29 outubro, 2020

7º ANO CF CIÊNCIAS 21ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
7º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 21ª SEMANA
Prof. João Miranda

 ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia
OBJETO DO CONHECIMENTO: Fontes e Tipos de Energia.
HABILIDADES: (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
 IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola: ______________________________________________________
7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 Atividade 1

Olá estudantes!! Hoje vamos aprender sobre os tipos de fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis que existem. Para isso, acesse o link abaixo, assista ao vídeo “Fontes de energias renováveis e não renováveis” e, em seguida, responda as questões:

 Link do Vídeo: https://youtu.be/nWj57Kf3sEo

 Questão 1: Quais as fontes de energia renováveis que aparecem no vídeo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Questão 2: Quais as fontes de energia não renováveis que aparecem no vídeo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Questão 3: Agora, pense na região em que vive e responda: dentre as fontes de energia renováveis que aparecem no vídeo, quais as que são abundantes no estado do Ceará?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Atividade 2

Agora, vamos estudar o conceito das diferentes fontes de energia. Para isso, acesse o link abaixo, leia o texto “Energia” e, em seguida, responda o que se pede:

 Link do Texto: https://escola.britannica.com.br/artigo/energia/481228

 Questão 1: O texto nos informa sobre os combustíveis fósseis, que resultam da decomposição dos vegetais por milhões de anos. Quais os principais combustiveis fósseis citados no texto?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Questão 2: No texto são citados problemas causados pelo uso de combustíveis fósseis. Quais são esses problemas?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Atividade 3

Quando estudamos, é importante relacionar o que aprendemos com fatos do dia a dia, para que possamos ter consciência da importância desses conhecimentos. Sendo assim, pesquise livremente sobre “Fontes de Energia”, e responda a questão a seguir:

 Questão 1: O Ceará é um estado privilegiado em que há Sol e ventos fortes em boa parte do ano. Além disso, encontra-se no litoral do Brasil, sendo banhado pelo Oceano Atlântico. Pelo que foi pesquisado, como se chamam os três tipos de energia que ocorrem em abundância no estado do Ceará?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020

COMPONENTE CURRICULAR:      CIÊNCIAS DA NATUREZA

ANO: 7°ANO Nº DE AULA: 3°, 4° E 5° AULA DATA  ___  / ___ / ___

HABILIDADE: (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

 

Leia o texto.

 

Você sabe o que provoca a destruição da camada de ozônio? Se ainda não sabe, vamos descobrir agora! A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.A degradação da camada de ozônio é um dos grandes problemas da atualidade. Esse fenômeno é conhecido como "buraco na camada de ozônio", no entanto, não ocorre a formação de buracos e sim a rarefação dessa camada, que fica mais fina, permitindo que uma maior quantidade de raios ultravioleta atinja a Terra. As atividades humanas têm agravado esse processo, principalmente através das emissões de substâncias químicas halogenadas artificiais, com destaque para os clorofluorcarbonos (CFCs), principal poluente que destrói a camada de ozônio.

01- A radiação ultravioleta (UV) do Sol, pode causar grandes danos aos seres humanos. Cite duas doenças relacionadas a esse tipo de radiação ultravioleta.

 _________________________________________________________________________________________________________________________________________

 02-      Explique a importância da camada de ozônio para as plantas e os seres humanos.

 _________________________________________________________________________________________________________________________________________

 03-          Qual o gás poluente que diminui a camada de ozônio ao ser liberado na atmosfera que já foi produzido excessivamente nas indústrias em geladeiras, freezers e spray?

a)       O2

b)       O3

c)       CO2

d)       CFCs


Nenhum comentário:

Postar um comentário