30 setembro, 2020

INGLÊS - PROF: GIVANILDO - 17ª SEMANA - 9º ANOS - TODOS

Atividade  9 ° anos de inglês 4° semana setembro. 

Mande para what zap 81935494 ou e-mail da turma.

Veja o vídeo para melhor esclarecimento: 

https://www.youtube.com/watch?v=PRd6n9uEK8U



Construção de identidades no mundo globalizado

Introdução:

O papel do inglês no mundo contemporâneo é explicado pela importância que o Império Britânico teve no século XIX e, no início do século XX, e pela predominância mundial da economia dos Estados Unidos a partir da Segunda Guerra Mundial, gerando um tipo de neocolonialismo ou imperialismo. Esse momento histórico-econômico se estende até o final do século XX e toma novas direções no que se convencionou chamar de globalização (Moita-Lopes, 2008). Nesta luz, muitos tomam, hoje em dia, o inglês como uma língua internacional. Alguns, como David Crystal (2003), apontam que o inglês já não conecta diferentes sociedades, mas o globo como um todo, destarte, o inglês também é rotulado como uma língua global. Os motivos que levaram a língua inglesa ao status de lingua franca parecem óbvios para aqueles que associam a militância dessa língua ao capitalismo imperialista Reino Unido e ao poderio econômico e militar dos Estados Unidos da América. Por outro lado, no que concerne à perpetuação do inglês como língua internacional, a transparência dos fatos parece desaparecer. Ao contrário do que se pensa, segundo Rajagopalan (2010), o destino do inglês não está imbricado como os fatos que o colocaram no topo da hegemonia linguística contemporânea. Nesta luz, surgem algumas questões: (i) o que, então, perpetuará, se esse for o caso, a língua inglesa; e (ii) o que os profissionais do ensino de língua inglesa como língua estrangeira sabem sobre o caminho trilhado rumo ao status global e sobre a perpetuação do inglês nesse cenário? Neste trabalho, então, tentamos mostrar o que os profissionais do ensino de língua inglesa pensam/ sabem sobre essas temáticas, bem como tentar desmistificar essa visão de que a perpetuação do inglês como língua internacional está amalgamada com a história futura dos Estados Unidos da América. Para encerrar o trabalho, discutiremos a possibilidade da existência efetiva de uma língua global, tendo em vista que, quando tentamos globalizar uma determinada língua, essa acaba adquirindo características idiossincráticas novas por meio de seu.

1. Inglês como língua internacional: 


Do imperialismo capitalista ao imperialismo linguístico O inglês não é considerado uma língua internacional pelo fato de ser a língua mais falada no mundo, já que é sabido que o Mandarim possui três vezes mais falantes nativos do que o inglês, mas pelo grande e crescente número de falantes que estão adquirindo familiaridade com o inglês como segunda língua, como língua estrangeira ou como língua outra2 . Na verdade, segundo Graddol (1999), o número de falantes do inglês como segunda língua ou língua outra ultrapassará o número de falantes nativos do inglês em alguns anos. Em seu papel de língua internacional, o inglês tornou-se uma das ferramentas mais importantes no setor acadêmico e profissional, desta forma, é reconhecido como a língua mais importante para a nossa comunidade contemporânea, crescentemente móvel e internacionalizada. Esse fato parece irreversível, ao menos para o próximo milênio (Rajagopalan, 2010). Sempre que pensamos em uma maneira tentativa de descrever o inglês fora de uma perspectiva sistemática, mas em um viés histórico, é senso comum que o estado dessa língua hoje é diretamente relacionado com o colonialismo britânico e com o imperialismo norte-americano. Contudo, como uma língua é capaz de se tornar uma língua internacional? Para Crystal (2003), as razões por meio das quais uma língua torna-se uma lingua franca tem muito pouco a ver com o número de pessoas que falam essa língua. Esse movimento do local ao global está mais relacionado com quem são os falantes dessa dada língua. O latim tornou-se uma língua internacional por meio do Império Romano; porém, isso não aconteceu porque os romanos eram mais numerosos do que aqueles que eram por eles subjugados. Os romanos eram simplesmente mais poderosos. O Latim clássico permaneceu estável, por exemplo, mesmo durante a Idade Média. O Latim vulgar, que deu origem as língua românicas modernas, era a língua da integração nas províncias orientais. Mesmo quando o poder militar da Império Romano entrou em declínio, o Latim se manteve como língua internacional da educação, mas, desta vez, por meio de um poder diferente: o poder eclesiástico do Catolicismo Romano. Podemos perceber, desta forma, que há uma ligação direta entre dominância linguística e poder econômico, tecnológico e cultural. Não há língua no vácuo, ela é calcada nos fragmentos socioculturais e históricos e uma dada comunidade falante. Se um povo tem sucesso, então, sua língua é candidata para o sucesso também. Por outro lado, se os falantes de uma dada língua falham na história de alguma forma, essa língua esta fadada ao insucesso. De acordo com Rajagopalan (2010), a assustadora hegemonia da língua inglesa que encaramos nos tempos modernos é indiscutível. O fato do inglês ser considerado uma língua global é transparente e acordado, mas como essa língua atingiu a internacionalidade? Para que possamos Consideramos! Língua!Outra!aquela!adquirida!após!a!

segunda!língua,!isto!é,! por!exemplo,! terceira! ou! quarta! língua. responder essa pergunta, devemos compulsoriamente voltar algumas centenas de anos na história, assim um panorama real dos fatos que levaram o inglês ao seu status atual pode ser levantado

 

1)     O que são lingua franca, língua internacional e língua global?

 

2)     Você considera o inglês uma língua internacional, uma língua global ou uma língua franca? 

 

3)     O que leva uma língua a tornar-se uma língua internacional ou global? 

 

4)     Por que precisamos de uma língua internacional?

 

5)     Por que e como a língua inglesa tornou-se uma língua hegemônica no mundo atual? 

 

6)     Que fatos sociais e políticos impulsionaram a ascensão do inglês? 

 

7)     Que países foram responsáveis por essa ascensão? 

 

8)     Que países são responsáveis pela manutenção do inglês como uma língua mundial? 

 

9)     Que fatores sociais e políticos serão capazes de manter o inglês como língua mundial?

 

10)  quais os impactos mundiais se o português não existisse mais ?

 

11)  como o latim manteve-se como língua internacional mesmo após o declínio do império romano? 

 

Qual língua estrangeira você escolheria para ser língua global ? porquê?

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