9º ANO – ANOS FINAIS
16ª semana
LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (21/09 A 25/09)
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Planejamento de textos de
peças publicitárias de campanhas sociais;
II)
Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de
textos publicitários.
HABILIDADE: (EF69LP09) e
(EF89LP11)
GÊNERO TEXTUAL: Anúncio publicitário / Propaganda
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Aula 1
Linguagem
Publicitária
História do termo "Propaganda"
A propaganda deriva do termo
"propagare" que significa tornar público. Nasceu no seculo XVI com a
difusão da fé cristã.
Tipos de Propaganda
A propaganda possui
várias técnicas em conjunto com a publicidade, podendo ser usada tanto para
promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e ideias religiosas,
políticas ou ideológicas. Exemplos de propaganda são panfletos e programas (de
rádio/TV) preparados para a audiência do inimigo durante as guerras e a maior
parte das publicidades de campanhas políticas. A propaganda é também um dos
métodos usados na guerra psicológica.
Num sentido estrito
e mais comum do uso do termo, a propaganda usada na guerra psicológica se
refere à informação deliberadamente falsa ou incompleta, que apoia uma causa
política ou os interesses daqueles que estão no poder ou dos que querem o
poder. O publicitário procura mudar a forma como as pessoas entendem uma
situação ou problema, com o objetivo de mudar suas ações e expectativas para a
direção que interessa. Nesse sentido, a propaganda serve como corolário à censura, na qual
o mesmo objetivo é obtido, não por colocar falsas informações nas mentes das
pessoas, mas fazendo com que estas não se interessem pela informação
verdadeira. O que diferencia a propaganda como arma psicológica de outras
formas de argumentação é o desejo do publicitário em mudar o entendimento das
pessoas através do logro e da confusão, mais do que pela persuasão e
entendimento. Esse tipo de propaganda ainda é muito comum no Brasil em
campanhas eleitorais e religiosas como já foi dito anteriormente, com o
propósito de embutir uma idéia na cabeça das pessoas e causar repulsa por
informações novas , gerando preconceito e intolerância como efeito prático.
A propaganda é
também uma poderosa arma
na guerra. Nesse
caso, sua função é normalmente desumanizar o inimigo e criar aversão contra um
grupo em especial. A técnica é criar uma imagem falsa (desse grupo). Isso pode
ser feito usando-se palavras específicas, lacunas de palavras ou afirmando-se
que o inimigo é responsável por certas coisas que nunca fez.
Exemplos de
propaganda:
·
A propaganda da Inglaterra
contra a Alemanha
na Primeira Guerra Mundial, ver RMS
Lusitania
·
A propaganda da Alemanha contra a
Polônia
para iniciar a Segunda Guerra Mundial, ver Ataque em Gleiwitz
Noutro sentido,
menos comum mas ainda legítimo do termo, a propaganda se refere apenas à informação
falsa utilizada para reforçar ideias entre os que já acreditam em algo. A assumção é que, se
as pessoas acreditam em algo falso, irão ser constantemente assoladas por
dúvidas. Como estas dúvidas são desprazeirosas (ver dissonância cognitiva), as pessoas são ávidas
por eliminá-las, e assim receptivas a reafirmações vindas daqueles que têm
poder. Por essa razão a propaganda é comumente endereçada a pessoas que já são
simpáticas ao que se afirma.
A propaganda pode
ser classificada de acordo com a origem:
·
Propaganda Branca é a que
vem de fonte identificada;
·
Propaganda
Negra é a que vem de uma pretensa fonte "amiga" mas na verdade vem de
um adversário
·
Propaganda Cinza aquela que
pretende vir de uma fonte neutra, mas vem de um adversário.
A propaganda
criativa envolve todo o pensamento do publicitário,até mesmo aqueles que tentam
fazer ela
·
Atividade.
01. Como a maior parte dos anúncios, esse
também é constituído por imagem e texto verbal.
a) O que as moças da foto estão fazendo?
b) O texto verbal confirma ou nega o
conteúdo da imagem? Por quê?
02. Na parte verbal do anúncio, a conjugação
do verbo comprar é propositalmente interrompida, na 3ª pessoa do
singular, pelo surgimento de outro verbo: agradecer.
a) Em que tempo e modo verbal estão conjugados
esses verbos?
b) Observe a parte do anúncio em que o
pronome ela aparece com grande destaque. A quem esse pronome se refere
na expressão ela agradece?
03. Relacione estes três elementos: as
imagens, a conjugação do verbo comprar e a expressão ela agradece.
a) O que o anunciante pretende dizer por
meio desse jogo de verbos e imagens?
b) Na sua opinião, essa é uma forma
inteligente de fazer propaganda? Por quê?
“Fui
no shopping com a Dindinha.
Ela
me levou em tudo que é loja.
Todo
mundo falava: — que gracinha...
que
bonitinha...
Só
que não tinha nada gostoso,
tudo
me apertava, me enforcava...”
“Se
eu pudesse escolher, só usava Lulica Baby.”
Lulica
Baby, a roupinha
que
o seu bebê vai gostar de vestir.
Para
crianças de 0 a 4 anos.
04. Leia o texto verbal da parte lateral do
anúncio. No texto entre aspas, foi empregada uma variedade linguística não
padrão.
a) Quem é que fala o texto entre aspas?
b) Com a orientação de seu professor,
transforme esse texto empregando a variedade padrão da língua.
c)
Considerando
o locutor desse texto, você acha coerente o uso dessa variedade linguística?
Por quê?
05. No texto verbal da parte lateral do
anúncio, várias vezes é empregado o pretérito imperfeito do indicativo: falava,
tinha, apertava, enforcava.
Ao repetir tantas vezes o pretérito
imperfeito, que ideia o anunciante tem a intenção de transmitir?
a) ação concluída d) tempo impreciso
b) ações simultâneas e) ação repetida
c)
polidez
06. Esse anúncio foi publicado na revista Claudia.
O público leitor dessa revista é formado basicamente por mulheres, na maior
parte casadas e mães. Você acha que a foto e o uso dessa variedade linguística
ajudam a vender o produto anunciado a esse tipo de público? Por quê?
07. Observe a foto do anúncio. Que relação
há entre a foto e a frase “A gente não faz perguntas”?
08. Leia o anúncio ao lado.
Nesse anúncio, a expressão nota 10,
muito usada na linguagem informal, refere-se à praia de Boa Viagem, que fica em
Recife, capital do Estado de Pernambuco.
a)
Qual
é o significado dessa expressão, nesse contexto?
b)
Se
empregássemos o adjetivo limpa para destacar a qualidade da praia, como
ele deveria ser usado para dar a mesma ideia da expressão nota 10?
Aula 2
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Vamos
criar agora nosso próprio produto e uma propaganda para vendê-lo.
- Qual
o nome deste produto?
- Quais
as características dele?
- Crie
uma frase para convencer outra pessoa a comprar o produto;
- Invente
um número de telefone para contato:
- Invente
um site da web: lembre-se começa com WWW._______________.com.br
- Invente
um endereço para a fábrica ou lugar onde se pode comprar o produto:
- Faça
agora um belo desenho do produto;
·
Agora
é a sua vez! Com base no roteiro acima, crie um anúncio publicitário que possua
as seguintes características:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente,
baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente
com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis,
dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do
produto anunciado.
Corpo do texto - Nesta parte é
desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas,
adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.
Identificação do
produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de
aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação.
Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM -
Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!
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