LÍNGUA PORTUGUESA – 16ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
O
Relato Pessoal é a modalidade textual que apresenta um fato marcante na vida do
narrador. A sequência textual é narrativa, podendo também ser descritiva –
descrevendo os lugares, as sensações, pessoas e objetos.
As características de um relato são:
Textos narrados em 1ª pessoa – EU/NÓS.
Verbos no presente e passado.
Experiências pessoais.
Presença de emissor e receptor.
Caráter subjetivo.
O relato é formado por:
Título: o título, ainda que
simples, deve esclarecer o tema do relato.
Introdução: curta, apresenta uma
breve visão do local, personagens e situação que irá ser narrada.
Contexto: narração do ocorrido utilizando os tempos verbais presente e passado,
sempre situando o local em que ocorrem os fatos.
Desfecho: após apresentar a ordem do acontecimento, encerrar com o aprendizado que a situação lhe trouxe, uma questão que surgiu após esse ocorrido ou uma dica ao leitor sobre o que fazer nessa situação.
O relato também deve conter um tema e personagens relevantes ao seu desenvolvimento.
Leiam o relato abaixo e depois respondam às perguntas.
Relato Pessoal
GENTE É BICHO E BICHO É GENTE
Querido Diário, não tenho mais dúvida de que este mundo
está virado ao avesso! Fui ontem à cidade com minha mãe e você não faz ideia do
que eu vi. Uma coisa horrível, horripilante, escabrosa, assustadora, triste,
estranha, diferente, desumana… E eu fiquei chateada.
Eu vi um homem, um ser humano, igual a nós, remexendo na
lata de lixo. E sabe o que ele estava procurando? Ele buscava, no lixo, restos
de alimento. Ele procurava comida!
Querido
Diário, como pode isso? Alguém revirando uma lata cheia de coisas imundas e
retirar dela algo para comer? Pois foi assim mesmo, do jeitinho que estou contando.
Ele colocou num saco de plástico enorme um montão de comida que um restaurante
havia jogado fora. Aarghh!!! Devia estar horrível!
Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles restos. Na mesma hora, querido Diário, olhei assustadíssima para a mamãe. Ela compreendeu o meu assombro. Virei para ela e perguntei: “Mãe, aquele homem vai comer aquilo?” Mamãe fez um “sim” com a cabeça e, em seguida, continuou: “Viu, entende por que eu fico brava quando você reclama da comida?”.
É
verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e
moranga. E larguei no prato, duas vezes, um montão de repolho, que eu odeio!
Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada!
Vendo
aquela cena, ainda me lembrei do Pó, nosso cachorro. Nem ele come uma comida
igual àquela que o homem buscou do lixo. Engraçado, querido Diário, o nosso cão
vive bem melhor do que aquele homem.
Tem alguma coisa
errada nessa história, você não acha?
Como
pode um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha?
Como pode, querido Diário, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho?
Naquela noite eu rezei, pedindo que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca
falha. E jamais deixa de atender os meus pedidos. Só assim, eu consegui
adormecer um pouquinho mais feliz. (OLIVEIRA, Pedro Antônio. Gente é bicho e
bicho é gente. Diário da Tarde. Belo Horizonte, 16 out. 1999).
ATIVIDADES
PROPOSTAS
01. O texto lido é do gênero “Relato Pessoal”, do tipo “Diário”. Que marcas
textuais comprovam essa afirmativa?
02. A narradora inicia seu relato afirmando não ter mais dúvida de que o mundo está “virado ao avesso”? Por que
ela afirma isso?
03. O texto aborda uma problemática social muito específica. Indique tal
problemática e justifique sua resposta.
04. Em certo trecho, a narradora se diz muito envergonhada? Do que ela se envergonha?
05. A narradora compara a vida de seu cachorro à vida do homem que buscava
comida no lixo. A partir dessa comparação, pode-se afirmar que o autor do texto
quer mostrar a vida humana, muitas vezes, sendo menos valorizada que a vida de
um animal? Justifique seus comentários.
06. No final do relato, a narradora deposita sua confiança em um ser
divino. Por que ela não deposita essa confiança em outro ser humano? Explique.
07.
Em sua opinião, o que pode ser
feito para diminuir o sofrimento de pessoas como o homem retratado no relato?
Justifique.
8)
Localize o sujeito fazendo as
perguntas QUEM? ou O QUÊ? (antes do verbo):
a) Márcia e Lucas são excelentes alunos.
b) Caminhava pensativo o cachorrinho.
c) Meu irmão cortou a grama hoje.
d) Os alunos de nossa escola estão organizando uma festa.
e) Carolina e Marcelo são os melhores alunos da sala.
9) Circule o sujeito e sublinhe o predicado nas seguintes orações:
a) A torcida deixou o estádio decepcionada.
b)
Fez grande sucesso na Europa a
jovem cantora.
c) Aconteceu hoje um monumental engarrafamento de trânsito.
d) Está crescendo o consumo de energia elétrica.
e) Seis atores compõem o elenco da peça.
f) Os computadores estão invadindo escolas e escritórios.
g) O resultado não surpreendeu a ninguém.
h) Praticam regularmente esportes nossos
filhos.
10) Ligue cada sujeito (coluna I) ao seu predicado (coluna II):
sujeitos predicados
A festa
As crianças • completou sete anos.
O hospital • acabou muito cedo.
A garotinha • adoram brincar.
Eu • recebeu novos equipamentos.
11) Escreva se é sujeito ou predicado o trecho destacado em cada uma das orações:
a) Os meninos estavam entretidos com o carrinho.
b) O Brasil reserva muitas surpresas ao turista.
c) Viajaram às pressas o fidalgo e seu escudeiro.
d) À noite, o trem sempre sai atrasado.
e) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
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