Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 16ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Radiações e suas aplicações
na saúde.
HABILIDADES: (EF09CI06)
Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e
aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto,
telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _________________________________________
Escola:
_________________________________________________
9º ano/Turma: ____ Turno: ________ Data: ___/___/_____
ATIVIDADE 1
Olá
estudantes!!! A aula de hoje será sobre Radiações Eletromagnéticas, onde
aprenderemos seus principais conceitos e suas aplicações no cotidiano.
Inicialmente, para compreender o conteúdo geral da aula, leia o texto “Espectro
Eletromagnético”, cujo linck de acesso se encontra abaixo e , em seguida,
responda o que se pede:
Link do Texto: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/espectro-eletromagnetico.htm
Questão 1: Defina espectro eletromagnético.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Quais são as ondas eletromagnéticas
que existem, da menor para a maior frequência de ondas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Defina espectro eletromagnético
visível.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: O que são ondas de rádio? Quais as
suas aplicações?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: O que são os raios-x? Qual a
sua aplicação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6: Por que os raios-x e os raios-gama
são perigosos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2
Agora, iremos aprender mais a respeito de radiação. Para isso, leio o texto
“Radiação”, cujo link de acesso se encontra abaixo, e, em seguida, responda o
que se pede:
Link do Texto: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/radiacoes.htm
Questão 1: Defina radiação.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: O que são radiações não ionizantes? Cite exemplos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Defina radiações ionizantes e cite exemplos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 3
Exercícios de revisão do conteúdo:
Questão 1: Em
1895, o físico alemão Wilheim Conrad Roentgen descobriu os raios X, que são
usados principalmente na área médica e industrial. Esses raios são:
a)
Radiações formadas por partículas alfa com grande poder de penetração.
b)
Radiações formadas por elétrons dotados de grandes velocidades.
c)
Ondas eletromagnéticas de frequências maiores que as das ondas ultravioletas.
d)
Ondas eletromagnéticas de frequências menores do que as das ondas luminosas.
e)
Ondas eletromagnéticas de frequências iguais as das ondas infravermelhas.
Questão 2: Sobre as ondas eletromagnéticas,
assinale a alternativa errada:
a) As
ondas eletromagnéticas não podem ser polarizadas.
b) As
ondas eletromagnéticas são longitudinais.
c) As
ondas eletromagnéticas são produzidas pela oscilação dos campos elétrico e
magnético.
d) Ondas
eletromagnéticas não são capazes de carregar matéria, somente energia.
e) Podem
existir ondas eletromagnéticas de polarização vertical, horizontal e circular.
Questão
3: Assinale, entre as alternativas seguintes, aquela em
que há, exclusivamente, ondas de natureza eletromagnética:
a) Raios x, raios gama, ultravioleta.
b) Ondas de rádio, infravermelho,
ultrassom.
c) Luz visível, ultravioleta, som.
d) Infravermelho, ondas de rádio, sonar.
e) Ultravioleta, raios gama, infrassom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário