24 setembro, 2020

9º ANO CIÊNCIAS 16ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

 

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

 

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 16ª SEMANA

Prof. João Miranda

 

ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia.

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Radiações e suas aplicações na saúde.

 

HABILIDADES: (EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

 

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _________________________________________

Escola: _________________________________________________

9º ano/Turma: ____  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

 

ATIVIDADE 1

Olá estudantes!!! A aula de hoje será sobre Radiações Eletromagnéticas, onde aprenderemos seus principais conceitos e suas aplicações no cotidiano. Inicialmente, para compreender o conteúdo geral da aula, leia o texto “Espectro Eletromagnético”, cujo linck de acesso se encontra abaixo e , em seguida, responda o que se pede:

 

Link do Texto: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/espectro-eletromagnetico.htm

 

Questão 1: Defina espectro eletromagnético. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Questão 2: Quais são as ondas eletromagnéticas que existem, da menor para a maior frequência de ondas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Defina espectro eletromagnético visível.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4: O que são ondas de rádio? Quais as suas aplicações?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 5: O que são os raios-x? Qual a sua aplicação?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 6: Por que os raios-x e os raios-gama são perigosos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

ATIVIDADE 2

Agora, iremos aprender mais a respeito de radiação. Para isso, leio o texto “Radiação”, cujo link de acesso se encontra abaixo, e, em seguida, responda o que se pede:

 

Link do Texto: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/radiacoes.htm

 

Questão 1: Defina radiação.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Questão 2: O que são radiações não ionizantes? Cite exemplos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Defina radiações ionizantes e cite exemplos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

ATIVIDADE 3

 

Exercícios de revisão do conteúdo:

 

Questão 1: Em 1895, o físico alemão Wilheim Conrad Roentgen descobriu os raios X, que são usados principalmente na área médica e industrial. Esses raios são:

a) Radiações formadas por partículas alfa com grande poder de penetração.

b) Radiações formadas por elétrons dotados de grandes velocidades.

c) Ondas eletromagnéticas de frequências maiores que as das ondas ultravioletas.

d) Ondas eletromagnéticas de frequências menores do que as das ondas luminosas.

e) Ondas eletromagnéticas de frequências iguais as das ondas infravermelhas.

Questão 2: Sobre as ondas eletromagnéticas, assinale a alternativa errada:

a) As ondas eletromagnéticas não podem ser polarizadas.

b) As ondas eletromagnéticas são longitudinais.

c) As ondas eletromagnéticas são produzidas pela oscilação dos campos elétrico e magnético.

d) Ondas eletromagnéticas não são capazes de carregar matéria, somente energia.

e) Podem existir ondas eletromagnéticas de polarização vertical, horizontal e circular.

 

Questão 3: Assinale, entre as alternativas seguintes, aquela em que há, exclusivamente, ondas de natureza eletromagnética:

a) Raios x, raios gama, ultravioleta.

b) Ondas de rádio, infravermelho, ultrassom.

c) Luz visível, ultravioleta, som.

d) Infravermelho, ondas de rádio, sonar.

e) Ultravioleta, raios gama, infrassom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário