15 outubro, 2020

EJA III E IV - EDUCAÇÃO FÍSICA - 19ª SEMANA - WILLIAN

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

(13.10.2020 a 16.10.2020)

Ano/Etapa: EJA III e IV

Componente Curricular: Educação Física

Objeto do Conhecimento: Práticas Corporais de Aventura Urbana – Lutas do Brasil.

Habilidades: (EF67 EF19);

 PARTE 1: Atividade teórica

 

Prática de artes marciais traz benefícios à saúde, mas requer cuidados. 

  A melhor maneira de se manter saudável é praticar atividades físicas regularmente, além de seguir uma alimentação balanceada. Hoje, uma técnica que tem sido muito procurada, por pessoas de todas as idades, são os exercícios de alto impacto, como as artes marciais, que se popularizaram e estão presentes na maioria das academias do país. No entanto, há o alerta de a modalidade, se não praticada com os devidos cuidados, poder acarretar lesões graves.

   Além de queimar calorias, as artes marciais são exercícios completos, que deixam o corpo forte e em boa forma. Como são treinos considerados "pesados" e que, também, envolvem contato corporal, é essencial estar bem equipado e protegido, para que o treinamento funcione corretamente e evite as possíveis lesões decorrentes do esporte.

  Qualquer atividade física pode ocasionar lesões ao praticante, desde pequenas dores musculares até torções e fraturas, chegando a casos mais graves e passíveis de cirurgia. As artes marciais são exercícios de grande impacto, em sua maioria, com altas cargas de treinamento e contato entre os praticantes, além de muitas quedas. Se não houver cuidado com o aquecimento, alongamento adequado, fortalecimento muscular e demais precauções necessárias durante os treinos, podem ocorrer dores e distensões musculares.

  As lesões decorrentes de esportes de contato, como o futebol e o basquete, são diferentes das ocasionadas por outras modalidades praticadas individualmente, como o jiu-jítsu e demais artes marciais, em que o contato físico aumenta o risco de contusão. As mais comuns são as entorses, também chamadas de torções, contusões, lesões, estiramentos e contraturas musculares.

 UFC e lesões

UFC é a sigla para Ultimate Fighting Championship, uma organização americana de artes marciais mistas ou MMA -Mixed Martial Arts. As lutas envolvem uma mistura de estilos, como jiu-jítsu, boxe, muay thay, entre outras. Uma das particularidades dos campeonatos de UFC é o ringue fechado de oito lados, chamado de octógono, onde os lutadores combatem em 3 assaltos, de 5 minutos cada. Em disputas de títulos, as lutas acontecem em 5 assaltos.

São frequentes as lesões nos treinos e lutas dessa modalidade. Por ser um esporte de alto impacto, há riscos de lesões simples, tais como hematomas e contusões. Já as lesões mais complexas ocorrem quando um chute acerta, por exemplo, uma articulação, podendo provocar luxações, rompimento de ligamentos ou, até mesmo, fraturas.

A prática de qualquer exercício físico é saudável e recomendada, porém deve ser levada com consciência. O atleta deve tomar todos os cuidados preventivos nos treinos pesados, conhecidos como "hardcore". O MMA ou UFC trazem o contato total do atleta com o adversário, aumentando riscos de lesões em diversas partes do corpo. Um treinamento adequado, com instrutores, é essencial para não forçar, desnecessariamente ou de maneira incorreta, articulações, músculos e tendões.

É preciso destacar a importância da avaliação cardiológica e ortopédica, antes do início de qualquer modalidade esportiva, além de exames periódicos, acompanhamento e orientação de um profissional de educação física.

PARTE 2: Atividade teórica - Responda

1-      O que são práticas corporais de aventura urbana?

 

2-      Cite 03 cuidados básicos que devemos ter antes de praticar esporte.

 

3-      Cite 02 cuidados que devem ser tomados na prática de lutas.

 

4-      Que tipos de golpes não devem ser aplicados em uma luta?

 

5-      Escolha um tipo de luta e descreva os equipamentos necessários para a realização da prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário