15 setembro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 15ª SEMANA - 7º ANOS - TODOS

Projeto Professores e Alunos Conectados 

LÍNGUA PORTUGUESA – 15ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais

Professores: Marcos Batista/ Mariane Frota/ Thais Saraiva


CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO RELATO DE VIAGEM


  A história é contada por uma pessoa real, assim como são reais os fatos relatados;

  Conta-se um ou mais episódios significativos;

  Descrevem-se os lugares e as situações vividas;

  Fornecem-se indicações precisas de tempo e lugar;

  O autor expõe seu modo particular de ver e sentir os acontecimentos relatados;

  Parte do texto é descritiva e parte do texto é narrativa;


RELATO DE


Leia o seguinte relato de viagem extraído de um blog da internet:

 

A primeira viagem para a Disney, a gente nunca esquece

A primeira vez que eu fui para a DisneyWorld (aquela de Orlando) tinha 3 anos de idade (sendo essa aliás, minha 1ª viagem internacional). A primeira vez que eu fui para a DisneyLand (aquela da Califórnia, e a primeira do mundo), eu tinha 24, mas pareceu que eu tinha 3.

Incrível o poder que a Disney gera nas pessoas! A mágica de um mundo de fantasia, sonho, onde todos são felizes, contentes e só querem saber de alegria lá faz todo sentido, e o melhor: é realidade! Não é a toa que o lugar tem o “sobrenome” de Magic Kingdom ou Reino da Fantasia/Mágica, em português.

Acredito que qualquer pessoa deva ir para a Disney (qualquer uma delas), um dia na sua vida, com 3, 15, 24, 40, 60 anos, não importa. Essa é aquela famosa experiência para se ter pelo menos uma vez na vida. Não é uma cidade (como Nova York), não é uma região (Provance), nem muito menos um país (como a Itália) mas é um dos destinos mais desejados de todo o mundo.

Tenho algumas poucas lembranças da Disney de Orlando, quando era pequena: são flashes do mundo em miniatura “It`s a small world”, o medinho do piratas do caribe e da subida da Space Mountain (minha 1ª montanha russa!) e os fogos brilhando atrás da cúpula do Epcot Center, enquanto um “batia um papão” com um casal de americanos ao meu lado... eu falando em português, é claro!

Na DisneyLand, na Califórnia, eu queria dizer que a experiência foi diferente, mas só posso afirmar que foi melhor! Além de poder entrar em qualquer brinquedo (sem restrição nenhuma de altura e idade! rs) eu me lembro melhor da sensação do mundo de fantasia. Antes de chegar por lá, pensei que acharia tudo meio bobo, infantil demais, mas umas 2 horas depois, estava totalmente integrada ao ambiente, achando tudo lindo, mágico! Não dava para me enganar: eu estava muito feliz de estar lá! 

na hora de entrar, a moça da recepção me perguntou: “É a sua primeira visita a Disney”….”A DisneyLand sim”- eu pensei, falei e logo depois ganhei um botton de “First Visit”… “Welcome, Bem Vinda”, sorrisos e cumprimentos para todo lado! A viagem ao mundo mágico já tinha começado.


(...)

Guta C. - Extraído de: http://www.blogvambora.com.br/

 

PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Após ler o relato da blogueira Guta C., sua tarefa será escrever um relato de uma viagem marcante realizada por você.

Será necessário que você descreva o(s) lugar(es) pelo(s) qual(is) passou e como foi lá. Não se esqueça de que seu texto deve estar em 1ª pessoa.

Antes de iniciar seu relato, planeje o seu texto, utilizando o quadro abaixo:

QUADRO DE PLANEJAMENTO:

 

ROTEIRO DE RELATO

LOCAL

 

DATA

 

FINALIDADE DA VIAGEM

 

QUEM PARTICIPOU

 

VIVÊNCIAS IMPORTANTES

 

 

Agora, você deverá desenvolver seu texto. Na etapa anterior, foram levantados os pontos altos da viagem. Prepare-se para transformar suas ideias em um texto. Organize as informações e amplie o relato, acrescentando dados para o leitor compreender o que você fez, observou e vivenciou, suas emoções, impressões e caracterizações do lugar.


Observações:

  • Escreva o relato em 1ª pessoa;
  • Flexione os verbos no pretérito, pois o relato é sobre os fatos já acontecidos;
  • Use adjetivos para caracterizar o lugar, as pessoas, e as vivências;
  • Empregue palavras ou expressões que ajudem a marcar a sequência dos acontecimentos;
  • Dê um título sugestivo sobre o lugar ou as situações vividas;
  • Seu texto deverá ter entre 20 a 30 linhas escritas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário