28 setembro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 17ª SEMANA - 8º ANOS - TODOS

         8º ano- Anos Finais

        LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 8º ano- Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

17ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profª: Leonardo/ Marcos/ Mariane

Objeto do conhecimento: Leitura e Produção Textual

Aluno (a):


 

Habilidades: (EF69LP45) / (EF69LP51)

 

Questão 1 Você ouviu falar em poemas? Poemas, parlendas, cantigas de roda e trava-linguas fazem parte de brincadeiras com as palavras. As músicas que vocês ouvem e cantam, quadrinhas e cordel – todas são formas poéticas. Um poema pode, ou não, apresentar rimas, ele pode ainda falar sobre qualquer assunto: pessoas, ideias, sentimentos, lugares ou acontecimentos comuns. Tudo como se fosse um jogo de palavras. Ele motiva o leitor a buscar e ver o mundo de um jeito novo, com a intenção de sensibilizar, convencer, fazer pensar ou divertir os leitores. Vamos ler um poema agora?

 

Enfim, só!

Finalmente,

Hoje trago a certeza de não ser só.

Será isto maturidade? Será isto autenticidade?

Já não espero do outro, Ninguém me decepciona mais. E assim, vivo leve e solta!

É bom dividir, doar, amar.

Mas ninguém me acolherá completamente. Ninguém terá tudo a me dar...

E sem cobrar, irei trocar.

 

Dependo de mim, do que fizer,

do que me der...


vou sempre buscar e nunca me saciar,

só assim poderei me amar, libertar e

CRIAR!

 

Dora Lúcia Âlcantara

 a)  Após a leitura do poema, diga que sentimentos você experimentou ao lê-lo?


 

 

 b)  Leia novamente o poema e reflita, do que ele fala?


 

 

c)  O que provavelmente o eu-lírico do poema sofre? Você já passou por algo parecido com o que ele passa?

 


 d)  Qual das seguintes mensagens pode ser aplicada ao texto? Marque a opção e cite uma passagem do texto que justifique sua resposta.

1-    A solidão é a maior causa dos conflitos humanos.

2-  Quanto mais nos conhecemos, mais vivemos plenamente nossa condição humana e nunca estamos sós.

3-  Nossa vida só será realmente plena quando conseguirmos estabelecer a paz entre todos os seres humanos.

4-  Nossa vida dependemos de outras pessoas e sem elas não podemos ser felizes.


 

e)  Observando o que o poema fala no todo, o que significa o título do poema “enfim, só”?


 

 Questão 2 - Leia o texto a seguir com atenção:

 

O que é, o que é?

E a vida o que é, meu irmão?

E a vida o que é, diga lá, meu irmão? Ela é a batida de um coração?

Ela é uma doce desilusão Mas é a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento?

Ela é alegria ou lamento?

O que é o que é, meu irmão?

 

(...) Há quem fale que é um divino mistério profundo É o sopro do Criador Numa atitude repleta de amor.

(...) Somos nós que fazemos a vida Como der ou puder ou quiser Sempre desejada

Por mais que esteja errada Mas ninguém quer a morte, Só saúde e sorte.

 

(Gonzaguinha)

 

Agora é sua vez!

Vimos o que o compositor pensa sobre a vida. Ora é maravilha, ora é sofrimento. Às vezes, é alegria ou lamento. E para você? Como é, ou como deveria ser, a vida? Escreva um poema com 4 ESTROFES, não é obrigatório ter rima. Apenas expresse por meio de um poema seus sentimentos sobre a vida, sobre esse momento que estamos vivendo hoje, tantas mortes, sem poder sair de casa nos unirmos com os amigos. Lembre apenas de seguir a estrutura de um poema, estrofes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário