21 junho, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 7ª SEMANA - PROF: MARCOS / MARIANE / LEONARDO - 8º ANOS


8º ano-  Anos Finais
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Portuguesa 7ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane
Objeto do conhecimento: Leitura/ Relação entre textos Aluno (a):

Habilidade: (EF89LP32) (EF69LP30)


Questão 1- Você já ouviu falar em documentário? Documentário é um gênero do cinema que tem como objetivo a apresentação de uma visão da realidade por meio da tela. Para isso, esse gênero utiliza-se de arquivos históricos, imagens, entrevistas com pessoas envolvidas e outros recursos, permitindo que ele seja construído ao longo do processo de sua produção e somente seja finalizado com a edição.


No primeiro momento da nossa atividade, você assistirá à um pequeno documentário com o título: “Eu, favela”. Antes de assistirmos responda à essas questões.


a)Você já tinha ouvido falar nesse documentário “eu, favela”?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 


 b)O que você imagina que o documentário vai tratar com base na leitura do título do documentário?

 ___________________________________________________________

___________________________________________________________
___________________________________________________________ 
 

c)O que é para você uma favela?

___________________________________________________________

___________________________________________________________
___________________________________________________________ 
 
d)Para você, quais são os aspectos positivos e negativos de morar em uma favela? Como a sociedade geralmente a pessoa que mora em uma favela?

___________________________________________________________

___________________________________________________________
___________________________________________________________ 




Acesse      agora      ao      documentário      “Eu,      favela”,      disponível      em:




 e)Você já conhecia o gênero documentário? Se sim, fale de algum que você já assistiu.

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 
 
f)O que geralmente assistimos em um documentário?

 ___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 
 

 g)Sobre o que trata o documentário “Eu, favela”?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 


h)Ele é um vídeo longo ou curto?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 


i)As informações parecem ser verídicas? Por quê?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 



j)Quais pessoas foram entrevistadas?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 
  

 k)Quais fatos históricos sobre a comunidade foram apresentados?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 


  
 l)Qual documento foi apresentado para contar sobre o início da favela?


___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 




Questão 2- Assista ao curta metragem “Vida Maria”, dirigido e produzido por Márcio Campos e disponível no site: https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4&t=333s, e repare nos seguintes aspectos:

 a)Onde se passa a história de “Vida Maria”? Que elementos do vídeo te ajudaram a descobrir isso?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 
 

b)Compare o início do filme ao seu final. O que há de comum e o que há de diferente entre essas partes do curta?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 



c)O vídeo tem duração de 8 minutos e 35 segundos, mas quanto tempo se passa na vida das personagens?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 



 d)No início do curta, a mãe diz: “Em vez de ficar perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”. Por que, para ela, desenhar o nome é perda de tempo?

____________________________________________________________
____________________________________________________________
___________________________________________________________ 



e)Porque o curta tem o título: “Vida Maria”? Que outro título poderia ser dado a ele?

___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________ 


Questão 3- Agora você vai fazer uma comparação entre os vídeos assistidos escrevendo a palavra “SIM” onde você encontrar as características presentes na pergunta da coluna, e “NÃO” onde você não encontrar as características presentes na coluna.




Pergunta
EU, FAVELA
VIDA MARIA
1. Apresenta fatos reais?


2. Apresenta personagens/ pessoas reais?


3. Fica claro para o leitor entender onde, quando e o que se passa na história?


4. O vídeo mostra documentos históricos?


5. Registra fatos/histórias de um determinado local ou grupo de pessoas?


6. O vídeo fala da pobreza da população?


7. A história trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano?


8. O vídeo consegue alcançar seu objetivo de convencer a quem assiste de uma história triste e conflituosa?


9. O vídeo está atrativo ao leitor e fácil de compreender?


10. Você gostou do vídeo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário