30 outubro, 2020

9º ANOS - RELIGIÃO - 21ª SEMANA - (A/B/C/D)

ENSINO RELIGIOSO

Ano/Etapa: 9º – Anos Finais 

Componente Curricular: Religião 21ª Semana

Escola: E.E.I.E.F Dalva Pontes da Rocha

Profs.: Josiane / Mariane/ Manoel

Objeto do conhecimento: Princípios e valores éticos.


Aluno (a):

 

HABILIDADE: (EF09ER05)


Leia o texto:

 

Valores humanos


Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” de uma amizade? Somos pequenos “pedaços de madeira” perdidos neste “mar” a que chamamos sociedade, pedaços de madeira como aqueles que podem ser apanhados por qualquer pessoa numa praia, atirados e maltratados, mas que também podem ser acarinhados e polidos pelas mãos de quem souber dar “valor” ao que está por trás desse pedaço de madeira…

A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras. Quantos de nós não demos valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa? Apesar do nosso valor estar na importância que temos para as pessoas que nos rodeiam, está também e principalmente na nossa própria valorização e na capacidade de tentarmos ser melhores.

Muitas vezes não valorizamos as pessoas que nos rodeiam, e de um dia para o outro podemos perder alguém querido, sem termos oportunidade de lhe dizer e mostrar o quão importantes eram e o quanto valiam para nós.

 

1)  O que você entende por valores humanos?


 2)  Você dá valor às pessoas ao seu redor? Elas também te valorizam?


 3)  Você se valoriza? Que atitudes você toma para que isto seja possível?


 4)  Quais os valores humanos, que na sua opinião, contribuem para a convivência do homem em sociedade?


 

5)  O que você compreendeu pela expressão “pedaços de madeira” usada pelo autor dentro do contexto do texto?


 

 

6)  Tente explicar o que o autor quis dizer no trecho “A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras.”


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário