Projeto Professores e Alunos Conectados
Ano/Etapa: EJA – Educação de Jovens e Adultos
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Período: 16ª Semana
Escola: EEF
Dalva Pontes da Rocha
Profª: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Leitura de paradidático
Aluno (a):
Habilidade: (EF69LP25)
ESSA ATIVIDADE É SOBRE UM
LIVRO QUE VOCÊ ESTÁ TENDO ACESSO PELO PROJETO BIBLIOTECA NA ESCOLA VIVA DE
CAUCAIA.
Turma, a prefeitura de Caucaia lançou o projeto
Biblioteca Viva e disponibilizará livros literários para vocês!
O
livro desse mês de setembro é “Patativa, o passarinho que canta poesias”, de
Wagner David Rocha.
Então leia o
livro e responda às questões abaixo.
FICHA DE LEITURA
Livro:
Patativa, o passarinho que canta poesias, de Wagner David Rocha (Coleção
MAISPAIC).
Obs.: as páginas citadas abaixo são tanto do arquivo em pdf como do
texto do livro.
1. Onde a história se passa? (p. 7 – p. 5 do texto).
2. Quais personagens se casaram e onde eles se casaram? (p. 7 – p. 5 do texto).
3. Quem é o segundo filho desse casal e qual sua sina? (p. 8 – p. 6 do texto).
4. Quando nasceu o segundo filho do casal e como era sua casa? (p. 9 – p. 7 do texto).
5. O menino Antônio teve de conhecer o esforço de qual profissão? (p. 10 – p. 8 do texto).
6. O que marcou toda a vida do menino Antônio? (p. 11 – p. 9 do texto).
7. O que o poeta Antônio Gonçalves da Silva cantava em suas poesias e lugar ele nunca abandonou? (p. 13 – p. 11 do texto).
8. Qual a fonte de inspiração do poeta? (p. 15 – p. 13 do texto).
9. O ocorreu com o poeta aos quatro anos que lhe marcou pelo resto da via? (p. 15 – p. 13 do texto).
10. O que aconteceu com o pai do poeta
e como este reagiu? (p. 16 – p. 14 do texto).
11. Como o poeta se sentia
em Serra de Santana? (p. 17 – p. 15 do texto).
12. Qual era o mundo do poeta? (p. 18 – p. 16 do texto).
13. Com quantos anos o poeta entrou na escola, depois de quanto tempo ele saiu dela e o que ela lhe despertou interesse? (p. 18 – p. 16 do texto).
14. Apesar de pouco estudo, o poeta lia constantemente quais autores? (p. 19 – p. 17 do texto).
15. Quais as qualidades ajudaram o poeta a ter tanta habilidade e fazer tantas proezas com o Cordel? (p. 20 – p. 18 do texto).
16. O que o poeta fazia para se divertir em sua cidade e como era essa diversão? (p. 21 e 22 – p. 19 e 20 do texto).
17. A partir dessas diversões, o que o poeta descobriu? (p. 23 – p. 21 do texto).
18. Que instrumento musical o poeta passou a usar e para quê? (p. 24 – p. 22 do texto).
19. O poeta era bastante convidado para quais eventos e por quê? (p. 25 – p. 23 do texto).
20. Qual o apelido de José Alexandre Montoril e que atitude ele tomou ao ouvir os versos do poeta? (p. 25 e 26 – p. 23 e 24 do texto).
21. Quanto tempo durou a viagem do poeta e quais acontecimentos ocorreram? (p. 28 e 29 – p. 26 e 27do texto).
22. Como o poeta ganhou o nome de Patativa do Assaré? (p. 29 – p. 27 do texto).
23. Quem era a esposa de Patativa e quantos filhos ele teve com ela? (p. 31 – p. 29 do texto).
24. Patativa passou a recitar seus
versos em que meio de comunicação e em que período? (p. 31 – p. 29 do texto).
25. Quais outras oportunidades tivemos
de conhecer as poesias de Patativa do Assaré? (p. 32 – p. 30 do texto).
26. Qual o pacto Luiz Gonzaga e Patativa fizeram e o que Patativa desejava com esse feito? (p. 35 – p. 33 do texto).
27. Que outro cantor muito famoso gravou uma música com Patativa e que música foi essa? (p. 36 – p. 34 do texto).
28. Quais outras formas culturais
tornaram Patativa tão conhecido? (p. 38 – p. 36 do texto).
29. Qual o refrão Patativa sempre usava para defender seu povo? (p. 39 – p. 27 do texto).
SOMENTE após ler e responder às questões acima, assista ao vídeo abaixo e escreva o que você sentiu e aprendeu sobre a história de Patativa do Assaré:
Vídeo sobre Patativa do Assaré
<https://www.youtube.com/watch?v=kLYYxuIZqHM>
Canal: Marcos Brito; nome do vídeo: Patativa do Assaré - Filme Um Poeta do Povo. Tempo de duração: 16:51min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário