6º ano- ANOS FINAIS
RELIGIÃO
Ano/Etapa: 6º ANO
16ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Crislene/ Mariane
Objeto do conhecimento: Ensinamentos da
tradição escrita
Habilidade: (EF06ER05)
Olá, alunos! Na atividade dessa semana nós
iremos falar sobre a água. Provavelmente a água que você pensou é aquela que
nós bebemos, tomamos banho, mas na religião e nas instituições religiosas a
água tem um significado bem diferente, ela é sagrada, tem o poder de curar ou
abençoar. Vamos ler e escutar sobre o que as religiões e as músicas falam sobre
isso?
A ÁGUA COMO SÍMBOLO SAGRADO
“A
água é a fonte de toda a
vida.”
(Alcorão)
“A
água é a maior sustentadora, portanto é como uma mãe.”
(Taittiriya Samhta)
“Enquanto o poço não seca,
não sabemos dar valor a àgua.”
(Thomas Fuller)
“Os desejos humanos são
infindáveis. São como a sede de um homem que bebe a água salgada, não se satisfaz e a sua sede apenas aumenta.”
(Textos budistas)
“Nenhuma medida
poderia contribuir mais para reduzir
a incidência de doenças e salvar vidas no
mundo em desenvolvimento do que fornecer água potável e saneamento adequado par todos.”
(Kofi Annan)
Leia com atenção as letras das músicas abaixo:
Planeta Água Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte Serena do mundo
E que abre um Profundo grotão
Água que faz inocente Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés Onde Iara, a mãe d'água É misteriosa canção Água que o sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva Alegre arco-íris
Sobre a plantação Gotas de água da chuva Tão tristes, são lágrimas Na inundação
Águas que movem moinhos São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água…
Planeta Azul Chitãozinho e Xororó
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais E tudo que
se planta, colhe
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos Sem um pingo d'água
Quanto ao futuro inseguro Será assim de Norte a
Sul
A
Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
O rio que desse as encostas já quase sem vida Parece que chora um triste lamento das águas Ao ver devastada, a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida Estar de bem com Deus
Onde a chuva caía quase todo dia Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos Sem um pingo d'água.
Quanto ao futuro inseguro Será assim de Norte a Sul
A Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
01. Analise as músicas Planeta Água, de Guilherme Arantes, e Planeta Azul,
de Chitãozinho e Xororó, e registre os sentimentos que as letras das músicas transmitem.
02.
As músicas apresentam algum
significado religioso? Justifique.
03.
As músicas discutem a
preservação e a importância da água? Por quê?
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