quase todo dia Já não chove nada

O sol abrasador rachando o leito dos rios secos Sem um pingo d'água

Quanto ao futuro inseguro Será assim de Norte a Sul

A Terra nua semelhante à Lua

O que será desse planeta azul? 


O que será desse planeta azul?


O rio que desse as encostas já quase sem vida Parece que chora um triste lamento das águas Ao ver devastada, a fauna e a flora


É tempo de pensar no verde


Regar a semente que ainda não nasceu Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida Estar de bem com Deus


Onde a chuva caía quase todo dia Já não chove nada

O sol abrasador rachando o leito dos rios secos Sem um pingo d'água.

Quanto ao futuro inseguro Será assim de Norte a Sul

A Terra nua semelhante à Lua

O que será desse planeta azul? 

O que será desse planeta azul? 

O que será desse planeta azul? 

01.  Analise as músicas Planeta Água, de Guilherme Arantes, e Planeta Azul, de Chitãozinho e Xororó, e registre os sentimentos que as letras das músicas transmitem.

 

02.  As músicas apresentam algum significado religioso? Justifique.

 

03.  As músicas discutem a preservação e a importância da água? Por quê?

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