LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (19 a 23) DE OUTUBRO
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático.
HABILIDADE:
(EF69LP02) Analisar
e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios
e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a
perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias
semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do
anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros
em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e
produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
GÊNERO TEXTUAL: Textos publicitários (anúncios publicitários
e propagandas).
Aula 1
Os anúncios
publicitários normalmente apresentam as seguintes características:
·
Título: é composto de uma ou mais frases curtas e persuasivas;
·
Imagem: pode ser um desenho, uma montagem, uma fotografia, etc. Seu objetivo é
atrair e envolver o consumidor;
·
Corpo do texto: compreende o desenvolvimento da ideia sugerida pelo título, com
frases curtas e objetivas;
·
Identificação do produto ou marca: funciona como uma assinatura do anunciante;
·
Slogan: é uma frase, com ou sem verbo, que define um produto ou uma marca e
sempre acompanha seu nome. Em geral, aparece perto do logotipo ou do nome do
produto;
·
Logotipo: é um desenho que caracteriza uma empresa ou entidade qualquer.
Sugestão de vídeo aula :
https://www.youtube.com/watch?v=qHJsxJy_w5E
·
Com base na observação dos dois textos acima
responda:
1. Qual é a mensagem escrita?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. E a mensagem visual, ou seja, o que a imagem transmite?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Quem são os interlocutores da mensagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais são os
objetivos expostos nesse anúncio?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Que papel as imagens desempenham nos anúncios em
destaque? ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
6) O objetivo do anúncio é convencer o interlocutor a
consumir determinado produto, serviço ou até mesmo uma ideia ou um
comportamento. O que é anunciado nos textos?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
7) Quais são os
consumidores ou público-alvo dos anúncios citados?
___________________________________________________________________
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Aula 2
ATIVIDADE I
Caro aluno,
a Língua Portuguesa pode ser usada para diferentes formas de comunicação,
dependendo dos diversos contextos e também dos variados interlocutores
presentes no ato comunicativo. Dessa forma, podemos afirmar que todas as
línguas passam por um processo de variação, ou seja, apesar dos falantes de um
determinado lugar utilizarem o mesmo idioma, esse uso se modifica no processo
de interação social. Cada um desses modos de falar recebe o nome de variedade
linguística. A variação é condicionada por múltiplos fatores, como:
localização geográfica, classes sociais, faixas etárias, distanciamento
histórico-temporal, graus de escolarização, profissões, acesso às tecnologias
de informação, usos escritos e usos falados, etc. Nessa perspectiva, cada
variedade linguística revela sua própria lógica gramatical e serve perfeitamente
como recurso de interação e de integração social para seus falantes. Diante
disso, as várias possibilidades de uso da língua revelam a formação da
identidade individual e social e o patrimônio cultural de um país. Leia os
textos a seguir, refletindo sobre a variação linguística presente na
comunicação.
Leia os textos.
TEXTO I
Rio de Janeiro, 20 de novembro de
1904
Meu caro Nabuco,
Tão longe, em outro meio,
chegou-lhe a notícia da minha grande desgraça, e você expressou logo a sua simpatia por um telegrama. Foi-se
a melhor parte da minha vida, e aqui
estou só no mundo. Aqui me fico, por ora na mesma casa, no mesmo aposento, com
os mesmos adornos seus. Tudo me lembra a minha meiga Carolina. Como estou à
beira do eterno aposento, não gastarei muito tempo em recordá-la. Irei vê-la,
ela me esperará. Não posso, meu caro amigo, responder agora à sua carta de 8 de
outubro; recebi-a dias depois do falecimento de minha mulher, e você compreende
que apenas posso falar deste fundo golpe. Aceite este abraço do triste amigo
velho.
Machado de Assis
Fonte: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 de out.de
2019.
TEXTO 2
Fonte:
SOARES,N. Falecimento. 12 de out.
2019. Mensagem WhatsApp.
1. A principal variação linguística que diferencia os textos
I e II é a variação
a) geográfica, pois cada texto apresenta uma forma regional
da Língua Portuguesa, mostrando que os autores são de lugares diferentes do
Brasil.
b) histórica, pois os textos apresentam formas antigas e
atuais da Língua Portuguesa.
c) situacional, pois os textos apresentam situações
comunicativas diferentes, nas quais os interlocutores não têm o mesmo grau de
proximidade.
d) social, pois cada
foi escrito por pessoas de classes sociais diferentes.
Leia o texto a seguir.
E AÍ, GALERA,
CADÊ A PARADA LÁ PRA
GENTE ESTUDAR?!
2. Sobre as gírias, um tipo de variação linguística presente
na Língua Portuguesa, é correto afirmar que
a) é um processo
linguístico que só ocorre em determinadas regiões do país.
b) é utilizada somente por pessoas sem escolaridade.
c) são expressões que podem ser usadas em qualquer contexto
comunicativo.
d) são expressões utilizadas nas relações informais entre os
falantes.
ATIVIDADE II
Caro aluno, toda produção verbal apresenta um tema que está
relacionado ao assunto principal abordado no texto. Assim, ao desenvolver o
tema, o texto apresenta diversas informações que estão organizadas em uma
hierarquia, composta por informações principais e informações secundárias. As
informações principais são aquelas que compõem o tema central do texto e que
são responsáveis pela compreensão da mensagem que está sendo transmitida, ou
seja, são informações essenciais. Já as informações secundárias são aquelas
que, embora estejam relacionadas ao tema, não são essenciais e, portanto, não
comprometem a compreensão do assunto. Diferenciar esses tipos de informações em
um texto, é uma habilidade que você deve desenvolver para compreender de forma
adequada o tema e o propósito comunicativo de um texto. Leia os textos a seguir
e exercite essa habilidade tão importante para a competência leitora.
Leia o texto.
Escolas off-line têm desempenho inferior Levantamento feito
pelo Ministério da Educação (MEC) descobriu que as escolas que usam
computadores sem conexão com a Internet não ganham em desempenho. Ao contrário,
chegam a ter piores notas médias em provas oficiais. O estudo foi feito tomando
por base as notas obtidas por alunos brasileiros de 4ª série no Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb). A conclusão do trabalho é que o acesso à
rede mundial melhora os resultados dos estudantes em 5,5 pontos.
NOVA ESCOLA. São Paulo: Abril. n. 208. dezembro, 2008.
(Adaptado).
3) A informação principal desse texto é
a) a educação brasileira funciona sem tecnologia.
b) o MEC pesquisou o desempenho de alunos de 4ª série.
c) o aluno com acesso à rede mundial tem melhores
resultados.
d) o estudo foi feito com base nas notas dos alunos no Saeb.
Leia o texto a seguir.
PELO EXEMPLO
Falar do meio ambiente não é só
falar de árvores, plantas, animais, da poluição do ar e da água... Falar em
meio ambiente é também falar de crianças e seu comportamento.
Você já parou para pensar que
somos exemplos para elas? Principalmente se você tem uma criança em casa, você
se torna um espelho. Se fosse só o batom, que a menina, desde cedo, ensaia
usar, ou a gravata e os sapatos, que o menino teima em pegar emprestado, tudo
bem – estes são hábitos saudáveis e que revelam que você é um modelo para
aquele ser que está sob seus cuidados.
Mas e os hábitos que não são
saudáveis? Você, como pai ou responsável, obedece sempre o sinal vermelho, a
velocidade estabelecida para a rua? Você cede a sua vez? Você separa os
resíduos em casa, recicláveis dos não-recicláveis? Você substituiu as lâmpadas
tradicionais por fluorescentes ou por lâmpadas do tipo “led” e explica esse
gesto para sua criança?
Pois saiba que cada pequeno gesto
seu não passará despercebido por ela. Os pequenos, inclusive, nos corrigem ou
nos chamam a atenção!
Marilusa Colombo, bióloga. Seleções
Reader’s Digest. Outubro 2010 p. 29.
4) Em relação ao tema, a informação principal do texto
refere-se ao fato de que
a) as crianças percebem cada pequeno gesto dos pais.
b) as lâmpadas tradicionais devem ser substituídas.
c) os resíduos caseiros devem ser separados.
d) os sinais de trânsito devem ser obedecidos.
Leia o texto.
Aprecio muito a revista, que
trata os mais variados temas com clareza e objetividade. Vim apenas fazer uma
observação em relação à edição de maio, na qual se vê a cabeça de Vênus, da
famosa obra do pintor Sandro Botticelli, transplantada para um corpo com
sobrepeso, na matéria sobre cirurgia bariátrica. O resultado da “colagem”
parece trazer um humor ácido, que não costumo observar nas demais ilustrações.
Achei inadequada, em se tratando do público-alvo.
MONTEIRO.
T. Um espaço para críticas. In: Saúde é Vital. Ed. Abril. Agosto de 2019.
5) Nesta carta do leitor, uma das informações secundárias é
a) a crítica ao uso da imagem de Vênus em uma ilustração
sobre obesidade.
b) a referência ao mês da edição, que está sendo criticada
pelo leitor.
c) a referência à obra Vênus, do pintor Sandro Botticelli.
d) o elogio do leitor à revista, que é muito apreciada pelo
leitor.
ATIVIDADE III
Caro aluno, considerando que a coerência é a lógica entre as
ideias, podemos afirmar que as informações presentes no texto estão
interligadas entre si com o objetivo de levar o leitor a compreender a mensagem
apresentada no texto. Assim, as informações relacionam-se de diferentes maneiras
como, por exemplo, a relação de causa e consequência, na qual identificamos um
fato que gera consequências ou vice-versa. Assim, é importante que você seja
capaz de identificar o motivo pelo qual os fatos são apresentados no texto, ou
seja, você deve ser capaz de estabelecer relações entre as diversas partes que
compõem um texto, averiguando as relações de causa e efeito, problema e
solução, entre outros. Leia o texto e verifique sua capacidade de relacionar
informações e interpretar textos verbais.
Leia o texto.
Arte em cada grão Francisco Rodrigues cria há 35 anos
paisagens e figuras feitas com areia colorida colocada em recipientes de vidro.
Mesmo trabalhando em outras atividades, nunca deixou de produzir suas garrafas
com areia colorida. De acordo com o artesão, os últimos cinco anos têm sido de
queda nas vendas. Antes desse período, era possível faturar uma média de R$ 3
mil por mês. Hoje, esse valor fica próximo de um salário mínimo. O artesão diz
que sentiu o número de vendas cair ainda mais após o aumento das taxas de
despacho de bagagens nos aeroportos. "O turista só leva produtos pequenos
porque aumenta muito a despesa deles", justifica.
Fonte: https://www.opovo.com.br/. Acesso em 31 de mar.
2020
6. De acordo com o artesão, a queda nas vendas foi causada
a) pela crise econômica.
b) pelo aumento das taxas de bagagens nos aeroportos.
c) pela queda no fluxo de turistas.
d) pela falta de matéria prima.
Leia o texto.
O s benefícios do café para a sua saúde
O hábito de tomar café, desde que
em doses moderadas não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário,
proporciona diversos benefícios. Entre os motivos está sua riqueza nutricional,
com destaque não apenas para a cafeína, mas também pela alta concentração de
antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, que prejudicam o
equilíbrio celular. Diferente de outras bebidas que contem cafeína, como chá
preto e refrigerantes à base de cola, o café tem diversas propriedades que
contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar, como acelerar o
metabolismo e queimar calorias, diminuir o risco de depressão, fortalecer a
memória e aliviar os sintomas do mal de Parkinson. A ingestão controlada da
bebida também fortalece o coração. Essa é a conclusão dos pesquisadores da
Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), que constataram que beber uma ou
duas xícaras de café diariamente pode ajudar a proteger contra a insuficiência
cardíaca em até 11%. Os benefícios protetores do café parecem atingir o pico no
consumo de 4 xícaras por dia e diminuem lentamente à medida que mais bebida é
consumida.
Disponível em: https://saude.abril.com.br. Acesso em 30
de jun. 2019
7. Quanto a relação entre café e insuficiência cardíaca é
correto afirmar que
a) o café faz bem ao coração mesmo sendo consumido
livremente.
b) o café consumido com moderação ajuda a prevenir a
insuficiência cardíaca.
c) o café traz mais malefícios que benefícios ao coração.
d) quem tem problemas cardíacos deve evitar o consumo de café.
Leia o texto.
A Guerra de Tróia A Guerra de Tróia é um episódio que
inspirou muitos livros e filmes. Tudo começou quando Éris jogou uma maçã de
ouro no meio do Olimpo na qual estava escrito: “Para a mais bela deusa. A
partir de então, iniciou-se uma ferrenha disputa entre Atena, Hera e Afrodite
pelo pomo dourado, na qual Páris, príncipe troiano, foi incumbido a decidir
para qual das deusas ficaria o fruto. Páris recebeu muitas promessas, mas
acabou escolhendo Afrodite, após ela lhe oferecer a mais bonita mulher do
mundo, Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta. Juntos, Páris e Helena
fugiram para Tróia. Enfurecido, o marido reuniu suas tropas e foi à Tróia em
busca de sua amada. Iniciou-se então uma sangrenta guerra que durou dez anos.
8. A disputa entre Afrodite, Hera e Atena teve como
consequência final
a) a fuga de Páris e Helena.
b) a guerra de Tróia.
c) a viagem de Menelau a Tróia.
d) o casamento de Páris e Helena.
ATIVIDADE IV
Caro aluno, durante o Ensino Fundamental, você aprendeu a
usar diferentes tipos de pontuação, associando cada notação a uma função
específica. A pontuação exerce um papel fundamental no desenvolvimento de um
texto, pois através das diferentes notações podemos estabelecer relações de
sentido entre as informações apresentadas. A pontuação não é meramente um
detalhe ou um “enfeite” para o texto escrito. Ela serve para dar coerência ao
texto, além de esclarecer para o leitor aquilo que o texto quer expressar. Leia
o texto e verifique como a pontuação pode ser importante para a compreensão
textual.
Leia o texto.
Sobre a liberdade
Quando falo de liberdade, é a
isso que estou me referindo: ao que nos diferencia das térmitas e das marés, de
tudo o que se move de modo necessário e inevitável. É certo que não podemos
fazer qualquer coisa que queiramos, mas também é certo que não somos obrigados
a querer fazer uma única coisa. Aqui convém fazer alguns esclarecimentos a
respeito da liberdade:
Primeiro: Não somos livres para
escolher o que nos acontece, mas livres para escolher a forma de agir ao que
nos acontece.
Segundo: Sermos livres para
tentar algo não significa consegui-lo infalivelmente. A liberdade (que consiste
em escolher dentro do possível) não é o mesmo que a onipotência (que seria
conseguir sempre o que se quer, mesmo parecendo impossível).
Terceiro: Há coisas que dependem
da minha vontade (e isso é ser livre), mas nem tudo depende de minha vontade,
pois no mundo há muitas outras vontades e muitas outras necessidades que não
controlo conforme meu gosto.
Quarto: Se eu não conhecer a mim
mesmo e ao mundo em que vivo. minha liberdade às vezes irá esbarrar com as
minhas necessidades. Mas nem por isso deixarei de ser livre...
SAVATER. Fernando. Ética para meu
filho. São Paulo: Martos Pontes. 1993. Adaptado.
9. No trecho "Aqui convém
fazer dois esclarecimentos a respeito da liberdade:" (linha 5), o uso dos
dois pontos introduz uma
a) enumeração de questões
envolvendo a liberdade.
b) explicação sobre o significado
da liberdade.
c) opinião sobre as vantagens da
liberdade.
d) resumo sobre os diferentes
tipos de liberdade.
Leia o texto.
O cavalo e o burro
O cavalo e o burro seguiam juntos
para a cidade. O cavalo contente da vida, folgando com uma carga de quatro
arrobas apenas, e o burro – coitado! gemendo sob o peso de oito. Em certo
ponto, o burro parou e disse:
– Não posso mais! Esta carga excede às minhas
forças e o remédio é repartirmos o peso irmãmente, seis arrobas para cada um.
O cavalo deu um pinote e
relinchou uma gargalhada.
– Ingênuo! Quer então que eu arque
com seis arrobas quando posso tão bem continuar com as quatro? Tenho cara de
tolo?
O burro gemeu:
– Egoísta, lembre-se que se eu morrer você
terá que seguir com a carga de quatro arrobas e mais a minha.
O cavalo pilheriou de novo e a
coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e
rebenta. Chegam os tropeiros [...] e sem demora arrumam com as oito arrobas do
burro sobre as quatro do cavalo egoísta. [...]
– Bem feito! exclamou o papagaio.
Quem mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro
egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso?
LOBATO, Monteiro. Disponível em:
https://peregrinacultural.wordpress.com/. Acesso em: 12 ago. 2014. Adaptado
Leia o trecho:
“O burro gemeu: – Egoísta, lembre-se que se eu morrer você
terá que seguir com a carga de quatro arrobas e mais a minha”.
10. Neste trecho, os dois-pontos foram utilizados para
a) anunciar a fala do burro.
b) inserir um comentário do narrador.
c) ironizar o sofrimento do burro.
d) oferecer uma explicação.
11. No trecho Em certo ponto, o burro parou e disse: – Não
posso mais!, o ponto de exclamação foi utilizado para expressar
a) admiração.
b) alegria.
c) indignação.
d) surpresa.
Gabarito
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GABARITO, COLEGA
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