MATEMÁTICA – SEMANA (21/09 A 25/09)
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I)
Problemas envolvendo grandezas diretamente
proporcionais e grandezas inversamente proporcionais;
II)
Equações
polinomiais do 1º grau
HABILIDADES:
I) (EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que
envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa
entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação
entre elas.
II) (EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que
possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à
forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Vídeos do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=80xmkmFg0a8&list=PLI6SvWU4m9hssICNq3lD16-AxW1qZufWr&index=4&t=0s
https://www.youtube.com/watch?v=xQxIJp5F6ow
https://www.youtube.com/watch?v=Ylvb03POwGE
https://www.youtube.com/watch?v=JdcpgTtotyQ
https://www.youtube.com/watch?v=a1sI36SyxOE
Equações polinomiais
As equações
polinomiais são comuns na matemática para encontrarmos
valores desconhecidos.
É polinomial qualquer
equação que tenha um polinômio igual a zero. O grau desse tipo de
equação depende do maior expoente dos termos do polinômio.
Essas soluções são conhecidas como raízes da
equação, quanto maior o grau do polinômio, mais difícil será encontrarmos essas
raízes.
Em
uma equação polinomial, é
importante encontrarmos o grau dela para termos uma
estratégia de resolução, e esse grau é definido pelo maior expoente dado à
incógnita, assim como é feito nos polinômios.
Exemplos:
3x + 1 = 0 → equação polinomial do 1º
grau
4x² + 3x – 3 = 0 → equação polinomial do
2º grau
-3y³
+ 2y + 1 = 0 → equação polinomial do 3º grau
5a8 + 2a6 + a² + 2a = 0 → equação polinomial do 8º grau
As equações mais comuns em problemas,
tanto na matemática quanto na física e química, são as de primeiro e segundo
grau.
Como resolver uma equação polinomial?
O método de resolução de uma equação
polinomial está diretamente ligado ao seu tipo. Existem dois tipos de equação
polinomial mais comuns em exercícios e problemas, tanto na matemática quanto
nas áreas afins, são eles:
·
Equação polinomial do primeiro grau
·
Equação polinomial do segundo grau
Equação
polinomial do primeiro grau:
Conhecendo
a equação do tipo ax + b = 0, em que a e b são números
reais, para resolvê-la, sempre
buscaremos isolar
a incógnita x, realizando as operações inversas nos dois lados
da igualdade.
Exemplo:
Resolva a equação 3x + 6 = 0.
Buscar o valor de x que faz com essa
equação dê zero, muitas vezes, pode ser feito de forma intuitiva, mas quando a
equação se torna mais complexa, é essencial dominar o método de resolução.
1º
passo: subtrair 6 dos dois lados, o que é
conhecido também como passar o 6 para o outro lado da igualdade com o sinal
trocado.
3x + 6 = 0
3x
+ 6 – 6 = 0 - 6
3x = -6
2º
passo: dividir por 3 nos dois lados, na
prática, passar o 3 para o outro lado dividindo:
Encontrar x = -2 significa que -2 é a
raiz da equação, ou seja, o valor que, quando substituído no lugar do x, faz
com que essa equação seja verdadeira.
Outras
características da equação do 1º grau:
Equação do Primeiro Grau:
As equações de primeiro grau são sentenças matemáticas que
estabelecem relações de igualdade entre termos conhecidos e desconhecidos,
representadas sob a forma:
ax+b = 0
Donde
a e b são números reais, sendo a um valor diferente de zero (a ≠ 0) e x
representa o valor desconhecido.
O valor desconhecido é chamado de incógnita que significa "termo a
determinar". As equações do 1º grau podem apresentar uma ou mais incógnitas.
As
incógnitas são expressas por uma letra qualquer, sendo que as mais utilizadas
são x, y, z. Nas equações do primeiro grau, o expoente das incógnitas é sempre
igual a 1.
As
igualdades 2.x = 4, 9x + 3 y = 2 e 5 = 20a + b são exemplos de equações do 1º
grau.
Já
as equações 3x2+5x-3 =0, x3+5y= 9 não são deste tipo.
O
lado esquerdo de uma igualdade é chamado de 1º membro da equação e o lado
direito é chamado de 2º membro.
Como resolver
uma equação de primeiro grau?
O
objetivo de resolver uma equação de primeiro grau é descobrir o valor
desconhecido, ou seja, encontrar o valor da incógnita que torna a igualdade
verdadeira.
Para
isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do sinal de
igual e os valores constantes do outro lado.
Contudo,
é importante observar que a mudança de posição desses elementos deve ser feita
de forma que a igualdade continue sendo verdadeira.
Quando
um termo da equação mudar de lado do sinal de igual, devemos inverter a
operação. Assim, se estiver multiplicando, passará dividindo, se tiver somando,
passará subtraindo e vice-versa.
Exemplo:
Qual
o valor da incógnita x que torna a igualdade 8x - 3 = 5 verdadeira?
Solução:
Para
resolver a equação, devemos isolar o x. Para isso, vamos primeiro passar o 3 para
o outro lado do sinal de igual. Como ele está subtraindo, passará somando.
Assim:
8x = 5 + 3
8x = 8
x
= 8/8
x = 1
Outra
regra básica para o desenvolvimento das equações de primeiro grau determina o
seguinte:
Se a
parte da variável ou a incógnita da equação for negativa, devemos multiplicar
todos os membros da equação por –1. Por exemplo:
–
9x = – 90 . (-1)
9x = 90
x = 10
Algumas conclusões importantes:
·
Toda equação do 1º grau tem esse formato:
a.x + b = 0, sendo a, b números reais e (a≠0);
·
Toda equação do 1º grau, apresenta dois
membros, sendo o primeiro membro os valores antes da igualdade e o segundo
membro os valores depois da igualdade; Ex: 2x + 3 = 5 – x, então o 2x + 3 é do
primeiro membro e o 5 – x é do segundo membro;
·
Para saber o grau da equação basta olhar
o número que o X está elevado. Ex: x2 + 1 = 0, podemos dizer que
essa equação é do segundo grau pois o x está elevado a 2.
·
Como estamos trabalhando com equação do
1º grau então o X vai estar elevado a 1, exemplo: X + 3 = 7. Apesar de não
vermos o número que está elevado no X, sabemos que existe e é o número 1.
Exercícios de
Equações do 1º Grau, resolvidos:
1) Resolva em R as
equações a seguir:
a) 3
+ x = 0
b)
23x + 2 = 2
c)
12 – 7 + 4x = 25
d)
5x – 3x = 30
e)
4x + 10 = 45 – 3x
Resolução:
a) 3
+ x = 0 ⇒ x = -3
b)
23x + 2 = 2 ⇒ 23x = 2 – 2 ⇒ 23x = 0 ⇒ x = 0/23 ⇒ x = 0
c)
12 – 7 + 4x = 25 ⇒ 5 + 4x = 25 ⇒ 4x = 25 – 5 ⇒ 4x = 20 ⇒ x = 20/4 ⇒ x = 5
d) 5x
– 3x = 30 ⇒ 2x = 30 ⇒ x = 30/2 ⇒ x = 15
e)
4x + 10 = 45 – 3x ⇒ 4x + 3x = 45 – 10 ⇒ 7x = 35 ⇒ x = 35/7 ⇒ x = 5
2) Seja a equação do 1º
grau 2x + 4 = 2 – 3x, responda:
a)
Qual o primeiro membro desta equação?
b)
Qual o segundo membro?
c)
Qual o valor de x que torna a equação verdadeira?
Resolução:
a)
2x + 4
b) 2
– 3x
c) 2x
+ 4 = 2 – 3x ⇒ 2x + 3x = 2 – 4 ⇒ 5x = -2 ⇒ x = -2/5
3) Encontre
o valor da incógnita que satisfaz a equação: 5.(9 + y) = 20 – 3 + 6y
Nessa
equação, o primeiro membro precisa usar uma das propriedades da multiplicação
que é a distributiva.
5.(9
+ y) = 20 – 3 + 6y ⇒ 45 + 5y = 17 + 6y ⇒ 45 – 17 = 6y – 5y ⇒ 28 = y
⇒ y =
28
4) Seja
a equações 2x/(4 – 3x) = 2, encontre o valor de x que torna a equação
verdadeira.
2x/(4
– 3x) = 2 ⇒ 2x = 2(4 – 3x) ⇒ 2x = 8 – 6x ⇒ 8x = 8 ⇒ x = 8/8 ⇒ x = 1
Exercícios Propostos: Aluno resolve
01. Resolva as equações a seguir:
a)18x - 43 = 65
b) 23x - 16 = 14 - 17x
c) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) – 20
d)
x+30 = 40?
e)
30-20+2x=10?
f)
3x-10+13=-2x+28?
g)
-5x+45-89=-90+41?
h)10x-20=40+50?
i)
20-80+2x=10?
j)19+2x-13=10-20?
Nenhum comentário:
Postar um comentário