25 setembro, 2020

6º E 7º ANOS - MATEMÁTICA - ATIVIDADES COMPLEMENTARES - TODOS

 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020


 COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA   -   6º ANO E 7º ANO

DATA: ___ / ___ / 2020  -  PROFESSOR(A)     AULAS  01 E 02

(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de 

múltiplo e de divisor.

(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, 

envolvendo as noções de divisor e

de  múltiplo,  podendo  incluir  máximo               divisor  comum  ou  mínimo            múltiplo                                                                        comum,  por  meio  de

estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.

 

1)     (Mais PAIC – 2019) Em uma indústria de papéis, a manutenção das máquinas é feita frequentemente por três equipes. De 5 em 5 dias, uma das equipes faz a revisão dos sistemas elétricos; de 10 em 10 dias, uma segunda equipe verifica a integridade mecânica dessas máquinas, e de 15 em 15 dias, a terceira equipe efetua a limpeza das máquinas. Em um determinado dia, essas três equipes trabalharam juntas na manutenção dessas máquinas. Em quantos dias as três equipes realizarão seus trabalhos juntas novamente?

 

A) 5.                        B) 10.                     C) 30.                                 D) 750.

 

2)    (OMGABC-SP) Para contar o número de objetos contidos num recipiente, um aluno adotou a seguinte estratégia: contava os objetos de 20 em 20, sendo que a cada 20, separava um dos que não foram contados, para lembrar quantos objetos já tinham sido contados. Num determinado momento, percebeu que faltavam apenas 5 objetos para serem contados, e que havia separado 4 objetos. Portanto o número total de objetos que havia no recipiente era:

 

A) 85.            B) 89.               C) 100.                  D) 104.                          E)105.

 

3)  (Mais PAIC – 2018) Um artista plástico irá construir, em uma parede de sua residência, um mosaico feito de quadrados de madeira. Para produzi-los, comprou placas retangulares de madeira cujas dimensões são 256 cm e 96 cm e cortou os quadrados com o maior lado possível, de forma que não houvesse desperdício e que cada placa de madeira fosse usada completamente. Qual é a medida, em cm, dos lados dos quadrados que o artista cortou?

 

A) 32.                       B) 40.                          C) 80.                                D) 96.

 

4)   (IBMEC-SP) Um professor decidiu dividir os alunos de uma classe em grupos para realizar um trabalho. Ao tentar dividi-los em grupos de 4 componentes, constatou que restaria um aluno sem grupo. Quando tentou dividir a sala em grupos de 5 componentes, novamente sobrou um aluno sem grupo. Por fim, o professor percebeu que, formando iguais quantidades de grupos de 4 e 5 componentes, nenhum aluno ficaria sem grupo. Calcule o número de alunos dessa classe, sabendo que esse número é menor do que 100.

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