LÍNGUA PORTUGUESA – 21ª SEMANA
ANO/SEGMENTO:
7º Ano/ Anos Finais
Características
do texto publicitário
As
principais características do texto publicitário são:
• Texto persuasivo com o objetivo de
convencimento
• Verbos no imperativo ou presente do
Indicativo
• Uso de expressão de chamamento:
vocativo
• Linguagem simples, coloquial,
dinâmica e acessível
• Presença de criatividade, humor e
ironia
• Intertextualidade (relação com
outros textos)
• Subjetividade e musicalidade
• Uso de figuras e vícios de linguagem
• Uso de rimas, neologismos,
estrangeirismo, polissemia e trocadilhos
• Função Apelativa da Linguagem
• Utilização de estereótipos
1) O texto e as imagens sugerem a compra de
a) um carro.
b) um
móvel para área de lazer.
c) artigos
esportivos.
d) artigos
náuticos.
2. A finalidade do texto é
a) narrar
um acontecimento.
b) promover
uma ideia.
c) vender
um produto.
d) defender
um ponto de vista.
3. Sobre os tipos de linguagem, é possível identificar que o
texto apresenta
a) somente
linguagem verbal.
b) apenas
linguagem não verbal.
c) apresenta
linguagem mista (verbal e não verbal).
d) nenhum
tipo de linguagem.
Leia
e responda as questões 4 - 6:
4. O anunciante, para convencer o consumidor a comprar seu
produto, fez o uso de uma linguagem a) irônica.
b) preconceituosa.
c) fabulosa.
d) humorística.
5. A frase “É melhor prevenir do que Bzzzzzzzzz” significa
a) “É
melhor se cuidar do que ouvir o barulho
do motorzinho no dentista.”
b) “É
melhor se cuidar ao invés de mudar para
a escova anunciada.”
c) “É
melhor se cuidar utilizando as escovas tradicionais.”
d) “É
melhor se cuidar fazendo consultas odontológicas.”
6. A tipologia do anúncio publicitário é
a) narrativa.
b) injuntiva.
c) argumentativa.
d) expositiva.
Leia
o texto para responder à questão:
7. A imagem sugere
que para economizar energia é necessário comprar
a) um
cofre.
b) uma
lâmpada rosa.
c) o
abajur de porquinho.
d) a
lâmpada PHILIPS.
Leia
e resolva as próximas 2 (duas) questões:
8. A finalidade da propaganda é
a) incentivar
as mudanças de hábitos de higienização.
b) promover
uma ideia diante do coronavírus.
c) narrar
sobre o coronavírus.
d) obrigar
às pessoas a se defenderem de situações perigosas.
9. No termo: "Fique
atento...", o verbo destacado
exprime principalmente
a) conselho.
b) orientação.
c) ordem.
d) dúvida.
PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
ANO: 7º ANO
ATIVIDADE VI
Identificar o tema de um texto.
Caro aluno, você já deve ter percebido ao longo de nossos estudos que, para compreender um texto, precisamos ir além da tradução das palavras que o compõem, pois a interpretação correta depende também de informações que não estão explícitas no texto. Um dos fatores mais importantes que contribuem para a construção do sentido do texto é a identificação do tema sobre o qual ele trata. Identificar o tema é dar primeiro passo para interpretarmos os textos de maneira satisfatória. Podemos definir tema como aquilo sobre o que falamos em nossa comunicação por meio dos textos, ou seja, é aquilo que motivou a produção se um texto escrito ou oral. O tema pode estar explícito no texto, às vezes já conseguimos identificá-lo através do título. Mas nem sempre é assim. Em muitos textos, o tema está implícito, ou seja, está nas entrelinhas e nesse caso exige que o leitor faça uma leitura mais atenta para identificá-lo. Observe a questão a seguir e entenda como podemos descobrir o tema de um texto.
Leia o texto.
O homem faz o clima. E faz mal
A interferência do homem no meio ambiente pode acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves consequências à vida na Terra. O consumo desenfreado e a explosão demográfica têm sido fatores de forte influência entre as atividades humanas.
Em consequência, fenômenos como a elevação da taxa de emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera podem atingir picos incontroláveis em poucas décadas, sem que a vida na Terra consiga se adaptar. Se nada for feito, daqui a um século poderemos viver num ambiente de catástrofe. Se a temperatura não parar de subir, daqui a cerca de 100 anos poderemos ter grandes mudanças na ocorrência de fenômenos como tormentas e furacões. A elevação do nível dos oceanos, consequência do aquecimento global, pode levar o mar a invadir parte das grandes cidades litorâneas e se misturar com fontes de água potável, como os rios que nele deságuam, salinizando-as. Águas provenientes do derretimento dos picos das montanhas geladas poderão invadir vales e cidades em seu entorno. Espécies mais sensíveis correm o risco de extinção, causando desequilíbrio nos ecossistemas e nas cadeias alimentares.O cenário de catástrofe está desenhado. Resta ao homem fazer alguma coisa para evitar a concretização dessas profecias.
GIMENEZ, Karen. O homem faz o clima. E faz
mal. Superinteressante, São Paulo, set. 2008.Edição
especial. As 30 maiores descobertas da
ciência, p. 34. Adaptado.
1. O assunto principal desse texto é
a) a
interferência do homem no meio ambiente.
b) as
constantes mudanças de temperatura no planeta.
c) o
consumo desenfreado de produtos descartáveis.
d) o
risco de extinção das espécies mais sensíveis.
Leia o texto.
Eu não
o conheci
Meu filho foi embora e eu não o conheci. Acostumei-me com ele
em casa e me esqueci de conhecê- lo. Agora que a sua ausência me pesa, é que
vejo como era necessário tê-lo conhecido.
Lembro-me dele. Lembro-me bem em poucas ocasiões.
Um dia, na sala, ele me puxou a barra do paletó e me fez
examinar seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.
Uma outra vez me pediu que lhe consertasse um brinquedo
velho. Eu estava com pressa e não consertei. Mas lhe comprei um brinquedo novo.
Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete,
dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava num canto.
Eu tinha um filho e agora não o tenho mais porque ele foi
embora. E este meu filho, uma noite, me chamou e disse:
– Fica comigo um pouquinho, pai.
Eu não podia: mas a babá ficou com ele.
Sou um homem muito ocupado. Mas meu filho foi embora. Foi
embora e eu não o conheci.
Júnior, Oswaldo França.
2.É possível afirmar que o tema do texto é
a) a
difícil relação entre pais e filhos adolescentes.
b) o
arrependimento de um pai que não foi próximo ao filho.
c) a
morte precoce dos jovens na atualidade.
d) o desinteresse dos jovens em passar tempo com seus pais.
Leia o texto a seguir.
Elevador cai do 4º andar e fere 8 em São Carlos – SP
Um elevador
despencou ontem do 4º andar de um edifício em São Carlos, no interior paulista,
com 11 pessoas dentro. O Corpo de Bombeiros socorreu dez vítimas do acidente,
sendo que cinco foram levadas à Santa Casa da cidade, mas apenas com ferimentos
leves. Outras três pessoas tiveram escoriações. ― “O elevador, que tinha saído
do 7º. andar, tem capacidade para seis pessoas, cinco a menos que a lotação no
momento do acidente.”
Funcionários da
Polícia Científica do município fizeram hoje a vistoria do elevador do Edifício
Ana Paula, no bairro Vila Nery. Moradores já reclamavam a substituição do
antigo elevador e pagaram nos últimos meses uma taxa de condomínio para que
fosse feita a troca. A Polícia Científica investiga se a causa do acidente foi
mesmo o excesso de pessoas.
Agência Estado. Disponível em:
http://www.globo.com> (P050017A9_SUP)
3. O tema desse texto é
a) uma
briga no elevador.
b) uma
morte dentro do elevador.
c) um
acidente com um elevador.
d)um incêndio no elevador.
ATIVIDADE VII
Identificar a
finalidade de textos de diferentes gêneros.
Caro aluno, sempre que
nos comunicamos, seja através de textos escritos ou de textos orais, há sempre
uma intenção que acompanha os textos que produzimos, mesmo quando a conversa é
boba e sem sentido ou quando a piada é despretensiosa. Afinal, somente
intencionamos falar ou escrever algo mediante um propósito, ou seja, todo texto
é produzido com um objetivo. Dessa forma, para termos uma compreensão adequada
do texto, é importante reconhecermos as intenções do autor, reconhecendo a
finalidade para qual aquele texto foi produzido. Há inúmeras possibilidades que
o usuário da língua possui para se comunicar através dos incontáveis textos
presentes na sociedade, os quais denominamos de gêneros textuais. Além do
propósito comunicativo, esses gêneros são produzidos a partir de um contexto
social, cultural e histórico específico que determinará suas características e
seu público-alvo. Todas essas informações são essenciais para que o leitor
possa fazer uma interpretação adequada do texto. Para que se torne mais claro,
observe a questão a seguir.
Leia o texto.
Lobo-guará
ganha livro com fotos e histórias
A editora Eco tem a honra
de ter entre seus colaboradores Adriano Gambarini, um dos mais reconhecidos
fotógrafos brasileiros de natureza. E é com prazer que anunciamos sua mais nova
realização: o livro Histórias de um lobo, escrito em parceria com o biólogo
Rogério Cunha de Paula, cujo trabalho, que já dura 15 anos com Lobos-guará da
Serra da Canastra, é reconhecido mundialmente.
Com prefácio do naturalista George Schaller, ícone da conservação, o livro une as imagens de Gambarini com o conhecimento científico de Rogério para desmistificar o lobo-guará, que eles descrevem como um animal tímido, que se alimenta principalmente de frutos e, por isso, cumpre papel importante de dispersar sementes pelo Cerrado. Ameaçado de extinção, a espécie precisa ser mais apreciada e compreendida.
Guará significa vermelho em tupi. A obra traz 150 imagens desse lobo vermelho, de pernas finas e elegantes, que ocorre na América do Sul, principalmente no Cerrado brasileiro.
Sobre o livro
Título: Histórias
de um lobo (167 páginas)
Autores: Rogério Cunha de
Paula e Adriano Gambarini
Apoio:
Lei de Incentivo à Cultura
Sobre os autores
Rogério Cunha de Paula
é biólogo, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e
Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), do Instituto
Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade (ICMBio/MMA) e pesquisador associado da OSCIP Instituto Pró-Carnívoros. [...]
Adriano Gambarini é fotógrafo desde 1992, com experiência em documentação de expedições a regiões remotas. Um dos principais fotógrafos da National Geographic Brasil, é autor de 12 livros de arte, entre eles Serra da Canastra e Natureza Conservação e Cultura. [...]
Fonte: <http://amigodolobo.org/lobo-guara>. Acesso em 05 de abril de 2019
1. Qual a finalidade desse texto?
a) convencer
as pessoas a comprarem um livro.
b) divertir
os leitores com histórias sobre o lobo-guará.
c) informar
sobre preservação do meio ambiente.
d) narrar
uma lenda sobre o lobo-guará.
Leia o texto abaixo.
Ética
nas redes sociais – Pratique!
Quando navegamos na
internet, criamos a ilusão de estarmos “imunes” às nossas publicações, textos,
fotos, vídeos...
Porém, muitos se esquecem
de que podemos ser prejudicados dependendo do que postamos, pois sempre somos
responsáveis por nossas ações online. Algumas situações podem até gerar
processos por causa de uma leve brincadeira, isso sem contar demissões por
justa causa, separações de casais, brigas entre amigos e etc., por isso é importante
manter uma postura ética não só nas redes sociais, mas em toda internet. Na
dúvida, não publique!
Todos nós sabemos que a
internet abre possibilidades para nos expressarmos com mais liberdade,
encontrarmos pessoas que pensam de maneira parecida (ou não), mas lembre-se: “O
seu direito termina onde começa o direito do outro”.
Já que a situação não é
tão legal quando o prejudicado é você, então antes de escrever por impulso, pense um pouco, veja se não vai
ofender ninguém, pois alguém pode um dia se deparar com alguma coisa que você
escreveu e não gostar, daí o problema começa.
E
lembre-se: por mais que você pense que não é monitorado, isso não é verdade, na
internet tudo é rastreado sim, então não abuse e aja com ética e respeito!
Fonte: https://blogprnewswire.com/2013/01/21/etica-nas-redes-sociais-pratique/). Acesso em 1
2. A finalidade do texto “Ética nas redes sociais –
Pratique!” é
a) conscientizar
a respeito do uso, de forma responsável, da internet.
b) divulgar
um artigo que fala sobre a importância da internet.
c) ensinar
a escrever um artigo de opinião que fale sobre a internet.
d)debater sobre o fato da internet não ser um espaço monitorado.
Leia o texto a seguir.
Tutorial de carrinho de papelão Materiais necessários:
- Dois
canudos
- Qualquer
tipo de caixa
- Tesoura
- 4 rodas feitas de papelão Como fazer:
Passo 1:
O primeiro passo é pegar uma caixa qualquer, a única exigência é que o topo não esteja ligado a parte de baixo, pode ser, por exemplo, uma caixa de sapatos, de cereais ou de lenços. Com uma tesoura você deverá cortar a caixa, atenção que você deve começar pela parte que deseja que seja a frente do seu carrinho.
Passo 2:
Depois você deverá cortar a parte de cima da caixa, o corte deve ser feito a mais ou menos 7,5 cm de distância da lateral dos dois lados. Vá descendo cortando mais 10 cm em cada das laterais da sua caixa.
Passo 3:
Em seguida corte, porém, em diagonal, na parte de trás do seu carrinho.
Passo 4:
O passo seguinte é ir fazendo buracos na parte em que você deseja que as rodas fiquem no seu carrinho. Depois basta que você faça 4 círculos noutro pedaço de papelão, corte para que seja possível fazer as rodas.
Passo 5:
Forme o eixo passando um palito (se quiser pode trocar por um canudo, um lápis ou uma caneta) por meio de cada um dos pares de furos criados. Então encaixe as rodas.
Passo 6:
A parte de cima da sua caixa deverá ser dobrada ao meio.
Passo 7
Faça uma decoração da forma que achar melhor na peça. O seu
carrinho está pronto para fazer parte de muitas brincadeiras, aproveite!
Fonte:
https://artesanato.culturamix.com/materiais/produtos-reciclaveis/carrinho-de-papelao-como-fazer.
Acesso em 03 abr 2020.
a) alertar.
b) divertir.
c) ensinar.
d) informar.
ATIVIDADE VIII Diferenciar as
partes principais das secundárias em um texto. Caro aluno, você
já sabe que quem entende como os autores articulam as ideias de um texto tem
mais chances de ser bom em interpretação textual. Para que seja capaz de
realizar uma leitura eficiente, o leitor precisa perceber que todo texto tem
um projeto de dizer e este projeto está articulado a partir de uma informação
principal e das informações que a complementam, seja ilustrando, seja
enriquecendo. Estas informações que enriquecem e complementam a informação
principal são chamadas de informações secundárias. A relação entre a
informação principal e as secundárias garantem a coerência e a coesão do
texto. Para que você consiga identificar a informação principal de um texto,
é necessário que relacione as diferentes informações de forma a construir o
seu sentido total, ou seja, que relacione as diversas partes que compõem o
todo significativo que é o texto. Para que se torne mais claro, observe a
questão a seguir. Leia o texto. Cerca de 20 mil se
despedem do poeta Patativa Foi decretado
feriado ontem em Assaré (623Km de Fortaleza) para a população local
homenagear o principal poeta popular do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva, o
Patativa do Assaré, que morreu anteontem, aos 93 anos. As homenagens
começaram logo depois da morte, às 18h30. Parte da população (de 20 mil
habitantes) acampou durante toda a madrugada na frente da casa do poeta.
(...) À tarde, como o número de visitantes aumentou muito, o velório foi
transferido para a catedral da cidade, onde sanfoneiros repetiam A Triste
Partida, poema cantado por Luiz Gonzaga. O cearense Fagner também gravou a
música, mas preferiu cantar ontem o poema Vaca Estrela e Boi Fubá para
homenageá-lo em missa assistida por cerca de 10 mil pessoas. O enterro
aconteceu às 17h, no cemitério São João Batista. A PM calcula que passaram
pelo funeral cerca de 20 mil pessoas. O Estado do Ceará decretou luto de três
dias. Beltrão,
Eliana Santos; Gordilho, Terezinha. Novo Diálogo. |
1. O fragmento que contém a informação principal do texto é
a)
“Foi decretado feriado ontem em Assaré para a
população local homenagear o principal poeta popular do Brasil, Antonio
Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que morreu anteontem aos 93 anos.” b)
“À tarde, como o número de visitantes aumentou
muito, o velório foi transferido para a catedral da cidade, onde sanfoneiros
repetiam A Triste Partida, poema cantado por Luiz Gonzaga.” c)
“O cearense Fagner também gravou a música, mas
preferiu cantar ontem o poema Vaca Estrela e Boi Fubá para homenageá-lo em missa assistida por
cerca de 10 mil pessoas.” d)
“O enterro aconteceu às 17h, no cemitério São
João Batista. A PM calcula que passaram pelo funeral cerca de 20 mil pessoas.
O Estado do Ceará decretou luto de três dias.” Leia o texto a
seguir. Diferença
entre COVID-19, gripe e resfriado COVID-19, gripe e
resfriado são três doenças distintas causadas por vírus e que
desencadeiam problemas
respiratórios. Alguns sintomas podem nos ajudar a diferenciar cada uma dessas
doenças, porém exames são necessários para a confirmação de um diagnóstico. Conhecer os
principais sintomas de cada uma delas pode ser um auxílio na tomada de
decisões, como: procurar ajuda médica de maneira urgente. Vale salientar, no
entanto, que, apesar dessas informações serem importantes, nada substitui a
opinião de um médico. [...] COVID-19, gripe e
resfriado são três doenças provocadas por vírus, entretanto, cada uma delas é
desencadeada por um agente etiológico diferente. As três doenças podem ser
transmitidas de uma pessoa para outra por meio de gotículas eliminadas pelo
doente ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão também pode ocorrer por
meio do contato com secreção dos doentes, sendo as mãos, por exemplo, um
importante veículo de transmissão. No que diz
respeito aos sintomas, muitas situações são comuns nas três enfermidades,
porém alguns pontos merecem destaque. A febre, por exemplo, é rara em casos
de resfriado, mas pode ocorrer comumente em caso de gripe e COVID-19. A falta
de ar, às vezes, ocorre em casos de COVID-19, porém mostra-se rara no
resfriado e na gripe. A COVID-19, a
gripe e o resfriado apresentam formas de transmissão semelhantes, portanto, a
forma de prevenção também possui semelhanças. Confira as principais maneiras
de prevenir-se dessas doenças: Lavar as mãos utilizando água e sabão ou fazer a
higienização com álcool em gel; Não tocar nos olhos, nariz e boca sem a
devida higienização das mãos; Evitar contato com pessoas que apresentem sintomas, como
tosse, coriza e febre; Evitar aglomerações quando há o aumento dos casos dessas
doenças; Manter o ambiente arejado; Fazer a higienização de objetos usados com frequência, como
telefones; Não compartilhar |
objetos de uso pessoal, como copos e talheres.
Além disso, é
importante destacar a importância de, ao espirrar ou tossir, cobrir a boca e o
nariz para evitar a contaminação do ambiente e a transmissão do vírus para
outras pessoas.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Diferença
entre COVID-19, gripe e resfriado"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/doencas/diferenca-entre-covid-19-gripe-e-resfriado.htm.
Acesso em 13 de abril de 2020.
2. O fragmento que contém a informação principal do texto
é
a) “COVID-19,
gripe e resfriado são três doenças provocadas por vírus, entretanto, cada uma
delas é desencadeada por um agente etiológico diferente”.
b) “A
febre, por exemplo, é rara em casos de resfriado, mas pode ocorrer comumente em
caso de gripe e COVID-19”.
c) “A falta
de ar, às vezes, ocorre em casos de COVID-19, porém mostra-se rara no resfriado
e na gripe”.
d) “[...]
é importante destacar a importância de, ao espirrar ou tossir, cobrir a boca e
o nariz para evitar a contaminação do ambiente [...]”.
Leia o texto abaixo.
A natureza em risco: extinção
Extinguir significa
fazer com que uma coisa desapareça para sempre. Essa palavra, infelizmente,
está sendo muito usada para descrever a triste situação de muitos animais na
face da terra. Você, com certeza, já ouviu dizer que as baleias, os tigres, as
onças estão correndo risco de extinção. [...]
Muitas vezes, a
extinção é causada pela introdução, em uma certa região, de um espécie que não
vivia lá. Se essa espécie for agressiva poderá acabar com os outros animais da
região. Por isso, não é aconselhável introduzirmos animais de um certo país em
outro, sem antes sabermos quais as consequências que isso pode acarretar.
Um exemplo de extinção
é o dodô, uma ave grande que vivia na Ilha Maurício, no Oceano Índico. Com a
chegada dos colonizadores europeus, as populações dessa ave começaram a
diminuir.
Ela era grande e não
conseguia voar, por isso se tornou um alvo fácil para os caçadores. O homem,
sem se preocupar em preservá-la, acabou eliminando essa ave preciosa. O último
dodô foi visto em 1681. [...]
Bragança Jornal Diário, 29/03/2000. Suplemento
infantil. Fragmento. Adaptado.
3. O assunto principal desse texto é a) o significado
da palavra extinção.
b) a
agressividade de algumas espécies.
c) a chegada dos colonizadores europeus.
d)o risco de extinção de diversas espécies
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