Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados
7º
ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 15ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção
de Fluxo – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e
evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO: Mecanismos
reprodutivos / Sexualidade
HABILIDADES: (EF08CI07)
Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos
HABILIDADES: (EF08CI07) Comparar
diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola: ______________________________________________________
7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: ________ Data: ___/___/_____
TIPOS DE REPRODUÇÃO NOS
SERES VIVOS
ATIVIDADE 1
Nessa
atividade, iremos estudar os tipos de reprodução nos seres vivos. Para isso,
acesse o link e responda:
Link: https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental_dois/mecanismos-reprodutivos-8o-ano-ciencias-da-natureza-1a-quinzena-3o-corte/
Questão 1: Explique a reprodução dos
animais, caracterizando sexuada e assexuada.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Explique
a reprodução das plantas, caracterizando reprodução assexuada, diferenciando
propagação vegetativa de reprodução por esporos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Explique
a reprodução sexuada, nas plantas sem sementes.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CURIOSIDADE:
A planária é um ser com elevada capacidade de regeneração.
Este tipo de divisão ocorre devido á reprodução assexuada
que se traduz numa regeneração de pequenos fragmentos
do animal, que é designada por fragmentação
Agora, iremos compreender alguns processos de reprodução animal. Para isso, acesse o link a seguir e
responda:
Link: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/reproducao-dos-animais.htm
Questão 1: Comente o que é a
regeneração ou fragmentação.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Comente o que é o
brotamento.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Comente resumidamente os três processos: hermafroditismo, fecundação e
desenvolvimento indireto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CURIOSIDADE:
Partenogénese ou partenogênese refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem, ou seja, existe a possibilidade na natureza de mães gerarem seus filhos sem pais. http://chc.org.br/sem-pais/
ATIVIDADE 3
Exercícios de revisão do conteúdo:
Questão 1: Animais e plantas compartilham:
A)
Os mesmo genes
B)
As mesma características
C)
Ausencia de matabolismo
D)
Capacidade reprodutiva
Questão 2: A reprodução é a
capacidade de um ser vivo de propagar a sua espécie. Sabemos que até mesmo
bactérias se reproduzem. Sobre elas, observa-se a divisão de uma célula em
duas, sem a participação de outra bactéria, em um tipo de reprodução conhecido
como:
A) conjugação.
B) partenogênese.
C) reprodução
sexuada.
D) reprodução
assexuada.
Questão 3: A reprodução
assexuada das planárias, que vive na água ou em solo úmido, ocorre ao esticar o
corpo e partir-se em duas, então cada parte regenera a parte que está faltando.
A reprodução descrita acima é chamada de:
A) Brotamento
B) Esporulação
C) Fragmentação
D) Partenogênese
https://www.youtube.com/watch?v=KRdFCVUkM9s&ab_channel=Nerdologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário