26 outubro, 2020

8º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - 21ª SEMANA - (A/B/C/D)

 Professores: Leonardo Trajano/ Marcos Batista/ Mariane  Frota

Ano/Etapa: 8º – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Unidade temática: jornalístico/midiático.

Objeto do conhecimento: Planejamento e produção textual de um vídeo-minuto.

Habilidade: (EF69LP38)


Olá, pessoal! Na semana passada, nós vimos e compartilhamos visões sobre o vídeo minuto, e, a partir disso, percebemos os elementos que compõem o gênero verbete enciclopédico. Agora é a sua vez de ser um artista produtor. Vamos lá?! Mãos à obra!

Na atividade dessa semana, você irá criar um vídeo-minuto em alguma plataforma digital: Movie Maker ou Reels (Instagram) ou Tiktok. Essa atividade pode ser feita em dupla. A ideia é a criação de vídeos editados, com imagens, música de fundo e efeitos sobre um determinado tema.

No entanto, antes de chegar nessa fase da atividade, preste atenção às seguintes orientações.

 

Para a sua criação, você poderá escolher uma entre as duas propostas:

1. Criar um vídeo-minuto que representa as cenas/tema do vídeo-minuto trabalhado na atividade passada, vista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=_MCa1PjN-uQ&t=1s. Escolha as imagens, música de fundo, pense em qual mensagem você quer passar com esse tema em pelo menos 1 minuto de vídeo.

 

2.      Criar um vídeo-minuto baseado no verbete enciclopédico visto na atividade passada, link: https://www.dicio.com.br/selfie/. Escolha as imagens, pense nas músicas que se encaixam com o tema, represente as experiências reais vividas pelas pessoas sobre esse assunto em pelo menos 1 minuto de vídeo.

 

Atenção! Não esqueça que, apesar de qualquer proposta que você escolha, a sua criação precisa ser organizada de tal maneira que apresente Começo, Meio e Fim!


Para te inspirar, veja alguns exemplos de vídeos-minuto criados na plataforma “vídeos movie maker”, reels ou tiktok:

 

TIKTOK



Aplicativo MOVIE MAKER (Editor de vídeos e fotos)



REELS (Instagram)



ANTES DE PRODUZIR SEU VÍDEO-MINUTO, SIGA AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES:

      a)      Use a sua imaginação para criar um vídeo que contenha pelo menos 1 (um) minuto!

 

     b)      Prepare um roteiro escrito, que servirá de base para sua produção, contendo as informações do vídeo-minuto ou verbete de enciclopédia vistos. Lembre de que podem ser feitas alterações no texto, o tempo máximo do vídeo é de 1min40;

 

      c)      Selecione fotos da internet que tenham ligação com o roteiro produzido;

 

 

     d)      Crie um rascunho no caderno com o roteiro do vídeo e as imagens foram escolhidas. O rascunho poderá ser feito a lápis;

 

e)      Baixe o aplicativo “Movie Maker” ou utilize o “Reels” ou o “Tiktok”, elabore seu vídeo final. Vídeo tutorial sobre como utilizar o movie maker: https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA

 

      f)       Finalize o seu vídeo para salvar e enviá-lo ao seu professor pelo whatsapp.


AVALIE E REESCREVA SEU TEXTO/VÍDEO

Após produzir a primeira versão do seu vídeo-minuto, leia-a e verifique se você seguiu todos os itens abaixo, marcando um X em sim ou em não:

 

Pergunta

SIM

NÃO

1.

O vídeo está de acordo com seu suporte de circulação?

 

 

2.

O vídeo atende a seu público alvo?

 

 

3.

A entonação das vozes e música do vídeo está de acordo com o texto narrado?

 

 

4.

O ritmo da fala está permitindo o entendimento do texto?

 

 

5.

Há relação entre texto e imagens?

 

 

6.

As imagens estão nítidas?

 

 

7.

Há uso de cores que chamam sua atenção?

 

 

8.

Existe mudança de foco para tornar o texto mais dinâmico?

 

 

9.

O meu vídeo tem introdução e conclusão?

 

 

10.

O meu vídeo tem no mínimo 1 (um) minuto?

 

 

11.

O meu vídeo-minuto é atrativo para o leitor?

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário