MATEMÁTICA – SEMANA (26, 27, 29 e 30) DE OUTUBRO
ANO/SEGMENTO:
8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Matemática
UNIDADE
TEMÁTICA: Álgebra.
OBJETOS DE
CONHECIMENTO: Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano
cartesiano.
HABILIDADE:
(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma
reta no plano cartesiano.
DESENVOLVIMENTO
DO PLANO:
Equação de 1º grau com duas incógnitas:
Toda equação do 1º grau com uma incógnita é representada pela
forma geral ax
+ b = c, com a, b e c pertencentes aos números reais, sendo a ≠ 0.
As equações do 1º grau com duas incógnitas são
representadas pela expressão ax + by = c, com a ≠ 0, b ≠ 0 e c assumindo
qualquer valor real. Nesse modelo de equação, os valores de x e y estão ligados
através de uma relação de dependência. Observe exemplos de equações com duas
incógnitas:
10x – 2y = 0
x – y = – 8
7x + y = 5
12x + 5y = – 10
50x – 6y = 32
8x + 11y = 12
Essa relação de dependência pode ser denominada
de par ordenado (x, y) da equação, os valores de x dependem dos valores de y e
vice versa. Atribuindo valores a qualquer uma das incógnitas descobrimos os
valores correlacionados a elas. Por exemplo, na equação
3x + 7y = 5, vamos substituir o valor de y por 2:
3x + 7 . 2 = 5
3x + 14 = 5
3x = 5 – 14
3x = – 9
x = – 9 / 3
x = – 3
Temos que para y = 2, x
= – 3, estabelecendo o par ordenado (–3, 2).
Exemplo 1
Dada a equação 4x – 3y = 11, encontre o valor de
y, quando x assumir valor igual a 2.
x = 2
4 . 2 – 3y = 11
8 – 3y = 11
– 3y = 11 – 8
– 3y = 3 (multiplicar por – 1)
3y = – 3
y = – 3/3
y = – 1
Estabelecendo x = 2, temos y = – 1, constituindo o par ordenado
(2, –1).
A determinação do par ordenado é de grande
importância para a construção da reta representativa da equação do 1º grau no
plano cartesiano. Esses conceitos são muito utilizados na elaboração de
gráficos de funções, como na Geometria Analítica que relaciona os estudos
algébricos com a Geometria, sendo de extrema importância para o cotidiano
matemático.
ATIVIDADE PROPOSTA: ALUNO RESOLVE
01. Sabendo
que a equação 3x + 2y = 20 é do primeiro grau e apresenta duas incógnitas
(x,y). Encontre o valor de Y, sabendo que:
a)
X = 0
b)
X = 2
c)
X= - 2
d)
X = 4
e)
X = - 4
f)
X = 6
g)
X = -6
h)
X = 10
i) X = - 10
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