15 setembro, 2020

7º ANO CF CIÊNCIAS 15ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

7º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 15ª SEMANA

Prof. João Miranda

ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Vida e evolução

OBJETO DO CONHECIMENTO: Mecanismos reprodutivos / Sexualidade

HABILIDADES: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos

HABILIDADES: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _______________________________________________

Escola: ______________________________________________________

7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

TIPOS DE REPRODUÇÃO NOS SERES VIVOS

ATIVIDADE 1

Nessa atividade, iremos estudar os tipos de reprodução nos seres vivos. Para isso, acesse o link e responda:

Link: https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental_dois/mecanismos-reprodutivos-8o-ano-ciencias-da-natureza-1a-quinzena-3o-corte/

 

Questão 1: Explique a reprodução dos animais, caracterizando sexuada e assexuada.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Explique a reprodução das plantas, caracterizando reprodução assexuada, diferenciando propagação vegetativa de reprodução por esporos.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Explique a reprodução sexuada, nas plantas sem sementes.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CURIOSIDADE:


 
planária é um ser com elevada capacidade de regeneração

Este tipo de divisão ocorre devido á reprodução assexuada 

que se traduz numa regeneração de pequenos fragmentos 

do animal, que é designada por fragmentação

 


 ATIVIDADE 2

Agora, iremos compreender alguns processos de reprodução animal. Para isso, acesse o link a seguir e responda:

Link: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/reproducao-dos-animais.htm

 

Questão 1: Comente o que é  a regeneração ou fragmentação.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Comente o que é  o brotamento.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Comente resumidamente os três processos: hermafroditismo, fecundação e desenvolvimento indireto.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CURIOSIDADE:

 


Partenogénese ou partenogênese refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem, ou seja, existe a possibilidade na natureza de mães gerarem seus filhos sem pais. http://chc.org.br/sem-pais/

 

 

ATIVIDADE 3

Exercícios de revisão do conteúdo:

 

Questão 1: Animais e plantas compartilham:

A) Os mesmo genes

B) As mesma características

C) Ausencia de matabolismo

D) Capacidade reprodutiva

 

Questão 2: A reprodução é a capacidade de um ser vivo de propagar a sua espécie. Sabemos que até mesmo bactérias se reproduzem. Sobre elas, observa-se a divisão de uma célula em duas, sem a participação de outra bactéria, em um tipo de reprodução conhecido como:

A) conjugação.

B) partenogênese.

C) reprodução sexuada.

D) reprodução assexuada.

 

Questão 3: A reprodução assexuada das planárias, que vive na água ou em solo úmido, ocorre ao esticar o corpo e partir-se em duas, então cada parte regenera a parte que está faltando. A reprodução descrita acima é chamada de:

A) Brotamento

B) Esporulação

C) Fragmentação

D) Partenogênese

FICA A DICA! 

https://www.youtube.com/watch?v=KRdFCVUkM9s&ab_channel=Nerdologia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário