Olá,
pessoal! Na semana passada, nós iniciamos e compartilhamos conhecimento sobre o
resumo, e, a partir disso, percebemos os elementos que compõem o gênero.
A
atividade dessa semana continuaremos a falar sobre ele. Animados?
Para começarmos, entre nesse link, mas NÃO
leia-o ainda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XXpuzebe43HCXKXtQBPpa7ZYXVRMtn6SXGsNWEAYpqKwjmrxn5Mt5qTY6SHN/texto-para-impressao-eu-sou-malala-lpo8-05sqa03.pdf
Como
você viu, trata-se de um texto com o título “Eu sou Malala”.
1)
Antes de você ler, procure essas três palavras no
texto: manipulado, terça-feira e possibilidade. Agora copie no caderno as
frases que contém as palavras, sublinhando as três, para demonstrar que você as
achou.
2)
Agora reflita:
a)
é
possível encontrar palavras em um texto sem a leitura dele por completo?
b)
Dar
para você imaginar sobre o que o texto trata sem lê-lo, apenas através das
palavras manipulado, terça-feira e possibilidade?
c)
Agora
procure essas três palavras: Malala, livro e ativista e copie no caderno
novamente as frases, sublinhando as palavras pedidas no texto.
d)
Através
das três palavras que você encontrou no ítem C, você consegue imaginar melhor
agora do que pode se tratar o texto?
Como
provavelmente você percebeu, existe uma diferença entre sublinhar palavras aleatórias
de um texto e outra sublinhar palavras que são as informações principais dele,
ajudando a ter uma ideia do que pode se tratar o texto antes mesmo de lê-lo por
completo. O resumo ele faz isso, as partes grifadas devem ser suficientes para
retomar na memória o que foi lido. Logo, sublinhar pressupõe saber selecionar
as principais e mais importantes informações de um texto.
Agora
sim chegou a hora de ler o texto por completo. Clique no link novamente lá em
cima para ler.
Após a leitura, entre nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5DyaRHeDzJzzZFrgRJpHGp8U9zxnyyq2t3uYzqwxRmjHDwz2kvDYypESsMmG/resolucao-da-atividade-eu-sou-malala-sublinhado-lpo8-05sqa03.pdf
Perceba que é o mesmo texto “Eu sou
Malala”, mas ele encontra-se sublinhado em algumas partes.
3) Observe as partes
sublinhas e comente:
a)
Você
acha que quem sublinhou essas palavras soube selecionar as ideias mais
importantes e principais do texto? Justifique.
b)
Se
você apenas tivesse lido as partes sublinhadas, teria compreendido o assunto do
texto? Por quê?
4) Agora é sua chance de mostrar que sabe selecionar/escolher o que for de maior relevância na história de Malala através deste texto. Sublinhe frases e/ou palavras que você acredita que são essenciais para um bom entendimento do texto, de forma que não perca o sentido dele e você consiga passar as informações para um leitor que leria apenas essas partes sublinhadas. Copie no caderno.
Leia o texto abaixo.
Porquinho-da-índia
Quando eu tinha seis
anos
Ele não gostava:
Ganhei um porquinho-da-índia. Que dor de cabeça me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo
dofogão!
Levava
ele pra sala Pra os lugares mais limpinhos
Queria era estar debaixo do fogão. Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
– O
meu porquinho-da-índia foi a minha
primeira namorada
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem & Estrela da
manhã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
1. O uso do diminutivo em
“porquinho”, “bichinho” e “ternurinha” indica
a)
carinho.
b)
empolgação.
c)
ironia.
d) tristeza.
Leia o texto a seguir.
O mágico errado
Arquibaldo era um mágico. Exatamente. Um homem capaz de realizar
maravilhas. Ou de maravilhar outras pessoas, se preferir. Mas havia um
probleminha. E probleminha é modo de dizer, porque ele achava um proble-mão.
Arquibaldo era um mágico diferente. Um mágico às avessas, sei lá como dizer.
Esse era o problema de Arquibaldo. Ele não sabia. Não conseguia, por mais
que se concentrasse. Ele tirava bichos da cartola e do lenço. Era capaz de
passar o dia inteirinho tirando bichos. Mas, se falasse: “Vou tirar...” Pronto!
Tirava tudo que era bicho, menos o bicho anunciado. Por isso, andava tristonho
da vida.
Arquibaldo recordava-se dos espetáculos no circo. Embora preferisse nem
lembrar. O apresentador apresentava com ar solene e voz emocionada.
— E agora, com vocês,
Ar-qui-bal-do, o maior mágico do mundo!
GALDINO, Luiz. O mágico errado. São Paulo: FTD, 1996. Adaptado.
Fonte: SARESP, 2010.
2. “E agora, com vocês, Ar-qui-bal-do, o maior mágico do mundo”.
a)
A palavra destacada foi escrita dessa forma para
b)
explicar a pronúncia correta do nome do mágico.
c)
imitar a forma como o apresentador apresentou o mágico.
d)
indicar o perigo da mágica para os espectadores.
e)
reforçar a importância do mágico para o espetáculo.
Observe a tirinha abaixo.
Fonte: https://www.humorcomciencia.com/blog/baseado-em-fatos-reais/.
Acesso em 22 ago 2019.
Adaptado.
3. A repetição da letra “S” no
primeiro quadrinho representa
a)
a oração do homem.
b)
o digitar das letras.
c)
o ronco do homem.
d)
o som do computador
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