Professores: Leonardo Trajano/ Marcos Batista/ Mariane Frota
Ano/Etapa: 8º – Anos Finais
Componente
Curricular: Língua
Portuguesa
Unidade temática: jornalístico/midiático.
Objeto do conhecimento: Planejamento e produção
textual de um vídeo-minuto.
Habilidade:
(EF69LP38)
Olá,
pessoal! Na semana passada, nós vimos e compartilhamos visões sobre o vídeo
minuto, e, a partir disso, percebemos os elementos que compõem o gênero verbete
enciclopédico. Agora é a sua vez de ser um artista produtor. Vamos lá?! Mãos à
obra!
Na
atividade dessa semana, você irá criar um vídeo-minuto em alguma plataforma
digital: Movie Maker ou Reels (Instagram) ou Tiktok. Essa atividade pode
ser feita em dupla. A ideia é a criação de vídeos editados, com imagens, música
de fundo e efeitos sobre um determinado tema.
No
entanto, antes de chegar nessa fase da atividade, preste atenção às seguintes
orientações.
Para a sua criação, você poderá escolher uma entre as duas propostas:
1. Criar um vídeo-minuto que representa as cenas/tema do vídeo-minuto trabalhado na atividade passada, vista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=_MCa1PjN-uQ&t=1s. Escolha as imagens, música de fundo, pense em qual mensagem você quer passar com esse tema em pelo menos 1 minuto de vídeo.
2.
Criar um vídeo-minuto baseado no verbete enciclopédico
visto na atividade passada, link: https://www.dicio.com.br/selfie/. Escolha as
imagens, pense nas músicas que se encaixam com o tema, represente as
experiências reais vividas pelas pessoas sobre esse assunto em pelo menos 1
minuto de vídeo.
Atenção! Não esqueça que, apesar de qualquer proposta que você escolha, a sua criação precisa ser organizada de tal maneira que apresente Começo, Meio e Fim!
Para te
inspirar, veja alguns exemplos de vídeos-minuto criados na plataforma “vídeos
movie maker”, reels ou tiktok:
TIKTOK
Aplicativo MOVIE MAKER (Editor de vídeos e fotos)
REELS (Instagram)
ANTES DE PRODUZIR SEU
VÍDEO-MINUTO, SIGA AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES:
a)
Use
a sua imaginação para criar um vídeo que contenha pelo menos 1 (um) minuto!
b)
Prepare
um roteiro escrito, que servirá de base para sua produção, contendo as
informações do vídeo-minuto ou verbete de enciclopédia vistos. Lembre de que
podem ser feitas alterações no texto, o tempo máximo do vídeo é de 1min40;
c)
Selecione
fotos da internet que tenham ligação com o roteiro produzido;
d)
Crie
um rascunho no caderno com o roteiro do vídeo e as imagens foram escolhidas. O
rascunho poderá ser feito a lápis;
e)
Baixe
o aplicativo “Movie Maker” ou utilize o “Reels” ou o “Tiktok”, elabore seu
vídeo final. Vídeo tutorial sobre como utilizar o movie maker: https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA
f)
Finalize
o seu vídeo para salvar e enviá-lo ao seu professor pelo whatsapp.
AVALIE
E REESCREVA SEU TEXTO/VÍDEO
Após produzir a primeira versão do seu vídeo-minuto, leia-a e
verifique se você seguiu todos os itens abaixo, marcando um X em sim ou em não:
Nº |
Pergunta |
SIM |
NÃO |
1. |
O
vídeo está de acordo com seu suporte de circulação? |
|
|
2. |
O
vídeo atende a seu público alvo? |
|
|
3. |
A
entonação das vozes e música do vídeo está de acordo com o texto narrado? |
|
|
4. |
O
ritmo da fala está permitindo o entendimento do texto? |
|
|
5. |
Há
relação entre texto e imagens? |
|
|
6. |
As
imagens estão nítidas? |
|
|
7. |
Há
uso de cores que chamam sua atenção? |
|
|
8. |
Existe
mudança de foco para tornar o texto mais dinâmico? |
|
|
9. |
O meu
vídeo tem introdução e conclusão? |
|
|
10. |
O
meu vídeo tem no mínimo 1 (um) minuto? |
|
|
11. |
O
meu vídeo-minuto é atrativo para o leitor? |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário