EDUCAÇÃO FÍSICA – 4ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte
OBJETO DO CONHECIMENTO: Esportes de Rede/Parede
HABILIDADES:
(EF89EF04) (EF89EF06)
PARTE 1 - ATIVIDADE
TEÓRICA
Leitura:
Badminton
Vamos conhecer um pouco sobre um esporte
diferente – o badminton. Ele se parece um pouco com o tênis.
A diferença é que,
em vez da bolinha, usamos
uma peteca. Esse jogo acontece
em espaços fechados por causa do peso da peteca.
O badminton pode ser jogado
individualmente ou em duplas. Para que o jogo aconteça, precisamos de uma rede,
de uma peteca e de duas raquetes. Elas devem possuir um cabo fino e mais longo
do que as raquetes de tênis.
Esse esporte nasceu a partir de um jogo
chamado poona praticado na Índia. Foi levado para o continente europeu pelos
ingleses na própria Inglaterra.
Como todos os esportes, logo surgiu a
Federação Internacional de Badminton, em 1934, com nove países participando. Em
1992, o esporte estreou na Olimpíada de Barcelona, em 1995, foi incluído nos
Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata, na Argentina.
No Brasil o badminton começou a ser
praticado em 1988, com a criação das primeiras federações.
PARTE
2 - ATIVIDADE TEÓRICA
Responda:
1.
Quais os materiais usados no Badminton?
2.
Quais habilidades motoras
podem ser desenvolvidas no esporte Badminton?
3.
Qual o objetivo do jogo de Badminton?
4.
Citar 5 regras do Badminton.
5.
Quais os fundamentos básicos
do Badminton?
PARTE
3 - ATIVIDADE PRÁTICA
Material:
·
Peteca (Alternativas: bolinha de papel, bola de encher
bolinha de isopor,
etc.)
·
Raquete (Alternativas:
caderno, pedaço de papelão, pedaço de madeira,
etc.)
·
Rede (Alternativas: elástico,
corda, etc.)
·
Pode ser realizado no quintal,
jardim, sala e etc.
OBS:
Não havendo material para raquete, usar a mão.
Vídeo:
Para
esse jogo, cada dupla terá direito a apenas um toque para passar a peteca para
o outro lado. Essa regra já faz parte das regras do badminton. Com a dupla inicial realizem alguns passes com a peteca
e a raquete por cima da rede. Em seguida, iniciem um novo jogo, buscando os 15
pontos.
OBS: Caso o vídeo não seja possível o
vídeo explique com suas palavras qual a parte do badminton você achou mais
interessante? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário