9º ANO – ANOS FINAIS
17ª semana
LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (28/09 A 02/09)
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Planejamento de textos de
peças publicitárias de campanhas sociais;
II)
Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de
textos publicitários.
HABILIDADE: (EF69LP09) e
(EF89LP11)
GÊNERO TEXTUAL: Anúncio publicitário / Propaganda
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Aula 1
·
SUGESTÃO DE VIDEO
https://www.youtube.com/watch?v=OEadEHmLiuE
01. Veja, abaixo do anúncio, a data em que
ele foi publicado. Nessa época, o país vivia um período de racionamento de
energia elétrica. Explique o jogo que o anunciante faz entre partida
elétrica e racionamento
02. O racionamento de energia impede as
pessoas de manterem certos hábitos, limitando, por exemplo, o uso de aparelhos
eletrodomésticos. Observe que, abaixo do logotipo da marca da moto anunciada,
lemos a frase: “Honda, asas da liberdade”.
· Explique por que essa frase se opõe às
limitações impostas pelo racionamento de energia.
03. Observe a parte visual do anúncio. Ela
confirma ou nega as idéias da parte verbal? Por quê?
ATIVIDADE I
Caro aluno, sabemos que os textos apresentam algumas
informações que são encontradas mais facilmente a partir de uma leitura atenta
do texto. Essas informações são chamadas de informações explícitas, ou seja, estão
expressas claramente no texto. Na questão a seguir, exemplificamos como você
pode identificar esse tipo de informação. Leia o texto com atenção, buscando
identificar e compreender as informações que ele apresenta.
Leia o texto a
seguir.
Smartphone
é o melhor amigo de 49% dos adolescentes. Pesquisa aponta que, deste total, 36%
priorizam o aparelho em vez de passar mais tempo com os amigos de carne e osso,
a família ou pessoas importantes. Esse cenário traz um alerta à sociedade sobre
o limite do uso das tecnologias e no que isso pode ser prejudicial às relações
interpessoais, por se tratar de uma geração que já nasceu inserida em um mundo
conectado 24h por dia. O nível de apego destes jovens com o aparelho foi objeto
de um estudo feito pela especialista em comportamento mente-cérebro Nancy
Etcoff, professora da Universidade de Harvard, em parceria com a Motorola. A
pesquisa ouviu 4.418 usuários de smartphones de quatro países: Brasil, Estados
Unidos, França e Índia. Foram investigados os comportamentos e hábitos de
utilização do celular de diferentes gerações para entender o impacto do
equipamento nas relações com o usuário, com outras pessoas e com o ambiente
físico e social.
Disponível em:
https://www.folhape.com.br/ Acesso em: 24 ago. 2019. (adaptado)
4. De acordo com
o texto, podemos afirmar que
a) smartphone é
o melhor amigo de 36% dos adolescentes
b) a pesquisa
aconteceu na Universidade de Harvard
c) foram
investigados os comportamentos e hábitos de utilização do celular de
diferentes
gerações
d) a pesquisa ouviu jovens do mundo
inteiro
Leia o texto.
Brasileiro
é o mais jovem do mundo a passar no mestrado em Harvard Mateus
de Lima Costa Ribeiro tem 19 anos e está a poucos dias de bater um recorde:
tornar-se o aluno mais jovem a cursar o programa de mestrado em Direito da
Universidade de Harvard, uma das mais prestigiosas do mundo. Não será o
primeiro recorde batido por Mateus, já que o estudante brasiliense passou no
vestibular do curso de Direito da Universidade de Brasília aos 14 anos. Aos 18,
conseguiu o título da OAB e tornou-se o advogado mais jovem do país. Para
Mateus, ele não é um gênio e essa é uma conquista possível para outros.
“Inteligência é um dos fatores. Existem outros como capacidade de superação,
saber estudar do jeito certo e saber como fazer uma prova. Quando eu vi a
oportunidade de ir para Harvard, eu foquei e não pensei mais em nada. Foco é o
principal, não entrei na universidade cedo porque sou um gênio, mas porque eu
tive foco nesse projeto”, revelou.
Disponível
em: https://www.estadao.com.br/. Acesso em 30 jun.2020 (adaptado)
5. De acordo com
o texto, Mateus é o mais jovem
a) brasileiro a
passar no vestibular em Harvard.
b) norte
americano a cursar o mestrado em Harvard.
c) advogado do
Brasil.
d) advogado do mundo.
Leia o texto a seguir.
Aladdin (FILME – 2019)
Aladdin (Mena Massoud) é um jovem ladrão que vive de pequenos
roubos em Agrabah. Um dia, ele ajuda uma jovem a recuperar um valioso
bracelete, sem saber que ela na verdade é a princesa Jasmine (Naomi Scott). Ao
visitá-la em pleno palácio, ele é capturado por Jafar (Marwan Kenzari), o grão-
vizir do sultão, que deseja que ele recupere uma lâmpada mágica, onde habita um
gênio (Will Smith) capaz de conceder três desejos ao seu dono. Um clássico da
cultura infanto-juvenil adaptado de forma esplendorosa para os espectadores
COELHO.C.SEDUC.2020
6. De acordo com
a resenha, a adaptação da história de Aladdin para o cinema foi
a) esplendorosa.
b) maravilhosa.
c) ruim.
d) boa.
Aula 2
·
SUGESTÃO DE VIDEO.
https://www.youtube.com/watch?v=b7Q84aa8XNQ
·
Observe os anúncios abaixo:
·
ATIVIDADE:
Orientação:
Observe que as propagandas acima fazem parte de campanhas publicitárias de
caráter institucional, que tem como finalidade melhorar aspectos de nossa
sociedade.
De acordo com momento atual, criem uma campanha publicitária
valorizando o uso da máscara para que haja uma maior prevenção ao combate do
Covid 19.
Guia de elaboração da campanha publicitária:
·
Sobre qual tema é necessário conscientizar seu
público alvo?
·
Que informações devem estar presentes no seu
texto?
·
Qual tipo de linguagem deve ser utilizada?
·
Qual formato de propaganda deve ser mais
utilizado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário