10 novembro, 2020

8º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - 23ª SEMANA - (A/B/C/D)

 

Olá, pessoal! Na semana passada, nós iniciamos e compartilhamos conhecimento sobre o resumo, e, a partir disso, percebemos os elementos que compõem o gênero.

 

A atividade dessa semana continuaremos a falar sobre ele. Animados?

 

 

Para começarmos, entre nesse link, mas NÃO leia-o ainda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XXpuzebe43HCXKXtQBPpa7ZYXVRMtn6SXGsNWEAYpqKwjmrxn5Mt5qTY6SHN/texto-para-impressao-eu-sou-malala-lpo8-05sqa03.pdf

 

 

Como você viu, trata-se de um texto com o título “Eu sou Malala”.

 

1)      Antes de você ler, procure essas três palavras no texto: manipulado, terça-feira e possibilidade. Agora copie no caderno as frases que contém as palavras, sublinhando as três, para demonstrar que você as achou.

 

2)      Agora reflita:

a)      é possível encontrar palavras em um texto sem a leitura dele por completo?

b)      Dar para você imaginar sobre o que o texto trata sem lê-lo, apenas através das palavras manipulado, terça-feira e possibilidade?

c)      Agora procure essas três palavras: Malala, livro e ativista e copie no caderno novamente as frases, sublinhando as palavras pedidas no texto.

d)      Através das três palavras que você encontrou no ítem C, você consegue imaginar melhor agora do que pode se tratar o texto?

 

Como provavelmente você percebeu, existe uma diferença entre sublinhar palavras aleatórias de um texto e outra sublinhar palavras que são as informações principais dele, ajudando a ter uma ideia do que pode se tratar o texto antes mesmo de lê-lo por completo. O resumo ele faz isso, as partes grifadas devem ser suficientes para retomar na memória o que foi lido. Logo, sublinhar pressupõe saber selecionar as principais e mais importantes informações de um texto.

 

Agora sim chegou a hora de ler o texto por completo. Clique no link novamente lá em cima para ler.

 

Após a leitura, entre nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5DyaRHeDzJzzZFrgRJpHGp8U9zxnyyq2t3uYzqwxRmjHDwz2kvDYypESsMmG/resolucao-da-atividade-eu-sou-malala-sublinhado-lpo8-05sqa03.pdf

 

Perceba que é o mesmo texto “Eu sou Malala”, mas ele encontra-se sublinhado em algumas partes.


3) Observe as partes sublinhas e comente:

 

a)      Você acha que quem sublinhou essas palavras soube selecionar as ideias mais importantes e principais do texto? Justifique.

 

b)      Se você apenas tivesse lido as partes sublinhadas, teria compreendido o assunto do texto? Por quê?

 

4) Agora é sua chance de mostrar que sabe selecionar/escolher o que for de maior relevância na história de Malala através deste texto. Sublinhe frases e/ou palavras que você acredita que são essenciais para um bom entendimento do texto, de forma que não perca o sentido dele e você consiga passar as informações para um leitor que leria apenas essas partes sublinhadas. Copie no caderno.


Leia o texto abaixo.

 


Porquinho-da-índia

Quando eu tinha seis anos


Ele não gostava:


Ganhei um porquinho-da-índia. Que dor de cabeça me dava Porque o bichinho só queria estar debaixo dofogão!

Levava ele pra sala Pra os lugares mais limpinhos


Queria era estar debaixo do fogão. Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...

– O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada


BANDEIRA, Manuel. Libertinagem & Estrela da manhã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

 

1.  O uso do diminutivo em “porquinho”, “bichinho” e “ternurinha” indica

 

a)    carinho.

 

b)    empolgação.

 

c)    ironia.

 

        d)    tristeza. 


Leia o texto a seguir.

 

O mágico errado

Arquibaldo era um mágico. Exatamente. Um homem capaz de realizar maravilhas. Ou de maravilhar outras pessoas, se preferir. Mas havia um probleminha. E probleminha é modo de dizer, porque ele achava um proble-mão. Arquibaldo era um mágico diferente. Um mágico às avessas, sei lá como dizer.

Esse era o problema de Arquibaldo. Ele não sabia. Não conseguia, por mais que se concentrasse. Ele tirava bichos da cartola e do lenço. Era capaz de passar o dia inteirinho tirando bichos. Mas, se falasse: “Vou tirar...” Pronto! Tirava tudo que era bicho, menos o bicho anunciado. Por isso, andava tristonho da vida.

Arquibaldo recordava-se dos espetáculos no circo. Embora preferisse nem lembrar. O apresentador apresentava com ar solene e voz emocionada.

— E agora, com vocês, Ar-qui-bal-do, o maior mágico do mundo!

 

GALDINO, Luiz. O mágico errado. São Paulo: FTD, 1996. Adaptado.

Fonte: SARESP, 2010.

 

 

 

2.  “E agora, com vocês, Ar-qui-bal-do, o maior mágico do mundo”.

 

a)    A palavra destacada foi escrita dessa forma para

 

b)    explicar a pronúncia correta do nome do mágico.

 

c)    imitar a forma como o apresentador apresentou o mágico.

 

d)    indicar o perigo da mágica para os espectadores.

 

e)    reforçar a importância do mágico para o espetáculo.


Observe a tirinha abaixo.



Fonte:  https://www.humorcomciencia.com/blog/baseado-em-fatos-reais/.

Acesso em 22 ago 2019. Adaptado.

 

 

 

3.  A repetição da letra “S” no primeiro quadrinho representa

 

a)    a oração do homem.

 

b)    o digitar das letras.

 

c)    o ronco do homem.

 

d)    o som do computador

 


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