ESCOLA DALVA PONTES
DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E
ALUNOS CONECTADOS
HISTÓRIA-SEMANA 14 A 18 DE SETEMBRO
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
CAPÍTULO 11: SEGUNDO REINADO POLÍTICA, ECONOMIA E GUERRA
(páginas 178 a 195).
COMPONENTE CURRICULAR: História
UNIDADES TEMÁTICAS: O
BRASIL NO SÉCULO XIX.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I)
O BRASIL DO SEGUNDO REINADO: POÍTICA E ECONOMIA.
·
A LEI DE TERRAS E SEUS DESDDOBRAMENTOS NA
POLÍTICA;
·
TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS: A GUERRA DO PARAGUAI.
HABILIDADE: (EF08HI17) Relacionar as transformações
territoriais, em razão de questões de fronteiras, com tensões e conflitos
durante o império.
(EF08HI18) Identificar as questões internas sobre a atuação
do Brasil na guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.
ALUNO: _______________________________________ TURMA:
________
PROFESSORA: FRANCIANE SALES
1) Quais foram os dois grandes partidos
políticos do império brasileiro?
2) Qual o objetivo da Lei de
interpretação do ato Adicional (1840)?
3) Quais eram os interesses do Partido
liberal e do Partido Conservador?
4) O que foram as eleições do cacete?
5) Onde ocorreu a revolução Praieira?
6) Quem redigiu o Manifesto ao Mundo
(1849)?
7) O que foi a Praieira?
8) O que o poder Moderador permitia?
9) Além da riqueza vinda do café quais
os dois outros elementos que contribuíram para o progresso do Império
brasileiro?
10) O que foi a Bill Aberdeen e que país
aprovou?
11) Diferencie a Lei Eusébio de Queiros
da lei de Terras.
12) Explique o tráfico interprovincial.
13) Qual o conflito mais grave da América
do Sul (1864-1870)?
14) O que os países envolvidos nesse
conflito disputavam?
15) Fale sobre as consequências da Guerra
do Paraguai.
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