ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
Anos/Segmentos: 8º
Ano/Anos Finais
Componente
Curricular: Matemática
Unidade
Temática: Álgebra
Objetos de
Conhecimento:
I) Valor numérico de expressões algébricas
Habilidades:
(EF08MA06) Resolver e elaborar
problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas,
utilizando as propriedades das operações.
Matemática - Semana (19 a 23) de Outubro
2) Considere a seguinte expressão algébrica - 5x + 6. Sendo x = -3, o valor dessa expressão é …
a) 12
b) -12
c) 30
d) -30
3) Numa
padaria há um cartaz afixado em que constam os seguintes itens.
LEITE R$ 1,20
PÃO R$0,15
Pedro comprou
uma quantidade x de litros de leite e uma quantidade y de pães. A expressão
algébrica que representa essa compra é …
a) 10x
+ 3y
b) 10
y + 3x
c) 0,15x
- 1,20y
d) 1,20x
+ 0,15y
4) O
triplo de um número mais 5. A expressão que melhor representa essa frase é …
a) 3y
+ 5y
b) 3y
+ 5
c) 5x
+ 3
d) 5
- 3x
5) A
professora de Mário pediu a ele que pensasse em um número. Em seguida, que
substituísse esse número por x na expressão algébrica a seguir.
3X + 60
2X
Se Mário pensou no número 12,o
número obtido foi…
a) 90
b) 38,5
c) 48
d) 4
6) Observe
a figura abaixo.
O perímetro de
uma figura é a soma de todos os lados. Qual a expressão algébrica que
representa o perímetro do quadrado?
a) 4x
b) 6x
c) 8x
d) 10x
7) A
área do retângulo é dado através da multiplicação do comprimento pela altura. (
A = b x h), onde b = base e h = altura. Observe a figura.
Sendo assim,
qual a expressão que representa a área dessa figura?
a) 2ab
b) ab
c) 2a
d) 2b
8) As
fábricas utilizam a fórmula matemática S =
5p + 28 para determinar
4
a numeração
dos calçados na qual S é o número do sapato e p é o comprimento do pé, em
centímetros. Qual o número do sapato de uma pessoa cujo pé tem 24 centímetros
de comprimento?
a) 17
b) 27
c) 37
d) 47
9) O
dobro de um número (x) aumentado de 15. A expressão algébrica que melhor
representa a situação acima é ...
a) 2x
+ 15
b) 2x
- 15
c) x
+ 15
d) x
- 15
BOM
DESEMPENHO!!!
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