28 setembro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. LEONARDO - 17ª SEMANA - 9º ANO

 

9º ANO – ANOS FINAIS  17ª semana

LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (28/09 A 02/09)

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

I) Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais;

II) Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários.

HABILIDADE: (EF69LP09) e (EF89LP11)

 

GÊNERO TEXTUAL: Anúncio publicitário / Propaganda

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:

 

Aula 1

·         SUGESTÃO DE VIDEO

https://www.youtube.com/watch?v=OEadEHmLiuE

 



 

01. Veja, abaixo do anúncio, a data em que ele foi publicado. Nessa época, o país vivia um período de racionamento de energia elétrica. Explique o jogo que o anunciante faz entre partida elétrica e racionamento

 

02. O racionamento de energia impede as pessoas de manterem certos hábitos, limitando, por exemplo, o uso de aparelhos eletrodomésticos. Observe que, abaixo do logotipo da marca da moto anunciada, lemos a frase: “Honda, asas da liberdade”.

 

· Explique por que essa frase se opõe às limitações impostas pelo racionamento de energia.

 

03. Observe a parte visual do anúncio. Ela confirma ou nega as idéias da parte verbal? Por quê?

 

 

ATIVIDADE I

Caro aluno, sabemos que os textos apresentam algumas informações que são encontradas mais facilmente a partir de uma leitura atenta do texto. Essas informações são chamadas de informações explícitas, ou seja, estão expressas claramente no texto. Na questão a seguir, exemplificamos como você pode identificar esse tipo de informação. Leia o texto com atenção, buscando identificar e compreender as informações que ele apresenta.

Leia o texto a seguir.

 

Smartphone é o melhor amigo de 49% dos adolescentes. Pesquisa aponta que, deste total, 36% priorizam o aparelho em vez de passar mais tempo com os amigos de carne e osso, a família ou pessoas importantes. Esse cenário traz um alerta à sociedade sobre o limite do uso das tecnologias e no que isso pode ser prejudicial às relações interpessoais, por se tratar de uma geração que já nasceu inserida em um mundo conectado 24h por dia. O nível de apego destes jovens com o aparelho foi objeto de um estudo feito pela especialista em comportamento mente-cérebro Nancy Etcoff, professora da Universidade de Harvard, em parceria com a Motorola. A pesquisa ouviu 4.418 usuários de smartphones de quatro países: Brasil, Estados Unidos, França e Índia. Foram investigados os comportamentos e hábitos de utilização do celular de diferentes gerações para entender o impacto do equipamento nas relações com o usuário, com outras pessoas e com o ambiente físico e social.

 

Disponível em: https://www.folhape.com.br/ Acesso em: 24 ago. 2019. (adaptado)

4. De acordo com o texto, podemos afirmar que

 

a) smartphone é o melhor amigo de 36% dos adolescentes

b) a pesquisa aconteceu na Universidade de Harvard

c) foram investigados os comportamentos e hábitos de utilização do celular de

diferentes gerações

d) a pesquisa ouviu jovens do mundo inteiro

Leia o texto.

 

Brasileiro é o mais jovem do mundo a passar no mestrado em Harvard Mateus de Lima Costa Ribeiro tem 19 anos e está a poucos dias de bater um recorde: tornar-se o aluno mais jovem a cursar o programa de mestrado em Direito da Universidade de Harvard, uma das mais prestigiosas do mundo. Não será o primeiro recorde batido por Mateus, já que o estudante brasiliense passou no vestibular do curso de Direito da Universidade de Brasília aos 14 anos. Aos 18, conseguiu o título da OAB e tornou-se o advogado mais jovem do país. Para Mateus, ele não é um gênio e essa é uma conquista possível para outros. “Inteligência é um dos fatores. Existem outros como capacidade de superação, saber estudar do jeito certo e saber como fazer uma prova. Quando eu vi a oportunidade de ir para Harvard, eu foquei e não pensei mais em nada. Foco é o principal, não entrei na universidade cedo porque sou um gênio, mas porque eu tive foco nesse projeto”, revelou.

 

Disponível em: https://www.estadao.com.br/. Acesso em 30 jun.2020 (adaptado)

5. De acordo com o texto, Mateus é o mais jovem

 

a) brasileiro a passar no vestibular em Harvard.

b) norte americano a cursar o mestrado em Harvard.

c) advogado do Brasil.

d) advogado do mundo.

Leia o texto a seguir.

Aladdin (FILME – 2019)

Aladdin (Mena Massoud) é um jovem ladrão que vive de pequenos roubos em Agrabah. Um dia, ele ajuda uma jovem a recuperar um valioso bracelete, sem saber que ela na verdade é a princesa Jasmine (Naomi Scott). Ao visitá-la em pleno palácio, ele é capturado por Jafar (Marwan Kenzari), o grão- vizir do sultão, que deseja que ele recupere uma lâmpada mágica, onde habita um gênio (Will Smith) capaz de conceder três desejos ao seu dono. Um clássico da cultura infanto-juvenil adaptado de forma esplendorosa para os espectadores

 

COELHO.C.SEDUC.2020

 

6. De acordo com a resenha, a adaptação da história de Aladdin para o cinema foi

a) esplendorosa.

b) maravilhosa.

c) ruim.

d) boa.

 

 

Aula 2

·         SUGESTÃO DE VIDEO.

https://www.youtube.com/watch?v=b7Q84aa8XNQ

 

·         Observe os anúncios abaixo:






·         ATIVIDADE:

 

 

Orientação: Observe que as propagandas acima fazem parte de campanhas publicitárias de caráter institucional, que tem como finalidade melhorar aspectos de nossa sociedade.

De acordo com momento atual, criem uma campanha publicitária valorizando o uso da máscara para que haja uma maior prevenção ao combate do Covid 19.

Guia de elaboração da campanha publicitária:

·         Sobre qual tema é necessário conscientizar seu público alvo?

·         Que informações devem estar presentes no seu texto?

·         Qual tipo de linguagem deve ser utilizada?

·         Qual formato de propaganda deve ser mais utilizado?

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário