SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
PROJETO DE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA - 6º ANO E 7º ANO
DATA: ___ / ___ / 2020 -
PROFESSOR(A) AULAS 01 E 02
(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de
múltiplo e de divisor.
PROJETO DE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA - 6º ANO E 7º ANO
DATA: ___ / ___ / 2020 -
PROFESSOR(A) AULAS 01 E 02
(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de
múltiplo e de divisor.
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais,
envolvendo as noções de divisor e
de múltiplo,
podendo incluir máximo divisor comum
ou mínimo múltiplo comum, por
meio de
estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
1) (Mais PAIC – 2019) Em uma indústria de papéis, a
manutenção das máquinas é feita frequentemente por três equipes. De 5 em 5
dias, uma das equipes faz a revisão dos sistemas elétricos; de 10 em 10 dias,
uma segunda equipe verifica a integridade mecânica dessas máquinas, e de 15 em
15 dias, a terceira equipe efetua a limpeza das máquinas. Em um determinado
dia, essas três equipes trabalharam juntas na manutenção dessas máquinas. Em
quantos dias as três equipes realizarão seus trabalhos juntas novamente?
A) 5. B) 10. C) 30. D) 750.
2) (OMGABC-SP) Para contar o número de objetos
contidos num recipiente, um aluno adotou a seguinte estratégia: contava os
objetos de 20 em 20, sendo que a cada 20, separava um dos que não foram
contados, para lembrar quantos objetos já tinham sido contados. Num determinado
momento, percebeu que faltavam apenas 5 objetos para serem contados, e que
havia separado 4 objetos. Portanto o número total de objetos que havia no
recipiente era:
A) 85. B) 89. C) 100. D) 104. E)105.
3) (Mais PAIC – 2018) Um artista plástico irá
construir, em uma parede de sua residência, um mosaico feito de quadrados de
madeira. Para produzi-los, comprou placas retangulares de madeira cujas
dimensões são 256 cm e 96 cm e cortou os quadrados com o maior lado possível,
de forma que não houvesse desperdício e que cada placa de madeira fosse usada
completamente. Qual é a medida, em cm, dos lados dos quadrados que o artista
cortou?
A) 32. B) 40. C) 80. D) 96.
4) (IBMEC-SP) Um professor decidiu dividir os alunos de uma classe em grupos para realizar um trabalho. Ao tentar dividi-los em grupos de 4 componentes, constatou que restaria um aluno sem grupo. Quando tentou dividir a sala em grupos de 5 componentes, novamente sobrou um aluno sem grupo. Por fim, o professor percebeu que, formando iguais quantidades de grupos de 4 e 5 componentes, nenhum aluno ficaria sem grupo. Calcule o número de alunos dessa classe, sabendo que esse número é menor do que 100.
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