19 outubro, 2020

7º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - 20ª SEMANA - (A/B/C/D/CF)

 

LÍNGUA PORTUGUESA – 10ª SEMANA

SEMANA 20 (19/10/2020)

ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais 

 

Ciranda da Rosa Vermelha (Alceu Valença, Elba Ramalho) 


 

Teu beijo doce  

Tem sabor do mel da cana. 

Sou tua ama, tua escrava,  

Meu amor.

Sou tua cana, teu engenho, teu moinho;  

Tu és feito um passarinho  

Que se chama beija-flor. 

Sou tua cana, teu engenho, teu moinho;  

Tu és feito um passarinho  

Que se chama beija-flor. 

Sou rosa vermelha, Ai!  

Meu bem querer. 

Beija-flor, sou tua rosa  

E hei de amar-te até morrer.

Sou rosa vermelha,  

Ai! Meu bem querer. 

Beija-flor, sou tua rosa  

E hei de amar-te até morrer. 

Quando tu voas 

Prá beijar as outras flores,

Eu sinto dores,  

Um ciúme e um calor, 

Que toma o peito, o meu corpo  

E invade a alma. 

Só meu beija-flor acalma  

Tua escrava, meu senhor. 

Que toma o peito, o meu corpo  

E invade a alma. 

Só meu beija-flor acalma 

Tua escrava, meu senhor. 

Sou rosa vermelha  

Ai! Meu bem querer. 

Beija-flor, sou tua rosa  

E hei de amar-te até morrer. 

Sou rosa vermelha  

Ai! Meu bem querer. 

Beija-flor, sou tua rosa  

E hei de amar-te até morrer.

 

Se necessário, ouvir a música em:

https://www.youtube.com/watch?v=WKX84QR2W s4 Questões sobre a linguagem da música:

 

a)                  A linguagem do texto é conotativa ou denotativa? Explique:

________________________________________________ ________________________________________________

________________________________________________

 

b)                  Ela compara o beija-flor com o amado e ela com a flor. Qual figura de linguagem ele utiliza?

________________________________________________

________________________________________________

 

c)                  Qual a figura de linguagem utilizada na expressão ‘Sou tua cana, teu engenho, teu moinho’; explique o processo:

________________________________________________ ________________________________________________

________________________________________________


 


ATIVIDADE IV

nterpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

Caro aluno, alguns textos apresentam a linguagem verbal associada à linguagem não verbal, como, por exemplo, propagandas, tiras, charges, fotos, desenhos, esquemas, gráficos e tabelas. Estes textos, chamados de textos multimodais estão cada vez mais comuns em nossa sociedade e certamente você faz uso ou tem contato com eles, principalmente quando está na internet. Eles também estão nos outdoors, nas propagandas de TV, no rádio. Portanto, como a nossa sociedade está cada vez mais visual, é muito importante que você aprenda a interpretar este tipo de texto, relacionando os elementos visuais aos verbais. Para ficar mais claro, observe a questão a seguir.

Observe o cartum abaixo.



Disponível em: http://zelhumortotal.blogspot.com/2015/03/aguAcesso 27 julh.

1. Uma interpretação possível para esse cartum é que:

a) O homem representado não se importa com o planeta terra.

b) As pessoas não se deram conta da importância da agua.

c) Está acabando a agua dos reservatórios do Ceará.

d) Quase 100% da água do mundo acabou.


Observe a tirinha a seguir.



2. Na tirinha acima é possível identificar

a) crítica ao desmatamento desenfreado do meio ambiente

b) explicação da necessidade de se usar os recursos naturais.

c) incentivo ao uso dos recursos naturais para a construção de móveis

d) ironia em relação às pessoas que protegem a natureza


Observe a charge abaixo.




3. De acordo com a charge, o personagem que respondeu “eu dirijo” é:

a) a morte.

b) um folião disfarçado

c) um amigo fantasiado de morte

d) uma visão de bebado


ATIVIDADE V


Inferir uma informação implícita em um texto.

Caro aluno, como você já sabe, os textos apresentam algumas informações explícitas, que são facilmente identificadas a partir de uma leitura atenta do texto; outras informações, porém, necessitam de uma atenção maior, pois estão implícitas, ou seja, não estão claras, mas podem ser subentendidas. Muitas vezes, para efetuarmos uma leitura eficiente, é preciso ir além do que foi dito, ou seja, ler nas entrelinhas. Para compreender melhor observe a questão seguinte.

 

Leia o texto abaixo.

 

 

A mulher de neve

No Antigo Japão, morava um rapaz que, não tendo ainda encontrado a noiva ideal, vivia sozinho. Numa noite de inverno, durante uma tempestade de neve, ele escutou uma batida na porta; foi ver quem era e se deparou com uma jovem caída na soleira. Compassivo, levou-a para dentro. A moça logo recuperou a consciência, mas seu rosto continuou branco como a neve. Perdidamente apaixonado por sua estranha beleza, o rapaz lhe pediu que se casasse com ele.

Os dois jovens viveram felizes durante todo o inverno, porém, quando a primavera chegou e as neves começaram a derreter, a moça passou a definhar a olhos vistos. O marido pensou que talvez ela precisasse de um pouco de distração. Assim, resolveu organizar uma festa para comemorar a chegada da primavera e convidou todos os seus amigos.

Enquanto os convidados se regalavam na sala, o rapaz chamou a esposa, que tinha ido até a cozinha. Não obtendo resposta, foi procurá-la e não a encontrou em parte alguma. Tudo o que restara da jovem misteriosa era seu quimono, deixado numa poça de água diante do fogão.

Phillp, Neil. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1998.

 

 

GLOSSÁRIO:

Soleira: parte inferior do vão da porta, ao nível do piso, constituída por pedra, mármore ou peça de madeira quadrilonga. 

Compassivo: característica de quem se compadece, se emociona e tem vontade de ajudar alguém numa situação de tragédia, infortúnio; alguém que possui ou demonstra compaixão; que compartilha dos sofrimentos alheios. 


Definhar: consumir-se pouco a pouco; murchar, secar, tornar magro, enfraquecer.

Regalavam: brindavam, festejavam.

Quimono: tipo de vestimenta ou túnica longa, utilizada por homens e mulheres no Japão, geralmente, traspassada na frente e amarrada por uma faixa ou cinto.

1)  A moça passou a definhar a olhos vistos com a chegada da primavera porque ela

a)  era feita de neve, que começou a derreter.

b)  estava perdidamente apaixonada pelo rapaz.

c)  precisava de um pouco de distração.

d)  queria casar-se o quanto antes com o rapaz.

Leia o texto a seguir.

Você já teve um bode na sala?

Uma velhinha vivia sozinha em uma casa onde havia uma mesa, duas cadeiras e uma jarra numa prateleira.

O espaço não era suficiente para ela. Sentia-se apertada ali, por isso foi até um sábio para perguntar o que podia fazer.

Ele respondeu que a velha deveria trazer uma galinha para dentro de casa. Ela o fez, mas o espaço continuava pequeno.

A senhora voltou ao sábio com a mesma pergunta. Ele deu quase a mesma resposta, só que dessa vez, no lugar de uma galinha, quem devia entrar em casa era um bode.

Ela achou estranho, mas seguiu o conselho. Depois do bode vieram ainda um porco e uma vaca. Até que o sábio disse à velhinha para mandar toda a bicharada embora. Como antes, ela atendeu às palavras do sábio e, no mesmo instante, a casa ficou grande como nunca!

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1152637-voce-ja-teve um-bode-na- sala.shtml>. Acesso em: 19 set. 2012. Fragmento.

2)  Por que a casa ficou grande como nunca quando a velhinha mandou os bichos embora?




Leia o texto a seguir.

O Astronauta Jean


Em um futuro não muito distante, no ano de 2030, cientistas brasileiros descobrem um novo planeta. Isso até que não é surpreendente, porque há anos pesquisadores já desconfiavam da possibilidade de outros lugares habitáveis no universo. Mais perto da Lua do que da Terra, surgiu um novo lugar: o planeta chamado “Mundo Digital”. Lá tudo funciona com o uso de celulares! Sim, se quiser ligar a televisão, abrir a geladeira ou fechar a porta de casa, tudo está ao alcance de um clique (ou dois) na palma da mão.

Entretanto, o problema maior foi saber chegar lá. Para que cientistas conhecessem esse maravilhoso lugar, foi necessário que o governo contratasse Jean, um astronauta experiente e corajoso. Ao pisar em solo firme, nem precisou pegar o rádio da nave, um dos habitantes emprestou o celular, e ele prontamente ligou para a Terra:

Nossa! Quanta tecnologia, eu estou muito impressionado!

Jean? Você está ligando de um celular? Falou seu chefe intrigado.

Sim! Até o Whatsapp está pegando! Vou conhecer melhor tudo aqui, vou filmar para mostrar na minha volta! Um abraço, chefe!

Os habitantes do novo planeta estranharam tanta empolgação com o uso de celular, já que estavam acostumados a fazer ligações para várias partes do seu mundo. Jean explicou que na Terra usam celulares há muito tempo, todavia nunca de uma distância tão grande [...].

Fonte: Prof. André Martins – www.andremartinsprofessor.com.br. Acessado em 03 de abril de 2019.

 

 

3) O personagem Jean foi fundamental à história, pois

a)  com sua ajuda, jornalistas puderam visitar o novo planeta.

b)  ele era um cientista e jornalista de sucesso.

c)  graças a ele, cientistas descobriram um novo planeta.

d)  possibilitou conhecer melhor o novo planeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário