13 setembro, 2020

MATEMÁTICA - PROF: STÊNIO AGUIAR - 15ª SEMANA - 7º ANOS - TODOS

 MATEMÁTICA – SEMANA (14/09 A 18/09)

ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

UNIDADES TEMÁTICAS: Álgebra.

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

I)                    Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais;

II)                  Equações polinomiais do 1º grau.

 

HABILIDADES:

I)               (EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

II)             (EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:

Antes de iniciarmos a aula sobre grandezas diretamente e inversamente proporcionais vamos ver um assunto chamado de regra de três. Esse assunto sempre estará relacionado com os problemas das grandezas direta e inversamente proporcionais.

Regra de Três Simples e Composta:

A regra de três é um processo matemático para a resolução de muitos problemas que envolvem duas ou mais grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.

 

Nesse sentido, na regra de três simples, é necessário que três valores sejam apresentados, para que assim, descubra o quarto valor.

Em outras palavras, a regra de três permite descobrir um valor não identificado, por meio de outros três.

regra de três composta, por sua vez, permite descobrir um valor a partir de três ou mais valores conhecidos.

 

Grandezas Diretamente Proporcionais

 

Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, o aumento de uma implica no aumento da outra na mesma proporção.

 

 

Grandezas Inversamente Proporcionais

 

Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, o aumento de uma implica na redução da outra.

 

Exercícios Resolvidos Regra de Três Simples:

 

Exercício 1 (O professor resolve)

Para fazer o bolo de aniversário utilizamos 300 gramas de chocolate. No entanto, faremos 5 bolos. Qual a quantidade de chocolate que necessitaremos?

Inicialmente, é importante agrupar as grandezas da mesma espécie em duas colunas, a saber:

1 bolo

300 g

5 bolos

x

 

Nesse caso, é a nossa incógnita, ou seja, o quarto valor a ser descoberto. Feito isso, os valores serão multiplicados de cima para baixo no sentido contrário:

 

1x = 300 . 5
1x = 1500 g

 

Logo, para fazer os 5 bolos, precisaremos de 1500 g de chocolate ou 1,5 kg.


Note que se trata de um problema com grandezas diretamente proporcionais, ou seja, fazer mais quatro bolos, ao invés de um, aumentará proporcionalmente a quantidade de chocolate acrescentado nas receitas.

 

Exercício 2 (O professor resolve)

Para chegar em São Paulo, Lisa demora 3 horas numa velocidade de 80 km/h. Assim, quanto tempo seria necessário para realizar o mesmo percurso numa velocidade de 120 km/h?

Da mesma maneira, agrupa-se os dados correspondentes em duas colunas:

80 km/h

3 horas

120 km/h

x

 

Observe que ao aumentar a velocidade, o tempo do percurso diminuirá e, portanto, trata-se de grandezas inversamente proporcionais.

Em outras palavras, o aumento de uma grandeza, implicará na diminuição da outra. Diante disso, invertemos os termos da coluna para realizar a equação:

120 km/h

3 horas

80 km/h

x

 

120x = 240
x = 240/120
x = 2 horas

 

Logo, para fazer o mesmo trajeto aumentando a velocidade o tempo estimado será de 2 horas.

 

Exercício Resolvido Regra de Três Composta:

 

Exercício 1 (O professor resolve)

Para ler os 8 livros indicados pela professora para realizar o exame final, o estudante precisa estudar 6 horas durante 7 dias para atingir sua meta.

Porém, a data do exame foi antecipada e, portanto, ao invés de 7 dias para estudar, o estudante terá apenas 4 dias. Assim, quantas horas ele terá de estudar por dia, para se preparar para o exame?

Primeiramente, agruparemos numa tabela, os valores fornecidos acima:

Livros

Horas

Dias

8

6

7

8

x

4

 

Observe que ao diminuir o número de dias, será necessário aumentar o número de horas de estudo para a leitura dos 8 livros.

Portanto, trata-se de grandezas inversamente proporcionais e, por isso, inverte-se o valor dos dias para realizar a equação:

 

Livros

Horas

Dias

8

6

4

8

x

7

 

6/x = 8/8 . 4/7
6/x = 32/56 = 4/7
6/x = 4/7
4 x = 42
x = 42/4
x = 10,5 horas

 

Logo, o estudante precisará estudar 10,5 horas por dia, durante os 4 dias, a fim de realizar a leitura dos 8 livros indicados pela professora.

 

Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais:

Observem os vídeos a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=ZiHqfMn2nQY

https://www.youtube.com/watch?v=3cn7ADpfCok

https://www.youtube.com/watch?v=GbMoUkndanU

https://www.youtube.com/watch?v=GsgOLThZU2Q

https://www.youtube.com/watch?v=ozPo5fg1x7U


Observem esses exemplos resolvidos:

01.Qual é a velocidade de um automóvel que gasta duas horas em um percurso, sabendo que gastaria 6 horas nesse mesmo percurso se estivesse a 30 km/h?

a) 90 km/h

b) 60 km/h

c) 30 km/h

d) 20 km/h

e) 10 km/h

 

Resolução:

Para resolver esse problema, podemos usar a regra de três. Para tanto, é necessário construir uma proporção entre a velocidade do automóvel e o tempo gasto por ele no percurso. Essa proporção é:

2 =   x 
6     30

Observe que, aumentando a velocidade, o tempo gasto no percurso diminui, portanto, essas grandezas são inversamente proporcionais. Para encontrar a velocidade do automóvel, precisamos inverter uma das razões da proporção acima.

2 = 30
6     x

Aplicando a propriedade fundamental das proporções, teremos:

2x = 6·30

x = 180
       2

x = 90 km/h

02.Uma fábrica mantém jornadas de trabalho de 6 horas para seus funcionários e, com essa jornada, a produção mensal é de 160 mil produtos. Quantas horas diárias serão necessárias para elevar a produção para 240 mil produtos?

a) 2 horas

b) 4 horas

c) 5 horas

d) 9 horas

e) 12 horas

 

Resolução:

 

As grandezas são diretamente proporcionais, por isso, não é necessário inverter as razões para aplicar a propriedade fundamental das proporções. A proporção é:

160000 = 6
240000    x

160000x = 6·240000

160000x = 1440000
x = 1440000
      160000

x = 9

Serão necessárias 9 horas.

 

03.Enem-2012 Nos shopping centers, costumam existir parques com vários brinquedos e jogos. Os usuários colocam créditos em um cartão, que são descontados por cada período de tempo de uso dos jogos.

Dependendo da pontuação da criança no jogo, ela recebe um certo número de tíquetes para trocar por produtos nas lojas dos parques.

Suponha que o período de uso de um brinquedo em certo shopping custa R$ 3,00 e que uma bicicleta custa 9 200 tíquetes.

Para uma criança que recebe 20 tíquetes por período de tempo que joga, o valor, em reais, gasto com créditos para obter a quantidade de tíquetes para trocar pela bicicleta é

a) 153.

b) 460.

c) 1 218.

d) 1 380.

e) 3 066.

Resolução:

 

Utilize regra de três para descobrir quantos períodos de tempo a criança precisa jogar para conseguir 9200 tíquetes. Para tanto, lembre-se de que um período de tempo “está para” 20 tíquetes, assim como x períodos de tempo “estão para” 9200 tíquetes. Note que as grandezas são diretamente proporcionais, portanto:

   20   = 1 
 9200     x

20x = 9200

x = 9200
       20

x = 460

Sabendo que serão necessários 460 períodos de tempo e que cada um deles custa R$ 3,00, teremos:

460·3 = 1380

Serão necessários R$ 1380,00 para conseguir a bicicleta.

 

 

04.Três caminhões transportam 250 m3 de areia. Quantos caminhões iguais a esse serão necessários para transportar 7000 m3 de areia?

a) 30 caminhões.

b) 44 caminhões.

c) 60 caminhões.

d) 74 caminhões.

e) 84 caminhões.

 

Resolução:

O número de caminhões e a quantidade de areia possível de ser carregada são grandezas diretamente proporcionais. Portanto:

  250  =  3
 7000     x

250x = 3·7000

250x = 21000

x = 21000
       250

x = 84

Serão necessários 84 caminhões.

 

 05. Uma barra de metal com 1,5 metros de altura foi fincada no solo, e a sombra que pôde ser observada, produzida por essa barra, possui 4,5 metros. Qual é a altura do poste ao lado da barra de metal, sabendo que a sombra desse poste, nesse mesmo horário, mede 30 metros?

a) 10 metros

b) 20 metros

c) 30 metros

d) 45 metros

e) 15 metros

Resolução:

 

Quanto maior a altura da barra, maior será sua sobra, portanto, essas grandezas são diretamente proporcionais. Assim, teremos:

1,5 = 4,5
 x      30

4,5x = 1,5·30

4,5x = 45

x =  45 
      4,5

x = 10

O poste tem 10 metros de altura.

 

Atenção: Serão colocadas 10 questões sobre os assuntos abordados nesse material da qual se devem copiar os enunciados e os cálculos. Antes de resolver os exercícios deem uma olhada nas questões resolvidas acima.

Exercícios Propostos: (Aluno Resolve)

 

Questão 1:

Classifique as grandezas relacionadas a seguir em diretamente ou inversamente proporcional.

a) Consumo de combustível e quilômetros percorridos por um veículo.
b) Quantidade de tijolos e área de uma parede.
c) Desconto dado em um produto e o valor final pago.
d) Número de torneiras de mesma vazão e tempo para encher uma piscina.

 

Questão 2:

Pedro tem uma piscina em sua casa que mede 6 m de comprimento e comporta  30 000 litros de água. Seu irmão Antônio decide também construir uma piscina com a mesma largura e profundidade, mas com 8 m de comprimento. Quantos litros de água cabem na piscina de Antônio?

a) 10 000 L
b) 20 000 L
c) 30 000 L
d) 40 000 L

 

Questão 3:

Em uma lanchonete, seu Alcides prepara suco de morango todos os dias. Em 10 minutos e utilizando 4 liquidificadores, a lanchonete consegue preparar os sucos que os clientes pedem. Para diminuir o tempo de preparo, seu Alcides dobrou o número de liquidificadores. Quanto tempo levou para que os sucos ficassem prontos com os 8 liquidificadores funcionando?

a) 2 min
b) 3 min
c) 4 min
d) 5 min

 

Questão 4:

Para fazer 6 bengalas de pão, o padeiro utiliza 1.800 gramas de farinha. Quanto ele gasta para fazer 5 bengalas?

 

Questão 5:

Analise cada afirmação abaixo e diga se é diretamente ou inversamente proporcional:

a) A idade de uma pessoa e a massa de seu corpo:

b) A distância em que um carro a uma velocidade constante e o tempo de percurso:

c) A quantidade de pessoas para executar uma tarefa e o tempo para executá-la:

 

Questão 6:

Um trem com vagões transporta 720 pessoas. Para transportar 1.260 pessoas, quantos vagões seriam necessários?

 

Questão 7:

Uma doceira faz 300 docinhos em 90 minutos. Se ela dispuser de apenas 27 minutos, quantos docinhos conseguirá fazer?

 

Questão 8:

Um barco pesqueiro tem uma produção de 15 toneladas por viagem. Para uma produção de 90 toneladas, qual é o número necessário de viagens?

 

Questão 9:

d) A 60km/h faço o percurso entre duas cidades em duas horas. Trafegando a 80km qual o tempo estimado para percorrer este trajeto?

 

Questão 10:

Resolva os problemas matemáticos usando a regra de três simples:

a) Com 10 kg de trigo podemos fabricar 7kg de farinha. Quantos quilogramas de trigo são necessários para fabricar 28 kg de farinha?

b) Em um banco, contatou-se que um caixa leva, em média, 5 minutos para atender 3 clientes. Qual é o tempo que esse caixa vai levar para atender 36 clientes ?

c) Um automóvel gasta 24 litros de gasolina para percorrer 192 km. Quantos litros de gasolina gastará para percorrer 120 km ?

d) Uma torneira despeja 30 litros de água a cada 15 minutos. Quanto tempo levará para encher um reservatório de 4000 litros de volume?

e) Um relógio atrasa 3 minutos a cada 24 horas. Quantos minutos atrasará em 72 horas ?

f) Num mapa, a distância Rio-Bahia, que é de 1.600 km, está representada por 24 cm. A quantos centímetros corresponde, nesse mapa, a distância Brasília-Salvador, que é de 1200 km ?

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