19 outubro, 2020

9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 20ª SEMANA - PROF. LEONARDO

 

LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (19 a 23) DE OUTUBRO

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático.

HABILIDADE: (EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

GÊNERO TEXTUAL: Textos publicitários (anúncios publicitários e propagandas).

Aula 1

 Os anúncios publicitários normalmente apresentam as seguintes características:

· Título: é composto de uma ou mais frases curtas e persuasivas;

· Imagem: pode ser um desenho, uma montagem, uma fotografia, etc. Seu objetivo é atrair e envolver o consumidor;

· Corpo do texto: compreende o desenvolvimento da ideia sugerida pelo título, com frases curtas e objetivas;

· Identificação do produto ou marca: funciona como uma assinatura do anunciante;

· Slogan: é uma frase, com ou sem verbo, que define um produto ou uma marca e sempre acompanha seu nome. Em geral, aparece perto do logotipo ou do nome do produto;

· Logotipo: é um desenho que caracteriza uma empresa ou entidade qualquer.

 

Sugestão de vídeo aula :

https://www.youtube.com/watch?v=qHJsxJy_w5E

 



·         Com base na observação dos dois textos acima responda:

1. Qual é a mensagem escrita?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. E a mensagem visual, ou seja, o que a imagem transmite?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Quem são os interlocutores da mensagem?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 4. Quais são os objetivos expostos nesse anúncio?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 


 

5) Que papel as imagens desempenham nos anúncios em destaque? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

6) O objetivo do anúncio é convencer o interlocutor a consumir determinado produto, serviço ou até mesmo uma ideia ou um comportamento. O que é anunciado nos textos? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

 7) Quais são os consumidores ou público-alvo dos anúncios citados? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Aula 2

ATIVIDADE I

 

Caro aluno, a Língua Portuguesa pode ser usada para diferentes formas de comunicação, dependendo dos diversos contextos e também dos variados interlocutores presentes no ato comunicativo. Dessa forma, podemos afirmar que todas as línguas passam por um processo de variação, ou seja, apesar dos falantes de um determinado lugar utilizarem o mesmo idioma, esse uso se modifica no processo de interação social. Cada um desses modos de falar recebe o nome de variedade linguística. A variação é condicionada por múltiplos fatores, como: localização geográfica, classes sociais, faixas etárias, distanciamento histórico-temporal, graus de escolarização, profissões, acesso às tecnologias de informação, usos escritos e usos falados, etc. Nessa perspectiva, cada variedade linguística revela sua própria lógica gramatical e serve perfeitamente como recurso de interação e de integração social para seus falantes. Diante disso, as várias possibilidades de uso da língua revelam a formação da identidade individual e social e o patrimônio cultural de um país. Leia os textos a seguir, refletindo sobre a variação linguística presente na comunicação.

 

Leia os textos.

TEXTO I                                                                          

 

 

Rio de Janeiro, 20 de novembro de 1904

Meu caro Nabuco,

Tão longe, em outro meio, chegou-lhe a notícia da minha grande desgraça, e você expressou  logo a sua simpatia por um telegrama. Foi-se a melhor parte da minha vida,    e aqui estou só no mundo. Aqui me fico, por ora na mesma casa, no mesmo aposento, com os mesmos adornos seus. Tudo me lembra a minha meiga Carolina. Como estou à beira do eterno aposento, não gastarei muito tempo em recordá-la. Irei vê-la, ela me esperará. Não posso, meu caro amigo, responder agora à sua carta de 8 de outubro; recebi-a dias depois do falecimento de minha mulher, e você compreende que apenas posso falar deste fundo golpe. Aceite este abraço do triste amigo velho.

Machado de Assis

Fonte: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 de out.de 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO 2


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: SOARES,N. Falecimento. 12 de out. 2019. Mensagem WhatsApp.

1. A principal variação linguística que diferencia os textos I e II é a variação

a) geográfica, pois cada texto apresenta uma forma regional da Língua Portuguesa, mostrando que os autores são de lugares diferentes do Brasil.

b) histórica, pois os textos apresentam formas antigas e atuais da Língua Portuguesa.

c) situacional, pois os textos apresentam situações comunicativas diferentes, nas quais os interlocutores não têm o mesmo grau de proximidade.

 d) social, pois cada foi escrito por pessoas de classes sociais diferentes.  

 

Leia o texto a seguir.

 

E AÍ, GALERA,

CADÊ A PARADA LÁ PRA GENTE ESTUDAR?!

 

2. Sobre as gírias, um tipo de variação linguística presente na Língua Portuguesa, é correto afirmar que

 a) é um processo linguístico que só ocorre em determinadas regiões do país.

b) é utilizada somente por pessoas sem escolaridade.

c) são expressões que podem ser usadas em qualquer contexto comunicativo.

d) são expressões utilizadas nas relações informais entre os falantes.

 

 

ATIVIDADE II

Caro aluno, toda produção verbal apresenta um tema que está relacionado ao assunto principal abordado no texto. Assim, ao desenvolver o tema, o texto apresenta diversas informações que estão organizadas em uma hierarquia, composta por informações principais e informações secundárias. As informações principais são aquelas que compõem o tema central do texto e que são responsáveis pela compreensão da mensagem que está sendo transmitida, ou seja, são informações essenciais. Já as informações secundárias são aquelas que, embora estejam relacionadas ao tema, não são essenciais e, portanto, não comprometem a compreensão do assunto. Diferenciar esses tipos de informações em um texto, é uma habilidade que você deve desenvolver para compreender de forma adequada o tema e o propósito comunicativo de um texto. Leia os textos a seguir e exercite essa habilidade tão importante para a competência leitora.

 

Leia o texto.

Escolas off-line têm desempenho inferior Levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) descobriu que as escolas que usam computadores sem conexão com a Internet não ganham em desempenho. Ao contrário, chegam a ter piores notas médias em provas oficiais. O estudo foi feito tomando por base as notas obtidas por alunos brasileiros de 4ª série no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A conclusão do trabalho é que o acesso à rede mundial melhora os resultados dos estudantes em 5,5 pontos.

NOVA ESCOLA. São Paulo: Abril. n. 208. dezembro, 2008. (Adaptado).

3) A informação principal desse texto é

a) a educação brasileira funciona sem tecnologia.

b) o MEC pesquisou o desempenho de alunos de 4ª série.

c) o aluno com acesso à rede mundial tem melhores resultados.

d) o estudo foi feito com base nas notas dos alunos no Saeb.

 

Leia o texto a seguir.

PELO EXEMPLO

Falar do meio ambiente não é só falar de árvores, plantas, animais, da poluição do ar e da água... Falar em meio ambiente é também falar de crianças e seu comportamento.

Você já parou para pensar que somos exemplos para elas? Principalmente se você tem uma criança em casa, você se torna um espelho. Se fosse só o batom, que a menina, desde cedo, ensaia usar, ou a gravata e os sapatos, que o menino teima em pegar emprestado, tudo bem – estes são hábitos saudáveis e que revelam que você é um modelo para aquele ser que está sob seus cuidados.

Mas e os hábitos que não são saudáveis? Você, como pai ou responsável, obedece sempre o sinal vermelho, a velocidade estabelecida para a rua? Você cede a sua vez? Você separa os resíduos em casa, recicláveis dos não-recicláveis? Você substituiu as lâmpadas tradicionais por fluorescentes ou por lâmpadas do tipo “led” e explica esse gesto para sua criança?

Pois saiba que cada pequeno gesto seu não passará despercebido por ela. Os pequenos, inclusive, nos corrigem ou nos chamam a atenção!

Marilusa Colombo, bióloga. Seleções Reader’s Digest. Outubro 2010 p. 29.

4) Em relação ao tema, a informação principal do texto refere-se ao fato de que

a) as crianças percebem cada pequeno gesto dos pais.

b) as lâmpadas tradicionais devem ser substituídas.

c) os resíduos caseiros devem ser separados.

d) os sinais de trânsito devem ser obedecidos.

 

Leia o texto.

Aprecio muito a revista, que trata os mais variados temas com clareza e objetividade. Vim apenas fazer uma observação em relação à edição de maio, na qual se vê a cabeça de Vênus, da famosa obra do pintor Sandro Botticelli, transplantada para um corpo com sobrepeso, na matéria sobre cirurgia bariátrica. O resultado da “colagem” parece trazer um humor ácido, que não costumo observar nas demais ilustrações. Achei inadequada, em se tratando do público-alvo.

 MONTEIRO. T. Um espaço para críticas. In: Saúde é Vital. Ed. Abril. Agosto de 2019.

5) Nesta carta do leitor, uma das informações secundárias é

a) a crítica ao uso da imagem de Vênus em uma ilustração sobre obesidade.

b) a referência ao mês da edição, que está sendo criticada pelo leitor.

c) a referência à obra Vênus, do pintor Sandro Botticelli.

d) o elogio do leitor à revista, que é muito apreciada pelo leitor.

 

ATIVIDADE III

Caro aluno, considerando que a coerência é a lógica entre as ideias, podemos afirmar que as informações presentes no texto estão interligadas entre si com o objetivo de levar o leitor a compreender a mensagem apresentada no texto. Assim, as informações relacionam-se de diferentes maneiras como, por exemplo, a relação de causa e consequência, na qual identificamos um fato que gera consequências ou vice-versa. Assim, é importante que você seja capaz de identificar o motivo pelo qual os fatos são apresentados no texto, ou seja, você deve ser capaz de estabelecer relações entre as diversas partes que compõem um texto, averiguando as relações de causa e efeito, problema e solução, entre outros. Leia o texto e verifique sua capacidade de relacionar informações e interpretar textos verbais.

 

Leia o texto.

Arte em cada grão Francisco Rodrigues cria há 35 anos paisagens e figuras feitas com areia colorida colocada em recipientes de vidro. Mesmo trabalhando em outras atividades, nunca deixou de produzir suas garrafas com areia colorida. De acordo com o artesão, os últimos cinco anos têm sido de queda nas vendas. Antes desse período, era possível faturar uma média de R$ 3 mil por mês. Hoje, esse valor fica próximo de um salário mínimo. O artesão diz que sentiu o número de vendas cair ainda mais após o aumento das taxas de despacho de bagagens nos aeroportos. "O turista só leva produtos pequenos porque aumenta muito a despesa deles", justifica.

Fonte: https://www.opovo.com.br/. Acesso em 31 de mar. 2020

6. De acordo com o artesão, a queda nas vendas foi causada

a) pela crise econômica.

b) pelo aumento das taxas de bagagens nos aeroportos.

c) pela queda no fluxo de turistas.

d) pela falta de matéria prima.

 

Leia o texto.

O s benefícios do café para a sua saúde

O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios. Entre os motivos está sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, mas também pela alta concentração de antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular. Diferente de outras bebidas que contem cafeína, como chá preto e refrigerantes à base de cola, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar, como acelerar o metabolismo e queimar calorias, diminuir o risco de depressão, fortalecer a memória e aliviar os sintomas do mal de Parkinson. A ingestão controlada da bebida também fortalece o coração. Essa é a conclusão dos pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), que constataram que beber uma ou duas xícaras de café diariamente pode ajudar a proteger contra a insuficiência cardíaca em até 11%. Os benefícios protetores do café parecem atingir o pico no consumo de 4 xícaras por dia e diminuem lentamente à medida que mais bebida é consumida.

Disponível em: https://saude.abril.com.br. Acesso em 30 de jun. 2019

7. Quanto a relação entre café e insuficiência cardíaca é correto afirmar que

a) o café faz bem ao coração mesmo sendo consumido livremente.

b) o café consumido com moderação ajuda a prevenir a insuficiência cardíaca.

c) o café traz mais malefícios que benefícios ao coração.

d) quem tem problemas cardíacos deve evitar o consumo de café.

 

Leia o texto.

A Guerra de Tróia A Guerra de Tróia é um episódio que inspirou muitos livros e filmes. Tudo começou quando Éris jogou uma maçã de ouro no meio do Olimpo na qual estava escrito: “Para a mais bela deusa. A partir de então, iniciou-se uma ferrenha disputa entre Atena, Hera e Afrodite pelo pomo dourado, na qual Páris, príncipe troiano, foi incumbido a decidir para qual das deusas ficaria o fruto. Páris recebeu muitas promessas, mas acabou escolhendo Afrodite, após ela lhe oferecer a mais bonita mulher do mundo, Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta. Juntos, Páris e Helena fugiram para Tróia. Enfurecido, o marido reuniu suas tropas e foi à Tróia em busca de sua amada. Iniciou-se então uma sangrenta guerra que durou dez anos.

8. A disputa entre Afrodite, Hera e Atena teve como consequência final

a) a fuga de Páris e Helena.

b) a guerra de Tróia.

c) a viagem de Menelau a Tróia.

d) o casamento de Páris e Helena.

 

ATIVIDADE IV

Caro aluno, durante o Ensino Fundamental, você aprendeu a usar diferentes tipos de pontuação, associando cada notação a uma função específica. A pontuação exerce um papel fundamental no desenvolvimento de um texto, pois através das diferentes notações podemos estabelecer relações de sentido entre as informações apresentadas. A pontuação não é meramente um detalhe ou um “enfeite” para o texto escrito. Ela serve para dar coerência ao texto, além de esclarecer para o leitor aquilo que o texto quer expressar. Leia o texto e verifique como a pontuação pode ser importante para a compreensão textual.

Leia o texto.

Sobre a liberdade

Quando falo de liberdade, é a isso que estou me referindo: ao que nos diferencia das térmitas e das marés, de tudo o que se move de modo necessário e inevitável. É certo que não podemos fazer qualquer coisa que queiramos, mas também é certo que não somos obrigados a querer fazer uma única coisa. Aqui convém fazer alguns esclarecimentos a respeito da liberdade:

Primeiro: Não somos livres para escolher o que nos acontece, mas livres para escolher a forma de agir ao que nos acontece.

Segundo: Sermos livres para tentar algo não significa consegui-lo infalivelmente. A liberdade (que consiste em escolher dentro do possível) não é o mesmo que a onipotência (que seria conseguir sempre o que se quer, mesmo parecendo impossível).

Terceiro: Há coisas que dependem da minha vontade (e isso é ser livre), mas nem tudo depende de minha vontade, pois no mundo há muitas outras vontades e muitas outras necessidades que não controlo conforme meu gosto.

Quarto: Se eu não conhecer a mim mesmo e ao mundo em que vivo. minha liberdade às vezes irá esbarrar com as minhas necessidades. Mas nem por isso deixarei de ser livre...

SAVATER. Fernando. Ética para meu filho. São Paulo: Martos Pontes. 1993. Adaptado.

9. No trecho "Aqui convém fazer dois esclarecimentos a respeito da liberdade:" (linha 5), o uso dos dois pontos introduz uma

a) enumeração de questões envolvendo a liberdade.

b) explicação sobre o significado da liberdade.

c) opinião sobre as vantagens da liberdade.

d) resumo sobre os diferentes tipos de liberdade.

 

Leia o texto.

O cavalo e o burro

 

O cavalo e o burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro – coitado! gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse:

 – Não posso mais! Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso irmãmente, seis arrobas para cada um.

O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada.

– Ingênuo! Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso tão bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?

O burro gemeu:

 – Egoísta, lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga de quatro arrobas e mais a minha.

O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e rebenta. Chegam os tropeiros [...] e sem demora arrumam com as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta. [...]

– Bem feito! exclamou o papagaio. Quem mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso?

LOBATO, Monteiro. Disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/. Acesso em: 12 ago. 2014. Adaptado

Leia o trecho:

“O burro gemeu: – Egoísta, lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga de quatro arrobas e mais a minha”.

10. Neste trecho, os dois-pontos foram utilizados para

a) anunciar a fala do burro.

b) inserir um comentário do narrador.

c) ironizar o sofrimento do burro.

d) oferecer uma explicação.

 

11. No trecho Em certo ponto, o burro parou e disse: – Não posso mais!, o ponto de exclamação foi utilizado para expressar

a) admiração.

b) alegria.

c) indignação.

d) surpresa.

 

 

Gabarito

1

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9

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11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





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