ATIVIDADES ESCOLARES REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DO
COVID-19ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHASEGUNDA SEMANA – DE 19 À 23 DE OUTUBRO/2020ARTES – 6º ANO CF 7º ANO B e C e EJASPROF.MANOEL GOMES
A SEMANA DE ARTE MODERNA
QUESTÃO 1
Sobre a Semana de Arte Moderna, é incorreto afirmar:
a) evento realizado em São Paulo no ano de 1922, tinha
como principal objetivo ratificar os padrões estéticos vigentes à época frente
às investidas de um grupo de jovens artistas que propunha a renovação radical
no campo das artes influenciados pelas vanguardas europeias.
b) o principal foco de descontentamento com a ordem
estética estabelecida estava no campo da literatura (e
da poesia, em especial). Exemplares do Futurismo italiano chegavam ao
país e começavam a influenciar alguns escritores, como Oswald de Andrade
e Guilherme de Almeida.
c) Alvo de críticas e em parte ignorada, a
Semana não foi bem entendida em sua época. Esse evento ocorreu no contexto
da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e
pela política do café com leite. O capitalismo crescia no Brasil,
consolidando a República e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos
padrões estéticos europeus mais tradicionais.
d) Os modernistas não apresentavam um projeto estético
em comum, mas entre eles imperava a ideia de que era preciso renovar, dar às
artes características genuinamente brasileiras. Para os jovens artistas, era
indispensável a ruptura com a tradição clássica para abolir os moldes europeus
que ditavam as regras na literatura, nas artes plásticas, na arquitetura, na
música etc.
e) A Semana de Arte Moderna de 1922 foi uma
consequência do nacionalismo emergente da Primeira Guerra Mundial e também do
entusiasmo dos jovens intelectuais brasileiros pelas comemorações do Centenário
da Independência do Brasil.
QUESTÃO 2
O trovador
Sentimentos em mim do asperamente
dos homens das primeiras eras...
As primaveras do sarcasmo
intermitentemente no meu coração arlequinal...
Intermitentemente...
Outras vezes é um doente, um frio
na minha alma doente como um longo som redondo...
Cantabona! Cantabona!
Dlorom...
Sou um tupi tangendo um alaúde!
ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias
completas de Mário de Andrade.
Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.
Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é
recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse
aspecto é
a) abordado subliminarmente, por meio de expressões
como “coração arlequinal”, que, evocando o carnaval, remete à brasilidade.
b) verificado já no título, que remete aos repentistas
nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas
folclóricas.
c) lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de
expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6),
“alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9).
d) problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde
(civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto
Antropófago, de Oswald de Andrade.
e) exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos
dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas
raízes indígenas.
QUESTÃO 3
A Semana da Arte Moderna de 1922 tinha como uma das
grandes aspirações renovar o ambiente artístico e cultural do país, produzindo
uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas europeias, sem,
contudo, perder o caráter nacional; para isso contou com a participação de
escritores, artistas plásticos, músicos, entre outros. Analise as sequências que
reúnam as proposições corretas em relação à Semana da Arte Moderna.
I. O movimento modernista buscava resgatar alguns
pontos em comum com o Barroco, como os contos sobre a natureza; e com o
Parnasianismo, como o estilo simples da linguagem.
II. A exposição da artista plástica Anita Malfatti
representou um marco para o modernismo brasileiro; suas obras apresentavam
tendências vanguardistas europeias, o que de certa forma chocou grande parte do
público; foi criticada pela corrente conservadora, mas despertou os jovens para
a renovação da arte brasileira.
III. O escritor Graça Aranha foi quem abriu o evento
com a sua conferência inaugural "A emoção estética na Arte Moderna";
em seguida, apresentou suas obras Pauliceia desvairada e Amar,
verbo intransitivo.
IV. O maestro e compositor Villa-Lobos foi um dos mais
importantes e atuantes participantes da Semana.
V. As esculturas de Brecheret, impregnadas de
modernidade, foram um dos estandartes da Semana; sua maquete do Movimento às
Bandeiras foi recusada pelas autoridades paulistas; hoje, umas das esculturas
públicas mais admiradas em São Paulo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta,
de cima para baixo.
a) II, III e V.
b) II, IV e V
c) I e III.
d) I e IV.
e) II e V.
QUESTÃO 4
A Semana de Arte Moderna é considerada como um divisor
de águas para a cultura brasileira porque:
a) propôs a continuação da tradição e o apego à
literatura clássica, mas, ao mesmo tempo, deixou-se influenciar pelos
movimentos de vanguarda que eclodiam na Europa no início do século XX.
b) antecipou as renovações artísticas que só se
consolidariam a partir da década de 1950 com o Concretismo, corrente literária
liderada pelos poetas Décio Pignatari e os irmãos Haroldo e Auguso de Campos.
c) foi considerada como a primeira manifestação
coletiva pública na história cultural de nosso país em favor de um espírito
novo e moderno que contrariasse a arte tradicional de teor conservador que
predominava no Brasil desde o século XIX.
d) uniu técnicas literárias de maneira inédita na
literatura, mesclando as influências oriundas das vanguardas europeias com o
Naturalismo e o Simbolismo, estéticas em voga no século XIX. Essa simbiose
temática proporcionou a criação de uma nova linguagem, que em muito lembrava
aquela empregada no período Barroco de nossa literatura.
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