Secretaria
Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
6º ANO – CORREÇÃO
DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
– 15ª SEMANA
Prof. Djan
ANO/SEGMENTO: 6º
Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Terra
e Univers
OBJETO DO
CONHECIMENTO: Composição do ar/ Efeito estufa/ Camada de ozônio
HABILIDADES: (EF07CI12)
Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e
discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
(EF07CI13)
Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o
desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo
seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento,
queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou
controle desse quadro.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo:
_______________________________________________
Escola:
______________________________________________________
6º/7º ano/Turma:
Correção de fluxo Turno: ________ Data:
___/___/_____
ATMOSFERA
E COMMPOSIÇÃO DO AR
ATIVIDADE
1
Nessa
atividade, iremos estudar a composição do ar e importância da atmosfera. Para
isso, acesse o link e responda:
Link:
http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html
Questão
1: Explique o que é a atmosfera.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2: Explique a importância da atmosfera para os seres vivos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
3: Explique a composição da atmosfera (do ar).
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
4: Cite os 4 gases mais abundantes na composição da atmosfera e sua porcentagem.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE
2
Observe
a imagem a seguir para responder as questões:
Questão 1: Como seria os oceanos se não existisse o efeito estufa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2: Você concorda, que se não houvesse efeito estufa, os seres vivos talvez
fossem diferentes? Explique
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
3: Você concorda, que o efeito estufa, é positivo parta os seres vivos e, que o
aquecimento global que é o vilão. Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE
3
Exercícios
de revisão do conteúdo:
Questão
1: Qual o principal gás estufa.
A)
Oxigênio
B)
Dióxido de carbono
C)
Nitrogênio
D)
Matano
Questão
2: Qual o gás mais abundante na atmosfera.
A)
Oxigênio
B)
Dióxido de carbono
C)
Nitrogênio
D)
Matano
FICA A DICA!
https://www.youtube.com/watch?v=8sovsUzYZFM&ab_channel=Nerdologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário