28 outubro, 2020

6º ANO CF CIÊNCIAS 21ª SEMANA - DJAN

 

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
6º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 21ª SEMANA
Prof. Djan

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia.
OBJETO DO CONHECIMENTO: História dos combustíveis e das máquinas térmicas.
HABILIDADES: (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _______________________________________________

Escola: ______________________________________________________

6º/7º ano/Turma: Correção de fluxo  Turno: ________ Data: ___/___/_____

Atividade 1

Olá estudantes!! A aula de hoje será sobre os diferentes tipos de combustíveis que existem. Para saber mais, acesse o link abaixo, leia o texto “Fontes de Energia” e responda:

 

Link do Texto: https://www.todamateria.com.br/fontes-de-energia/

 

Questão 1: O que são fontes de energia?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 

Questão 2: Como as fontes de energia podem ser classificadas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Questão 3: O que são energias renováveis? Cite cinco exemplos de energias renováveis.

___________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4: O que são energias não renováveis? Cite dois exemplos de energias não renováveis.

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

 

 

Atividade 2

Agora, vamos aprofundar os conhecimentos a respeito dos combustíveis. Para isso, acesse o link abaixo, leia o texto “5 combustíveis alternativos para você considerar” e responda:

 

Link do Texto: https://juntosnocaminho.com.br/5-combustiveis-alternativos-para-voce-considerar/

 

Questão 1: Quais as vantagens de se utilizar combustíveis alternativos nas frotas de veículos?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 

Questão 2: Quais os combustíveis alternativos citados no texto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Já tinha ouvido falar de alguns desses combustíveis alternativos? Quais?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________


 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020

 

 

COMPONENTE CURRICULAR:      CIÊNCIAS DA NATUREZA                                                     ANO: 6°ANO

 

Nº DE AULA: 3°, 4° E 5° AULA         CORREÇÃO DE FLUXO                                                       DATA                                                        /                                                        /                                                       

 

HABILIDADE: (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Leia o texto.

Nesta atividade você vai entender alguns fenômenos que justificam a esfericidade da Terra. Então, vamos iniciar pela formação do dia e da noite no nosso planeta. Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra. Juntos, eles são responsáveis por uma infinidade de fenômenos que se manifestam na atmosfera e na litosfera, interferindo no clima, no relevo e até na duração dos dias e das noites. A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas. A principal consequência é a existência alternada entre os dias e as noites, pois, se não houvesse esse movimento, haveria apenas dia em um lado do planeta (que seria extremamente quente) e apenas noite no outro lado (que seria extremamente frio). Já a translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 4 horas e alguns minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.

1-                               A translação é um distinto movimento realizado pela Terra. Qual a principal consequência do movimento de translação da Terra?

 __________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

 

 

 

2-                               Um dos primeiros instrumentos desenvolvidos para indicar a hora do dia foi o relógio solar, criado há 3.500 anos, utilizava a projeção da sombra no gnómon. Esse relógio indicava as horas a partir de alguns movimentos da Terra. O movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, de oeste para leste, com duração aproximada de 24 horas, resultando na sucessão de dias e noites, é denominado de:

 __________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

3-                               Na hipótese da Terra não realisar mais o movimento de rotação, qual fenômeno deixaria de acontecer e qual seria a consequência?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário