Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
7º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 21ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção de Fluxo –
Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia
OBJETO DO CONHECIMENTO: Fontes e Tipos de Energia.
HABILIDADES:
(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e
não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou
cidades.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola:
______________________________________________________
7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Olá estudantes!! Hoje
vamos aprender sobre os tipos de fontes de energia renováveis e fontes de
energia não renováveis que existem. Para isso, acesse o link abaixo, assista ao
vídeo “Fontes de energias renováveis e não renováveis” e, em seguida, responda
as questões:
Link do Vídeo: https://youtu.be/nWj57Kf3sEo
Questão 1: Quais as fontes de energia renováveis que aparecem no vídeo?
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Questão 2: Quais as fontes de energia não renováveis que aparecem no vídeo?
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Questão 3: Agora, pense na região em que vive e responda: dentre as fontes de energia renováveis que aparecem no vídeo, quais as que são abundantes no estado do Ceará?
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Atividade 2
Agora, vamos estudar o
conceito das diferentes fontes de energia. Para isso, acesse o link abaixo,
leia o texto “Energia” e, em seguida, responda o que se pede:
Link do Texto: https://escola.britannica.com.br/artigo/energia/481228
Questão 1: O texto nos informa sobre os combustíveis fósseis, que resultam da decomposição dos vegetais por milhões de anos. Quais os principais combustiveis fósseis citados no texto?
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Questão 2: No texto são citados problemas causados pelo uso de combustíveis fósseis. Quais são esses problemas?
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Atividade 3
Quando estudamos, é
importante relacionar o que aprendemos com fatos do dia a dia, para que
possamos ter consciência da importância desses conhecimentos. Sendo assim, pesquise
livremente sobre “Fontes de Energia”, e responda a questão a seguir:
Questão 1: O Ceará é um estado privilegiado em que há Sol e ventos fortes em boa parte do ano. Além disso, encontra-se no litoral do Brasil, sendo banhado pelo Oceano Atlântico. Pelo que foi pesquisado, como se chamam os três tipos de energia que ocorrem em abundância no estado do Ceará?
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA
ANO: 7°ANO Nº DE AULA: 3°, 4° E 5° AULA DATA ___ /
___ / ___
HABILIDADE:
(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando
os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir
propostas individuais e coletivas para sua preservação.
Leia o texto.
Você sabe o que provoca
a destruição da camada de ozônio? Se ainda não sabe,
vamos descobrir agora! A camada de ozônio é uma espécie
de capa composta por gás ozônio
(O3), sendo
responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol
que atingem a Terra. Essa camada
é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse,
as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer
de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema
imunológico.A degradação da camada de ozônio é um dos grandes problemas da
atualidade. Esse fenômeno é conhecido como "buraco na camada de
ozônio", no entanto, não ocorre a formação de buracos e sim a rarefação dessa camada, que fica mais fina, permitindo que uma maior
quantidade de raios ultravioleta atinja a Terra. As atividades humanas têm
agravado esse processo, principalmente através das emissões de substâncias
químicas halogenadas artificiais, com destaque para os clorofluorcarbonos
(CFCs), principal poluente que destrói a camada de ozônio.
01- A radiação
ultravioleta (UV) do Sol, pode causar grandes danos aos seres humanos. Cite
duas doenças relacionadas a esse tipo de radiação ultravioleta.
a) O2
b) O3
c) CO2
d) CFCs
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