29 outubro, 2020

6º ano - Educação Física - 21ª semana - Felipe / Helder

 

Projeto Professores e Alunos Conectados

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais

OBJETO DO CONHECIMENTO: Lutas do Brasil

HABILIDADES: (EF67EF16)

26 a 30 de outubro de 2020

 

PARTE 1 - ATIVIDADE TEÓRICA

Leitura:

JIU JITSU

Jiu Jitsu é uma arte marcial de origem incerta. A tradução das palavras Jiu Jitsu é “arte versátil, suave”.

No Jiu Jitsu usa-se a força e o peso do adversário contra ele, sendo permitido, inclusive, lançar o adversário em queda. São utilizados golpes traumáticos e de defesa pessoal (saídas de gravata, contra-golpes, esquivas). Porém, a principal caracteristica da modalidade são os golpes que buscam imobilizar e neutralizar o adversário, através de golpes de articulação, como estrangulamentos e torções das articulações, como braço, tornozelo, etc. É permitido o uso dessas técnicas de luta de chão, com ambos deitados.

São proibidas atitudes como: atingir os órgãos genitais, morder, enfiar os dedos nos olhos, puxar cabelo, torcer dedos, etc.

As faixas do jiu-jitsu

Os estilos mais tradicionais do ensino do jiu-jitsu adotam o chamado método menkyo para classificar as graduações dos lutadores. Tal método para dividir os aprendizes de acordo com seu desempenho se baseia na seguinte sequência de cores:

Branca

Cinza

Amarela

Laranja

Verde

Azul

Roxa

Marrom

Preta

Coral

Vermelha

Os movimentos do jiu-jitsu

·         Projeção ou queda: É qualquer desequilíbrio causado ao oponente que o leve ao chão.

·         Passagem de guarda: É quando o lutador se encontra em cima do adversário, estando entre suas pernas, e passa para o lado do adversário, ficando em posição transversal e mantendo-o dominado.

·         Joelho na barriga: É quando um lutador está por cima de seu adversário e põe o joelho sobre sua barriga, imobilizando-o.

·         Montada: É quando o lutador monta em seu adversário tendo seus joelhos e seus pés no solo Pegada pelas costas: Movimento em que o lutador pega seu adversário pelas costas utilizando os pés.

·         Raspagem: Movimento em que o lutador está por baixo, com o adversário entre suas pernas, e consegue inverter as posições.

 

As regras do jiu-jistu

·         As lutas são fiscalizadas por um árbitro.

·         A duração de cada luta depende de uma série de fatores, sendo os principais a faixa etária em que os lutadores se encontram e a faixa usada por eles.

·         Ao longo da luta, o participante pode ganhar ou perder pontos de acordo com o que executar. As punições podem acarretar a perda de 1, 2, 3 ou 4 pontos, de acordo com sua gravidade. As vantagens são igualmente variáveis. Quanto aos movimentos, o participante pode ganhar 2 pontos por queda, raspagem e joelho na barriga; 3 pontos por passagem de guarda e 4 pontos por montada e pegada pelas costas.

·         O vencedor da luta é aquele que, ao final da partida, obtiver a maior soma final.

 

PARTE 2 - ATIVIDADE TEÓRICA

Responda:

1.    Hoje, as lutas tem se transformado em práticas esportivas. A comercialização e o interesse da mídia trazem um novo conceito para essa prática corporal: a luta-espetáculo. E, assim, os atletas passam a ser os atores de uma programação diferenciada. Os filmes de ficção, que apresentam cenas de lutas, são substituído por lutas de verdade. O que você acha desse novo posicionamento das práticas esportivas? Será que a filosofia das lutas está sendo deixada de lado? Agora é com você! Registre suas opiniões.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PARTE 3 - ATIVIDADE PRÁTICA

Jogo de oposição

Depois de conhecer um pouco da história do jiu-jitsu, vamos vivenciar um jogo de oposição. Nessa atividade é possível perceber que podemos praticar luta sem que os colegas se machuquem.

Forme dupla com alguém da sua família, marque uma área, fique de joelhos de frente um para o outro.

Com os braços esticados, una as palmas das mãos.

O objetivo é tentar desequilibrar seu oponente e, sem soltar as mãos, fazer com que ele deite no chão. Cada queda vale um. Marque um tempo e observe quem conseguiu fazer mais pontos.

IMAGEM DE EXEMPLO:

 

BOA ATIVIDADE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário