MATEMÁTICA – SEMANA (08/09 A 11/09)
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADE TEMÁTICA: Números.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Fração e seus significados: como
parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
HABILIDADES:
(EF07MA08) Comparar e ordenar
frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão
e operador.
(EF07MA09) Utilizar, na resolução
de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para
expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou
três partes de outra grandeza.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
O QUE
É FRAÇÃO? TODOS OS TIPOS: PRÓPRIA, IMPRÓPRIA, APARENTE E MISTA
O
que é fração?
Fração é,
basicamente, uma representação das partes iguais de um todo. Isso
quer dizer que a fração determina a divisão de partes iguais sendo que cada uma
integra um número inteiro.
Para
exemplificar de forma mais didática, pense em uma pizza dividida em 6 partes
iguais. Cada fatia da pizza corresponde a 1/6 (um sexto), ou seja, se uma
pessoa come 3 fatias de pizza, ela estará comendo 3/6 (três sextos) da pizza.
Nas frações, o número que fica
embaixo – ou seja, aquele que representa o total – é chamado de denominador. Já
o número que fica em cima – que representa a porcentagem do todo – é chamado
de numerador.
Quais
os tipos de frações?
Agora que você já sabe o que é fração, deve entender
que há 4 tipos principais de frações. São elas:
1.
Fração própria
2.
Fração imprópria
3.
Fração aparente
4.
Fração mista
Veja quais as características de cada uma delas
abaixo.
1.
Fração própria
Fração
própria é toda aquela em que o numerador é menor que o denominador. Isso
significa que representa um número menor que
um inteiro. Como por exemplo: 2/8.
2.
Fração imprópria
São
frações em que o numerador é maior que o denominador. Isso significa
que representa um número maior que
um inteiro. Como por exemplo: 5/3.
3.
Fração aparente
São
frações em que o numerador é múltiplo do denominador, ou seja, representa
um número inteiro escrito em forma de fração.
Como por exemplo: 9/3 = 3.
4.Fração
mista
São frações constituídas por uma parte inteira e uma
fracionária, representada por números mistos. Como por exemplo: 1 2/5 (um
inteiro e dois quintos).
Tipos
de operações com fração
O
mais importante sobre as frações é saber como utilizá-las para fazer operações
matemáticas básicas, como adição, subtração, divisão e multiplicação.
Confira a seguir como fazer cada uma dessas operações:
Soma
de frações
Para fazer uma operação de adição entre frações, é necessário identificar se os denominadores das duas frações são iguais. Se forem, basta repetir o denominador e somar os numeradores.
Se os
denominadores forem diferentes, antes de somar deve-se transformar as frações
em frações equivalentes de mesmo denominador. Para isso, calculamos o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) entre os denominadores
das frações a serem somadas.
O
valor do MMC passa a ser o novo denominador das frações. Após isso, deve-se
dividir o MMC encontrado pelo denominador da fração e o resultado dessa
operação é multiplicado pelo numerador de cada fração e esse valor passará a
ser o novo numerador.
Subtração
de frações
A subtração de frações funciona da mesma forma que a adição, ou seja, é necessário verificar se os denominadores são iguais ou não. Se o denominador for igual, basta repetir o denominador e subtrair os numeradores.
Mas se
os denominadores forem diferentes, é necessário fazer o mesmo procedimento,
procurando o MMC para obter frações equivalentes de mesmo denominador. Após
esse procedimento podemos fazer a subtração normalmente.
Divisão
de frações
A
divisão de frações é feita multiplicando a primeira fração pelo inverso da segunda,
ou seja, inverte-se o numerador e o denominador da segunda fração.
Multiplicação
de frações
A
multiplicação de frações é feita multiplicando os numeradores entre si, bem
como seus denominadores.
Frações
equivalentes
As
frações equivalentes são frações que representam a mesma quantidade.
As frações 1/2, 2/4 e 4/8 são equivalentes, por exemplo. Para encontrar frações
equivalentes, é necessário multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo
número natural, diferente de zero.
Simplificação
de frações
A
simplificação de frações consiste em reduzir o numerador e o
denominador por meio da divisão pelo máximo divisor comum (MDC) aos
dois números. Uma fração está totalmente simplificada quando verificamos que
seus termos estão totalmente reduzidos a números que não possuem termos
divisíveis entre si. Quando isso acontece, ela é chamada de fração irredutível.
Comparação de Fração
As frações possuem o objetivo de representar partes de um
inteiro através de situações geométricas ou numéricas. Podemos comparar frações
utilizando a representação numérica através de algumas técnicas e propriedades.
Comparar significa analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se
elas são iguais.
1º situação:
Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente o valor dos numeradores.
Observe a comparação entre as frações .
Note que os denominadores são iguais, dessa forma, vamos
comparar os numeradores:
4 > 2 (quatro é maior que dois), então
Veja outra comparação envolvendo as frações
Os denominadores também são iguais, assim basta identificarmos qual dos numeradores é maior. Percebemos que 15 é maior que 7 (15 > 7), portanto
2ª
situação
Quando os denominadores são diferentes, devemos realizar
operações no intuito dos denominadores se tornarem iguais. Quando eles se
tornam iguais aplicamos as definições da 1ª situação. O processo que irá
transformar os denominadores em valores iguais é chamado de redução e consiste
em descobrir um número pelo qual iremos multiplicar os membros de uma fração
para que os denominadores assumam o mesmo valor. Observe:
As frações dadas possuem denominador 6
e 3, respectivamente. Vamos multiplicar os membros da 1ª equação por 3 e
multiplicar os membros da 2ª equação por 6.
Veja:
Note que , portanto .
Observe que multiplicamos os membros da
1ª equação pelo denominador da 2ª equação e os membros da 2ª equação pelo
denominador da 1ª equação.
Veja
mais um exemplo:
Vamos
comparar as frações
Vamos aplicar as reduções nas frações utilizando a regra prática já enunciada.
Observe que dessa forma temos que
Razão entre grandezas diferentes:
Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, como distância, tempo, massa etc. Uma razão é uma divisão ou o resultado de uma. A razão entre grandezas diferentes, portanto, é
uma divisão em que o numerador representa uma grandeza e o denominador representa outra grandeza
diferente da primeira. Com os resultados desse tipo de cálculo, podemos
observar alguns fenômenos, como quantos quilômetros podem ser percorridos com
apenas um litro de combustível.
Velocidade média:
A velocidade média é uma razão entre grandezas diferentes e é calculada pela divisão entre a distância percorrida (S) em quilômetros pelo tempo gasto no percurso (t) em horas.
V = S/t
A unidade de medida usada para velocidade média é o km/h (quilômetros por hora) e pode ser
interpretada da seguinte maneira: representa a quantidade de quilômetros que o
objeto foi capaz de percorrer durante uma hora.
Muitas vezes,
em vez de quilômetros, são usados metros. A unidade de medida de tempo para
metros é o segundo.
1º exemplo: Um veículo está em movimento e dirige-se aos
limites de uma cidade a 200 quilômetros de distância do ponto de partida.
Sabendo que foram gastas quatro horas no percurso, calcule a velocidade média
desse veículo.
Para esse
cálculo, basta dividir a distância percorrida
pelo tempo gasto. Observe:
V = 200
4
V = 50 km/h
Esse veículo percorre
50 quilômetros a cada hora de deslocamento.
2º exemplo: Um veículo está a 80 km/h e faz uma viagem de 560
quilômetros de distância. Quantas horas ele gastará para chegar ao seu destino?
Utilizando
a razão velocidade média e substituindo a velocidade e a distância
percorrida, teremos:
V = S
t
80 = 560
t
80t = 560
t = 560
80
t = 7 horas.
Consumo médio:
A razão consumo médio (C) é resultado da divisão do espaço percorrido (S) pela quantidade
de combustível (v) gasta no percurso.
C = S
v
A unidade de medida para o consumo médio é km/l (quilômetros
por litro) e representa a quantidade de quilômetros que podem ser percorridos
com um litro de combustível.
Exemplo: Uma família quer descobrir quanto gastará para
viajar de sua cidade até a praia. Sabendo que a distância é de 530 km, que o
carro que os levará tem um consumo médio de 15 km/l e que o litro da gasolina
custa aproximadamente R$ 3,00, calcule quanto será gasto apenas com gasolina.
Para resolver
esse problema, basta substituir os valores dados na razão consumo médio e, depois, multiplicar o resultado, que será
a quantidade de litros gastos na viagem pelo valor do litro de combustível.
Observe:
C = S
v
15 = 530
v
15v = 530
v = 530
15
v = 35,3
litros.
35,3·3,00 =
106,00
Serão gastos
R$ 106,00 de combustível.
Densidade
demográfica:
É a razão entre o número de habitantes de uma região
(hab) e a área (A), em quilômetros quadrados, dessa região.
D = hab
A
Essa razão é de extrema importância por oferecer um
valor proporcional da quantidade de habitantes das cidades.
Digamos, por exemplo, que a cidade A possui 10000 moradores em uma área total
de 1000 km2 e que a cidade B possui os mesmos 10000
moradores em um espaço de 100 km2. Qual das duas
cidades possui a situação mais crítica?
Observe que a
pergunta não especificou o que é situação crítica, mas é evidente que a cidade
que possui mais moradores dentro de um espaço menor precisa de maior atenção.
Por isso, pode ser considerada a que está em situação crítica. Sendo assim,
precisaremos encontrar apenas aquela que possui maior densidade demográfica.
DA = hab
A
DA = 10000
1000
DA = 10 hab/km2
DB = 10000
100
DB = 100 hab/km2
Logo, a cidade B é a que possui situação mais crítica.
ATIVIDADES
PROPOSTAS: ALUNO RESOLVE
Questão
1
Simplifique, se possível, as frações a seguir:
a) 2/8
b) 30/6
c) 20/8
d)102/200
e) 1/2
Questão
2
Se Maria
gastou em compras 1/3 de 1/4 de R$ 300, quanto sobrou desse total?
a) 25
b) 30
c) 35
d) 40
e) 45
Questão
3
Encontre o resultado dos cálculos
abaixo:
a)
b)
c)
Questão
4
As árvores de um parque estão dispostas de tal maneira que se
construíssemos uma linha entre a primeira árvore (A) de um trecho e a última
árvore (B) conseguiríamos visualizar que elas estão situadas à mesma distância
uma das outras.
De acordo com a imagem acima, que fração que representa a distância
entre a primeira e a segunda árvore?
a) 1/6
b) 2/6
c) 1/5
d) 2/5
Questão
5
Observe a barra de chocolate a seguir e responda: quantos
quadradinhos deve-se comer para consumir 5/6 da barra?
a) 15
b) 12
c) 14
d) 16
Questão
6
20 colegas de trabalho resolveram fazer uma aposta e premiar aqueles que
mais acertassem os resultados dos jogos de um campeonato de futebol.
Sabendo que cada pessoa contribuiu com 30 reais e que os prêmios seriam
distribuídos da seguinte forma:
·
1º primeiro colocado: 1/2 do valor arrecadado;
·
2º primeiro colocado: 1/3 do valor arrecadado;
·
3º primeiro colocado: recebe a quantia restante.
Quanto,
respectivamente, cada participante premiado recebeu?
a) R$ 350; R$ 150; R$ 100
b) R$ 300; R$ 200; R$ 100
c) R$ 400; R$ 150; R$ 50
d) R$ 250; R$ 200; R$ 150
Questão
7
Em uma disputa entre carros de corrida um
competidor estava a 2/7 de terminar a prova quando sofreu um acidente e
precisou abandoná-la. Sabendo que a competição foi realizada com 56 voltas no
autódromo, em que volta o competidor foi retirado da pista?
a) 16ª volta
b) 40ª volta
c) 32ª volta
d) 50ª volta
Questão
8
(ETEC/SP-2009) Tradicionalmente, os paulistas
costumam comer pizza nos finais de semana. A família de João, composta por ele,
sua esposa e seus filhos, comprou uma pizza tamanho gigante cortada em 20
pedaços iguais. Sabe-se que João comeu 3/12 e sua esposa comeu 2/5 e sobraram N
pedaços para seus filhos. O valor de N é?
a) 7
b) 8
c) 9
d) 10
e) 11
Questão
9
(Enem-2011) O pantanal é um dos mais valiosos
patrimônios naturais do Brasil. É a maior área úmida continental do planeta -
com aproximadamente 210 mil km2, sendo 140
mil km2 em território brasileiro, cobrindo parte dos
estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As chuvas fortes são comuns nessa
região. O equilíbrio desse ecossistema depende, basicamente, do fluxo de
entrada e saída de enchentes. As cheias chegam a cobrir até 2/3 da área
pantaneira. Durante o período chuvoso, a área alagada pelas enchentes pode
chegar a um valor aproximado de:
a) 91,3 mil km2
b) 93,3 mil km2
c) 140 mil km2
d) 152,1 mil km2
e) 233,3 mil km2
Questão
10
Com 12
litros de leite, quantas garrafas de 2/3 de litros poderão ser cheias?
a) 6 b) 7 c) 8 d) 9 e) 10
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