Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
6º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 21ª SEMANA
Prof. Djan
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Correção de Fluxo –
Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia.
OBJETO DO
CONHECIMENTO: História dos
combustíveis e das máquinas térmicas.
HABILIDADES: (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes
tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar
avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção
e uso desses materiais e máquinas.
IDENTIFICAÇÃO
Nome
Completo: _______________________________________________
Escola:
______________________________________________________
6º/7º
ano/Turma: Correção de fluxo Turno:
________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Olá
estudantes!! A aula de hoje será sobre os diferentes tipos de combustíveis que
existem. Para saber mais, acesse o link abaixo, leia o texto “Fontes de
Energia” e responda:
Link do Texto: https://www.todamateria.com.br/fontes-de-energia/
Questão 1: O que são fontes de
energia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Como as fontes de
energia podem ser classificadas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: O que são energias renováveis? Cite cinco exemplos de energias renováveis.
___________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: O que são energias não renováveis? Cite dois exemplos de energias não renováveis.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora,
vamos aprofundar os conhecimentos a respeito dos combustíveis. Para isso,
acesse o link abaixo, leia o texto “5 combustíveis alternativos para você
considerar” e responda:
Link do Texto: https://juntosnocaminho.com.br/5-combustiveis-alternativos-para-voce-considerar/
Questão 1: Quais as vantagens de
se utilizar combustíveis alternativos nas frotas de veículos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Quais os combustíveis
alternativos citados no texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Já tinha ouvido falar de alguns desses combustíveis alternativos? Quais?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
|
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020 |
|
|
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO:
6°ANO Nº
DE AULA: 3°, 4° E 5° AULA CORREÇÃO DE FLUXO DATA /
/
|
|
|
|
HABILIDADE: (EF06CI13) Selecionar argumentos e
evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. |
Leia
o texto.
Nesta atividade você vai entender alguns fenômenos que justificam a
esfericidade da Terra. Então, vamos iniciar pela formação do dia e da noite no
nosso planeta. Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra.
Juntos, eles são responsáveis por uma infinidade de
fenômenos que se manifestam na atmosfera e na litosfera, interferindo no clima, no relevo e até na duração dos dias e das noites.
A rotação é o movimento que a Terra realiza
em torno de seu próprio
eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. O tempo que o planeta leva para
completar esse “giro” é de 24 horas. A principal consequência é a existência
alternada entre os dias e as noites, pois, se não houvesse esse movimento,
haveria apenas dia em um lado do planeta (que seria extremamente quente) e
apenas noite no outro lado (que seria extremamente frio). Já a translação é o
movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 4
horas e alguns minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto
pela existência das estações do ano.
1-
A
translação é um distinto movimento
realizado pela Terra.
Qual a principal consequência
do movimento de translação da Terra?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
2-
Um dos primeiros instrumentos
desenvolvidos para indicar a hora do dia foi o relógio solar, criado há 3.500
anos, utilizava a projeção da sombra no gnómon. Esse relógio indicava as horas
a partir de alguns movimentos da Terra. O movimento da Terra em torno do seu
próprio eixo, de oeste para leste, com duração aproximada de 24 horas,
resultando na sucessão de dias e noites, é denominado de:
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
3-
Na hipótese da Terra não realisar
mais o movimento de rotação, qual fenômeno deixaria de
acontecer e qual seria a consequência?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário