21 setembro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO 16ª SEMANA

 

9º ANO – ANOS FINAIS  16ª semana

LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (21/09 A 25/09)

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

I) Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais;

II) Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários.

HABILIDADE: (EF69LP09) e (EF89LP11)

 

GÊNERO TEXTUAL: Anúncio publicitário / Propaganda

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:

 

Aula 1

Linguagem Publicitária

 

História do termo "Propaganda"

 

A propaganda deriva do termo "propagare" que significa tornar público. Nasceu no seculo XVI com a difusão da fé cristã.

 

Tipos de Propaganda

 

A propaganda possui várias técnicas em conjunto com a publicidade, podendo ser usada tanto para promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e ideias religiosas, políticas ou ideológicas. Exemplos de propaganda são panfletos e programas (de rádio/TV) preparados para a audiência do inimigo durante as guerras e a maior parte das publicidades de campanhas políticas. A propaganda é também um dos métodos usados na guerra psicológica.

Num sentido estrito e mais comum do uso do termo, a propaganda usada na guerra psicológica se refere à informação deliberadamente falsa ou incompleta, que apoia uma causa política ou os interesses daqueles que estão no poder ou dos que querem o poder. O publicitário procura mudar a forma como as pessoas entendem uma situação ou problema, com o objetivo de mudar suas ações e expectativas para a direção que interessa. Nesse sentido, a propaganda serve como corolário à censura, na qual o mesmo objetivo é obtido, não por colocar falsas informações nas mentes das pessoas, mas fazendo com que estas não se interessem pela informação verdadeira. O que diferencia a propaganda como arma psicológica de outras formas de argumentação é o desejo do publicitário em mudar o entendimento das pessoas através do logro e da confusão, mais do que pela persuasão e entendimento. Esse tipo de propaganda ainda é muito comum no Brasil em campanhas eleitorais e religiosas como já foi dito anteriormente, com o propósito de embutir uma idéia na cabeça das pessoas e causar repulsa por informações novas , gerando preconceito e intolerância como efeito prático.

A propaganda é também uma poderosa arma na guerra. Nesse caso, sua função é normalmente desumanizar o inimigo e criar aversão contra um grupo em especial. A técnica é criar uma imagem falsa (desse grupo). Isso pode ser feito usando-se palavras específicas, lacunas de palavras ou afirmando-se que o inimigo é responsável por certas coisas que nunca fez.

Exemplos de propaganda:

 

·  A propaganda da Inglaterra contra a Alemanha na Primeira Guerra Mundial, ver RMS Lusitania

·  A propaganda da Alemanha contra a Polônia para iniciar a Segunda Guerra Mundial, ver Ataque em Gleiwitz

 

Noutro sentido, menos comum mas ainda legítimo do termo, a propaganda se refere apenas à informação falsa utilizada para reforçar ideias entre os que já acreditam em algo. A assumção é que, se as pessoas acreditam em algo falso, irão ser constantemente assoladas por dúvidas. Como estas dúvidas são desprazeirosas (ver dissonância cognitiva), as pessoas são ávidas por eliminá-las, e assim receptivas a reafirmações vindas daqueles que têm poder. Por essa razão a propaganda é comumente endereçada a pessoas que já são simpáticas ao que se afirma.

A propaganda pode ser classificada de acordo com a origem:

 

·  Propaganda Branca é a que vem de fonte identificada;

·  Propaganda Negra é a que vem de uma pretensa fonte "amiga" mas na verdade vem de um adversário

·  Propaganda Cinza aquela que pretende vir de uma fonte neutra, mas vem de um adversário.

A propaganda criativa envolve todo o pensamento do publicitário,até mesmo aqueles que tentam fazer ela

 

·         Atividade.



 

01. Como a maior parte dos anúncios, esse também é constituído por imagem e texto verbal.

 

a)  O que as moças da foto estão fazendo?

 

b)  O texto verbal confirma ou nega o conteúdo da imagem? Por quê?

 

02. Na parte verbal do anúncio, a conjugação do verbo comprar é propositalmente interrompida, na 3ª pessoa do singular, pelo surgimento de outro verbo: agradecer.

 

a)  Em que tempo e modo verbal estão conjugados esses verbos?

 

b)  Observe a parte do anúncio em que o pronome ela aparece com grande destaque. A quem esse pronome se refere na expressão ela agradece?

 

03. Relacione estes três elementos: as imagens, a conjugação do verbo comprar e a expressão ela agradece.

 

a)  O que o anunciante pretende dizer por meio desse jogo de verbos e imagens?

 

b)  Na sua opinião, essa é uma forma inteligente de fazer propaganda? Por quê?



 

  


 

 

“Fui no shopping com a Dindinha.

Ela me levou em tudo que é loja.

Todo mundo falava: — que gracinha...

que bonitinha...

Só que não tinha nada gostoso,

tudo me apertava, me enforcava...”

“Se eu pudesse escolher, só usava Lulica Baby.”

Lulica Baby, a roupinha

que o seu bebê vai gostar de vestir.

Para crianças de 0 a 4 anos.

 

 

 

 

 

04. Leia o texto verbal da parte lateral do anúncio. No texto entre aspas, foi empregada uma variedade linguística não padrão.

a)  Quem é que fala o texto entre aspas?

b)  Com a orientação de seu professor, transforme esse texto empregando a variedade padrão da língua.

 

c)   Considerando o locutor desse texto, você acha coerente o uso dessa variedade linguística? Por quê?

 

05. No texto verbal da parte lateral do anúncio, várias vezes é empregado o pretérito imperfeito do indicativo: falava, tinha, apertava, enforcava.

Ao repetir tantas vezes o pretérito imperfeito, que ideia o anunciante tem a intenção de transmitir?

 

a)  ação concluída d) tempo impreciso

 

b)  ações simultâneas e) ação repetida

 

c)   polidez

 

06. Esse anúncio foi publicado na revista Claudia. O público leitor dessa revista é formado basicamente por mulheres, na maior parte casadas e mães. Você acha que a foto e o uso dessa variedade linguística ajudam a vender o produto anunciado a esse tipo de público? Por quê?




 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

07. Observe a foto do anúncio. Que relação há entre a foto e a frase “A gente não faz perguntas”?

 



 

08. Leia o anúncio ao lado.

 

Nesse anúncio, a expressão nota 10, muito usada na linguagem informal, refere-se à praia de Boa Viagem, que fica em Recife, capital do Estado de Pernambuco.

a)   Qual é o significado dessa expressão, nesse contexto?

 

b)   Se empregássemos o adjetivo limpa para destacar a qualidade da praia, como ele deveria ser usado para dar a mesma ideia da expressão nota 10?

 

 

Aula 2

 

 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Vamos criar agora nosso próprio produto e uma propaganda para vendê-lo.

  1. Qual o nome deste produto?
  2. Quais as características dele?
  3. Crie uma frase para convencer outra pessoa a comprar o produto;
  4. Invente um número de telefone para contato:
  5. Invente um site da web: lembre-se começa com WWW._______________.com.br
  6.  Invente um endereço para a fábrica ou lugar onde se pode comprar o produto:
  7.  Faça agora um belo desenho do produto;  

 

·         Agora é a sua vez! Com base no roteiro acima, crie um anúncio publicitário que possua as seguintes características:

 

Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.

Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.

 

Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!



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