17 setembro, 2020

EJA III Educação Física - 15ª semana - Willian

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ano/Etapa: EJA III

Objeto de conhecimento: Jogos eletrônicos.

Habilidades: (EF67EF01); (EF67EF02).

14/09/2020 a 18/09/2020

 

PARTE 1 – LEITURA.

JOGOS ELETRÔNICOS: EVOLUÇÃO.

     Os jogos eletrônicos são games que foram criados com um sistema interativo para a diversão e o entretenimento dos usuários. Existem jogos eletrônicos para computadores e para dispositivos móveis de todas as marcas e modelos. Além disso, há equipamentos portáteis próprios para videogames, que estão disponíveis nas lojas físicas ou virtuais. Algumas plataformas podem ser acessadas das máquinas de uso pessoal ou compartilhadas, enquanto outros jogos são visualizados por meio de consoles conectados aos aparelhos televisores.

     Em 1975 a Atari lançou o Pong, um jogo de videogame, cujo objetivo era mover um retângulo para os lados direito e esquerdo acertando uma bola, com o uso de dois botões. Apenas dois anos depois, a empresa criou outro console conhecido como Atari 2600, no qual foi inserido os games Donkey Kong, Galaxian e Invasores Espaciais. Mas o maior sucesso foi o jogo de futebol com três jogadores que empolgou os usuários. A seguir, nos anos 80 surgiram outros ainda mais interessantes, como por exemplo, o Pacman. E logo após, a Nintendo criou o Super Mario Bros que se tornou um ícone mundial.

     A partir de 1990 chegaram ao mercado de consumo os games Wolfenstein e Doom, opções envolvendo as modalidades de ação e tiro em primeira pessoa. A popularidade aumentou freneticamente com os jogos 3D, o que levou ao lançamento da série Sim: SimCity, SimEarth, SimAnt, entre outras. A ID Software entrou em cena e colocou à disposição dos jogadores o famoso Quake, que por ser cheio de ação, conquistou rapidamente as massas. A rentabilidade chamou a atenção de investidores no âmbito internacional, e foi assim que os desenvolvedores introduziram a facilidade multiplayer nos jogos.

     No decorrer dos anos 2000 os jogos finalmente se tornaram acessíveis nos mais variados gêneros: corrida, terror, ação, esportes, tiro, quebra-cabeças, etc. Também passaram a ser elaborados para atender os diferentes públicos: infantil, jovens e adultos. A qualidade atual é excelente, devido à evolução constante das tecnologias, aos gráficos avançados e os dispositivos móveis que fazem parte da vida da população em geral. Porém, é óbvio que eles se tornarão ainda melhores nos próximos anos, já que estamos vivendo uma época de revolução tecnológica sem precedentes.


PARTE 2 – TEÓRICA.

     Após a leitura do texto responda as questões abaixo:

1)    Por qual objetivo os jogos eletrônicos foram criados?

2)    Quais os dispositivos usados para experimentar os jogos eletrônicos?

3)    Qual o nome do jogo lançado em 1975, cujo foi um sucesso?

4)    Que tipo de tecnologia foi usada nos jogos dos anos 90?

5)    Quem são os responsáveis pelos os jogos atuais terem uma qualidade gráfica tão alta?

PARTE 3 – PRÁTICA.

Atividade 1) PESQUISA.

     Pesquise um jogo eletrônico (pode ser o que você costuma jogar). Coloque o nome do jogo como título do texto e produza um pequeno texto explicando como é esse jogo.

 

 

BOA ATIVIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário